A análise de clientes sobre seu produto ou serviço é essencial para o sucesso de uma empresa. Afinal, o negócio trabalha para que o cliente se sinta satisfeito e obtenha os resultados esperados com o que adquiriu. Por isso, acompanhar os sites de avaliação de clientes podem ser um ganho na sua estratégia.
Fazer isso é mais fácil quando você pode contar com sites que ajudam a reunir o feedback de clientes e entender a opinião do público sobre a sua marca.
Voz do cliente é obtida por meio de todo canal aberto para comunicação com o consumidor. Podem ser redes sociais ou canais de atendimento, por exemplo. Saber receber e trabalhar bem os feedbacks obtidos é o verdadeiro segredo!
Se você se importa com feedback de clientes, conheça os principais sites para acompanhar esses reviews. Mas, se a sua empresa ainda não pensa nisso com atenção, chegou a hora de incluir essa questão em suas prioridades.
Sites de Avaliação de Clientes sobre empresas B2B:
Empresas B2B conversam com um público bem exigente. Algumas ferramentas reúnem opiniões e organizam a impressão do cliente sobre a sua marca.
App Marketplace da HubSpot:
O App da Hubspot voltado para MarketPlace permite uma navegação simples por extensões. As avaliações são feitas com pontuação que vai de 1 a 5 estrelas.
Mas, para tornar a avaliação mais completa os clientes devem responder às seguintes questões:
- “O que você gostou neste produto?”
- “O que você não gostou nele?”
- “Qual problema este produto resolveu?”
Uma métrica simples e direta que oferece excelentes dados para análise da experiência do cliente.
Finances Online:
O Finances Online é uma plataforma para análises de software B2B e SaaS que recebe milhares de avaliações de usuários todos os meses.
Devido a esse grande volume o site pode fornecer métricas bem consistentes sobre o seu negócio. Apenas usuários reais podem acessar o serviço já que os perfis são validados pelo LinkedIn.
São avaliados fatores como usabilidade, recursos, integrações, suporte móvel e outros. Além disso, há um sistema exclusivo chamado SmartScore que oferece uma análise criteriosa sobre os profissionais da área a respeito da empresa.
Sites de Avaliação de Clientes sobre empresas B2C:
Empresas que atuam no ramo B2C precisam dos mesmos cuidados sobre o feedback de clientes. Veja algumas opções de empresas em que você pode analisar esses dados com segurança.
Amazon:
A Amazon é uma empresa gigantesca que oferece diversos produtos. Se você vende por lá, os comentários e avaliações dos clientes feitos no site podem trazer ótimos números para analisar a eficiência de seu serviço.
Muitos clientes acessam as resenhas antes da decisão de compra. Por isso, manter um perfil positivo na plataforma é uma grande estratégia competitiva.
Which?
O Which? realiza análises e avaliações sobre diferentes produtos. Mas, eles são feitos pela própria equipe do site, e não pelos clientes.
Nesse site que avalia produtos eles são testados e em seguida resenhados para o público de forma bastante criteriosa e cautelosa. Além disso, há pesquisas com o público sobre as melhores e piores empresas em determinados nichos.
Sites de avaliação de produtos e serviços
Veja alguns sites onde a análise de produtos e serviços pode ser feita através de classificações estelares que vão de 1 a 5 pontos.
Salesforce AppExchange:
O público pode analisar os produtos usando uma pontuação que vai de 1 a 5 estrelas. Além disso, as melhores resenhas são pontuadas e recebem destaque no site.
O mesmo ocorre com as classificações negativas que são consideradas mais claras e objetivas. Assim, o público encontra rapidamente opiniões positivas e contrárias ao produto.
Better Business Bureau (BBB)
O BBB criou uma espécie de “selo” próprio. Com isso, a empresa não indica produtos nem marcas, mas simplesmente analisa se estes cumprem com os requisitos de excelência do próprio site.
São analisadas empresas credenciadas ou não credenciadas. Além disso, são expostos os comentários de problemas e um histórico sobre resolução – ou falta dela – para cada caso.
Outras fontes de review de clientes:
Há muitas outras fontes para obter análise de clientes sobre seu produto ou serviço. No Brasil há sites muito interessantes que trabalham com essa demanda. Conheça os principais.
Facebook Company Page:
O Facebook é um espaço muito amplo para opiniões e avaliações. A criação de uma página comercial para o seu negócio pode ajudar a analisar a pontuação de sua empresa.
Isso porque os internautas conseguem classificar o negócio a partir de suas próprias experiências.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma das fontes mais utilizadas para avaliação e feedback de clientes. Quando uma pessoa busca por determinada empresa cadastrada no sistema do Google, aparece imediatamente um card com sua avaliação.
Ela pode ser de 1 a 5 estrelas e também permite comentários onde os clientes detalham as experiências com o local. É um método bastante expositivo, portanto, garantir boas pontuações é essencial.
Reclame aqui
O Reclame Aqui é o maior site de reclamações do Brasil. Nele, milhares de consumidores registram reclamações e problemas diversos com empresas de todos os portes.
O site promove uma intermediação do debate, permitindo que a empresa responda o cliente e esse classifique o atendimento. Inclusive, ao final o internauta pode dizer se o problema foi resolvido e se indicaria essa empresa para outras pessoas.
Seu próprio software de gestão:
Nada é mais eficiente do que uma ferramenta personalizada para analisar o feedback de clientes de seu produto ou serviço. Ter um software próprio que consiga angariar essas opiniões e reunir comentários dos seus clientes.
Em um universo cada vez mais competitivo, contar com a opinião do seu público é algo essencial para se destacar.
Empresas como Netflix, Nubank e outras que se destacam no mercado têm justamente esse perfil empático e focado na solução de problemas. Não à toa essas empresas se tornaram gigantes em seus nichos.
Se você ainda não dá a devida atenção ao feedback de clientes, está perdendo uma métrica fundamental para o sucesso de seu negócio.
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