Se você pretende aprender sobre CS e CX, saiba que existem vários cursos gratuitos além de espaços informativos, como blogs e comunidades. São espaços virtuais onde pessoas se reúnem para debater e compartilhar conhecimento sobre essas áreas.
As siglas CS e CX referem-se, respectivamente, aos termos Customer Success e Customer Experience. São dois conceitos que levam em consideração a cultura de experiência e sucesso do cliente como tema central para gestão.
Essas são áreas que estão em plena expansão. Além disso, é provável que no período pós-pandemia as empresas sintam ainda mais necessidade de manter o cliente como centro de suas estratégias. Por isso, antecipe-se.
Conheça alguns dos cursos gratuitos, blogs e comunidades para aprender CS e CX e alavanque a sua carreira para um novo patamar de sucesso.
O que procurar em um curso de Customer Success e Customer Experience?
Antes de começarmos a indicar alguns cursos gratuitos para aprender CS e CX, é importante que você entenda quais são as características mais importantes que devem ser procuradas nessas aulas.
Credibilidade da escola, instituição ou empresa:
Sem dúvidas uma das primeiras coisas é buscar por um curso que seja oferecido por uma empresa renomada. É muito importante escolher aquelas que sejam referências no mercado, afinal, isso pesa no currículo.
Melhores experts:
Tão importante quanto o nome por trás do certificado é o nome de quem vai lhe instruir durante o curso. Existem profissionais que são conhecidos como referência de mercado e que atuam em grandes players. Eles são ótimos mentores.
Plano de aulas:
Por fim, não se esqueça de conferir o plano de aulas. Verifique quais são os assuntos abordados, a carga horária prevista e analise se está de acordo com suas expectativas.
A dica é sempre conhecer o curso antes de se matricular para evitar frustrações. Vamos agora conhecer alguns cursos gratuitos de CS e CX que você pode escolher.
Cursos gratuitos de Customer Success e Customer Experience
Sebrae – Customer Success: Como conquistar e manter clientes?
O Curso do Sebrae explica o que é o Customer Success além de abordar as principais métricas e ferramentas para sua aplicação.
Para tanto, as aulas são divididas em 6 módulos. São eles:
- A importância do Customer Success;
- O que é Customer Success;
- Benefícios do Customer Success;
- Como implementar o Customer Success;
- Métricas e indicadores de Customer Success;
- Retorno sobre o investimento de Customer Success.
Como você pode ver, são módulos bem explicativos, que abordam desde o conceito básico até a execução do planejamento.
RD University – Customer Success: cursos introdutórios
A RD University oferece uma série de cursos introdutórios que explicam o conceito e o básico para aplicação de CS e CX.
Alguns dos módulos oferecidos são:
- O que é Customer Success;
- Como começar com o pé direito;
- O que é churn;
- As métricas de sucesso da área de Customer Success;
- O papel do Customer Success Manager;
- As habilidades necessárias para atender o cliente;
- Como prever orçamentos e estruturar um time.
Uma abordagem bastante ampla cuja intenção é preparar o profissional para aplicação da estratégia.
CS Academy – Introdução ao Customer Experience e Introdução ao Customer Success
A CS Academy é uma das maiores referências na oferta de cursos para a área de Customer Experience e Customer Success. Aqui, trazemos dois cursos recém-lançados e oferecidos completamente grátis ao público.
Introdução ao Customer Experience: 2 horas de curso gravado com Gabriela Amaral da AMBEV e Cristiane Almeida do IFood. Alguns dos módulos são:
- A história do Customer Experience;
- O que é Customer Experience;
- A importância de fazer CX;
- Os benefícios que CX traz para o cliente;
- Plano de carreira.
Introdução do Customer Success: 1 hora de curso gravado com o CEO e Founder da CS Academy, Diego Azevedo. Alguns dos módulos são:
- O que é Customer Success?
- Por que é importante fazer CS?
- Quem está fazendo CS?
- Objetivos e Estratégias;
- Papéis em Customer Success.
Lembramos que os cursos da CS Academy possuem excelente reconhecimento no mercado e são ministrados pelos principais instrutores da área.
Udemy – Como lidar com feedbacks dos clientes?
O curso da Udemy tem como expectativa preparar o profissional para lidar com feedbacks – uma das etapas mais importantes da jornada do cliente.
Os módulos abordados são:
- Como gerenciar o feedback do cliente;
- Fornecendo feedback do cliente às equipes;
- Reclamações;
- Lidando com clientes hostis;
- Atendimento ao cliente.
Para cada módulo há diversos desdobramentos que serão tratados em minúcias.
Leia mais: Melhores Cursos de Customer Success e Customer Experience
Por que se juntar a uma comunidade?
Além dos cursos, você pode recorrer às comunidades como método de aprendizado. São espaços em que internautas se reúnem para debater algum tema de interesse comum.
A principal vantagem de uma comunidade de CS e CX é que você pode conhecer muito sobre o tema, compartilhar dicas e descobrir experiências de sucesso que servem como inspiração.
Veja algumas comunidades legais:
- Amigos do CX;
- Customer Force;
- CS Academy News;
- CX Women – exclusivo para mulheres.
Participe das comunidades, debata e converse sobre o tema com outras pessoas interessadas no assunto.
Como encontrar blogs relevantes de Customer Success e Customer Experience?
Para finalizar as nossas dicas, você pode aprender mais sobre CS e CX acessando blogs que sejam verdadeiramente interessantes.
Nesse caso, o mais importante é selecionar conteúdo de qualidade, postado por empresas renomadas e que são autoridade no nicho.
Algumas dicas são:
- Customer Success Brasil;
- CS Academy;
- Customer Think;
- Metricx;
- Totango;
- Mutant;
- GainSight;
- Zendesk;
- Track.Co;
- SenseData.
Em todos esses blogs você consegue acessar conteúdos preparados com cuidado, que buscam esclarecer dúvidas e educar a audiência a partir de textos simples, com linguagem acessível e escrita fluida.
Dinamize os estudos para absorver mais informações!
O segredo é dinamizar. Se você quer aprender CS e CX, procure acessar conteúdos em diferentes formatos, mas sempre selecionando aqueles que são realmente relevantes e de alta qualidade.
Dessa forma você tem a tranquilidade de consumir materiais com informações seguras e que podem, de fato, contribuir com seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Conte sempre com a CS Academy para aprender e estudar sobre Customer Success e Customer Experience!