Para conseguir ter melhores resultados é importante estar de olho em algumas métricas , principalmente aquelas que dizem respeito a quantificação do crescimento da sua empresa, e que buscam monitorar a sua evolução.
O ARR é uma dessas métricas, e por isso os gestores e colaboradores de empresas SaaS devem estar atentos a ela.
Hoje nós vamos falar sobre essa métrica, e em como podemos calculá-la, e fazê-la te ajudar no seu negócio. Leia abaixo.
O que é ARR?
A sigla ARR vem do termo em inglês Annual Recurring Revenue, que em livre tradução seria a Receita Anual Recorrente. O ARR é uma métrica que visa analisar o lucro proveniente de serviços de assinatura.
Annual Recurring Revenue tem como principal função medir a receita previsível e recorrente gerada pelos clientes no período de um ano, a fim de identificar o desempenho do seu negócio dentro do mercado e principalmente a sustentabilidade da sua empresa a longo prazo.
Essa métrica visa fazer uma análise de lucro durante a vida útil daquela assinatura, e assim ter um melhor entendimento do faturamento previsto para o período de um ano dentro da empresa.
Qual a importância do ARR
A métrica de ARR é importantíssima para analisar o crescimento e também a saúde do seu negócio, e assim entender se os resultados estão indo na direção que a sua empresa espera.
O ARR também pode te ajudar a entender melhor o comportamento dos seus clientes, e como isso se aplica a outras métricas, como a taxa de churn por exemplo, e com isso te auxiliar a definir estratégias mais específicas e eficientes para o seu negócio.
Como Calcular?
Realizar o cálculo de ARR não é uma tarefa complicada, pois essa métrica pode ser obtida por meio de uma formula bem simples. Para calcular o ARR é necessário que a sua empresa tenha contratos com duração mínima de uma ano, já que a métrica tem como objetivo mostrar a receita anual.
A fórmula para o cálculo de ARR se dá por :
Total de recursos gerados com assinaturas anuais + Total de recursos gerados com novos clientes e upsell – Total de recursos com a perda de clientes = ARR
Se a sua empresa teve um recurso anual de assinaturas igual a 7.000, 00 e mais 3.000,00 de novos clientes e upsell, porém teve em cancelamentos o montante de 4.000,00 , no final o ARR do seu negócio será de 6.000,00.
7.000,00 + 3.000,00 – 4.000,00 = 6.000,00
Como utilizar o ARR no seu negócio
O ARR é uma métrica que pode e deve ser utilizada de diversas formas dentro do negócio, apesar do seu cálculo ser baseado em receita, essa não é necessariamente a única utilidade dessa métrica.
Veja abaixo algumas maneiras de utilizar o ARR no seu negócio.
1. Medir e prever a receita do seu negócio
Se a sua empresa tem um plano de assinaturas anuais, o ARR é essencial para medir a receita do seu negócio. O cálculo dessa métrica vai trazer a receita real que foi obtida durante o período de assinatura dos seus clientes.
Além disso, com o ARR é possível prever as receitas que vão entrar na sua empresa, claro que não podemos adivinhar o futuro, mas essa métrica traz uma maior precisão para a estimativa de valores futuros que possam vir para o seu negócio.
2. Montar estratégias eficientes
Ao analisar a métrica de ARR é possível montar soluções muito mais eficientes para a saúde do seu negócio. O Annual Recurring Revenue, pode te ajudar a entender outros diversos fatores que influenciam o faturamento da sua empresa.
Com o ARR você pode conhecer o comportamento dos seus clientes, e identificar como isso interfere em outras métricas do seu negócio, podendo assim criar estratégias mais assertivas e abrangentes.
3. Definir metas para o seu negócio
Ter os resultados que o ARR proporciona, vai facilitar que a visão do desempenho do seu negócio ao longo dos anos seja feita de forma muito mais segura e direcionada, o que vai te auxiliar na hora de definir as metas futuras.
Esse tipo de métrica fornece dados muito importantes para o futuro da empresa, e vai te ajudar a fazer projeções e metas muito mais realistas, mantendo uma visão sustentável para o seu negócio a longo prazo.
O ARR é uma métrica onde você vai identificar tanto o seu faturamento anual, como prever as possíveis receitas da sua empresa, e ainda saber com mais precisão quais direcionamentos sua empresa precisa tomar.
Métricas como essa devem estar sempre sendo acompanhadas e integrar os indicadores de setores como marketing e vendas, por exemplo.
Hoje nós vimos que a análise de ARR só vai trazer benefícios para qualquer negócio, e esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre essa métrica que se faz muito presente no mercado.
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