Você já ouviu falar sobre “a alma da pequena empresa”? Esse conceito foi estabelecido por Nihal Kaviratne, um dos diretores da Olam International, uma grande marca no setor de agronegócio, e é referência quando o assunto é Cultura Organizacional de empresas.
A ideia defendida por Nihal é que, não importa o quanto a sua empresa cresça e se destaque no mercado, ou até mesmo passe a faturar milhões: é fundamental manter alguns valores de pequena empresa.
Como bem sabemos, administrar um pequeno negócio é muito diferente de administrar um de porte gigantesco. Mas será que nada pode ser aproveitado?
Leia até o final e descubra quais são os 5 passos para fortalecer a cultura organizacional, inspirando-se em ações de pequenas empresas que podem ser replicadas em qualquer negócio.
O que é a cultura organizacional?
Antes de, efetivamente, partirmos para os princípios de Nihal, é importante entender com clareza do que se trata a Cultura Organizacional.
Basicamente a cultura organizacional reúne valores, crenças e ações que definem a identidade da empresa e a forma como o negócio é conduzido.
Não é muito diferente do conceito de cultura de um país, por exemplo. A cultura de um país traz ali comportamentos comuns e repetidos, pensamentos alinhados e valores intrínsecos de um povo, ainda que cada pessoa seja única e mantenha as suas individualidades.
A Cultura Organizacional funciona do mesmo jeito, porém considerando o universo empresarial. Quando bem estabelecida, essa cultura pode ajudar a alinhar expectativas e procedimentos, tornando o
ambiente de trabalho mais saudável e agradável para todos.
5 princípios de Nihal Kaviratne
Fortalecer a cultura organizacional da empresa talvez seja um dos grandes desafios que um gestor enfrenta durante a sua jornada. Afinal, se a ideia da cultura não for comprada e abraçada por todos os clientes internos ela tende a falhar em algum ponto.
Os 5 princípios de Nihal Kaviratne foram, sim, pensados para negócios de pequeno porte. Porém,
são conceitos absolutamente adaptáveis para qualquer porte.
Clareza de propósitos:
Propósitos e objetivos bem estabelecidos são fundamentais para qualquer empresa. Nesse sentido, é importante não somente que eles sejam definidos, mas que sejam repassados, envolvendo toda a equipe em busca dos melhores resultados.
Liberdade dentro de um limite:
Um bom líder deve garantir que sua equipe tenha liberdade para solucionar problemas, mas ele também deve fornecer os limites. Portanto, o que Nihal nos ensina é que o líder deve ser muito enfático com relação ao “o quê?” e permitir liberdade no “como?”.
Comunicações informais:
Comunicações informais são muitas vezes mais práticas e ajudam a derrubar barreiras de diálogo. Por isso, garantir que a equipe tenha acesso a um e-mail e se comunique diretamente com o diretor quando necessário, por exemplo, pode ser ótimo para fortalecer a cultura organizacional.
Interdependência:
O trabalho em equipe é fundamental para o crescimento de uma marca. Aqui é importante destacar que a interdependência é diferente da co-dependência.
A ideia não é que a equipe não saiba trabalhar isoladamente, mas sim que todos entendam o peso e a
eficiência do trabalho em conjunto. Essa ideia precisa ser estimulada e cultivada pelos líderes.
Generosidade de espírito:
Ser generoso é um valor beneficial em qualquer esfera da vida humana. Isso inclui o ambiente de trabalho.
Proteger novos funcionários, dividir os louros e celebrar vitórias ajuda a fortalecer os vínculos e a cultura
Customer Centric, já que funcionários satisfeitos atraem mais clientes.
A generosidade aqui é uma das características mais tipicamente atribuída às pequenas empresas. Afinal, uma pequena empresa vive essencialmente de suas boas relações, da construção de laços que vão além dos comerciais – tanto com o cliente externo quanto com o cliente interno.
Estabelecendo a cultura empresarial
Se você pretende encaminhar a sua empresa para uma estratégia de Customer Centric, investir em uma
cultura organizacional que seja clara e objetiva é muito importante. Para isso temos algumas dicas valiosas.
Faça a pergunta certa:
Segundo Edson Rigonatti, mentor do workshop sobre People Operations, existem algumas
perguntas que podem guiar melhor a empresa em busca de sua cultura. São elas:
- A empresa existe para ganhar dinheiro e ser eficiente, ou por uma causa?
- Há flexibilidade nas atividades, ou para tudo há um processo definido?
- Essa marca prefere pensar numa solução, ou prefere descobrir a solução conforme tenta resolver?
- Os líderes são controladores ou preferem delegar?
- É possível correr riscos, ou a empresa tem um perfil conservador?
- A empresa lida com as pessoas de um jeito diplomático ou direto?
- É priorizado o trabalho em equipe ou o trabalho individual?
- Vale mais o que acontece dentro de casa ou fora de casa?
Perceba que, ao responder essas perguntas, você consegue identificar muitos traços a respeito da sua empresa, o comportamento que é esperado e difundido dentro dela.
Funcionários demitidos são importantes:
Pode parecer esquisito, mas aqueles funcionários que você desliga são fundamentais para entender o perfil de sua empresa e estabelecer a cultura organizacional.
Afinal, quando você contrata você sabe o que está procurando, e quando demite percebe o que é inaceitável dentro da empresa. Preste muita atenção nesses perfis dispensados.
A mente do fundador é um alicerce para a cultura da empresa
Não podemos falar da cultura organizacional ignorando a importância do fundador da empresa.
O crescimento de algumas marcas pode até ser conquistado com o passar dos anos, através de diferentes gestões. Mas o que mantém a empresa ativa e estabelecida em seu mercado
é a manutenção dos ideais dos fundadores.
Por exemplo, a Apple se tornou um exemplo de excelência em dispositivos tecnológicos porque esse era o sonho de Steve Jobs. A Disney se transformou no maior império da fantasia porque assim desejou Walt Disney.
Resgatar constantemente o desejo do fundador é algo primordial para que a equipe nunca se esqueça sobre o que move a empresa, o que os leva até ali e quais são os motivos pelos quais se dedicam diariamente ao trabalho.
Os princípios de Nihal nos apresentam um novo ponto de vista sobre como estruturar e fortalecer a cultura organizacional. Independentemente do porte de sua empresa, dê atenção adequada a essa questão.