Trabalhar a ativação da base de clientes é fundamental para que a empresa mantenha um ticket médio alto, gerando bons ganhos.
No entanto, para ter resultado é preciso entender o que é ativação de clientes, qual sua importância e como obter sucesso com a estratégia.
De modo que, seja possível organizar seu negócio para alcançar o resultado pretendido. Confira a seguir tudo sobre como a gestão pode trabalhar a ativação da base de clientes.
O que é a ativação de clientes?
Já aconteceu de baixar um app ou comprar um curso e simplesmente deixar de lado? Isso é comum, por isso mesmo, a ativação de cliente é uma estratégia essencial.
Quando um cliente por algum motivo não interagiu com o serviço ou produto após a aquisição, é preciso passar pela fase de estimular a evolução para as próximas etapas.
Justamente para que esse cliente tenha sucesso desejado em sua compra e por isso, se mantenha fiel ao produto ou serviço.
Suponha que sua empresa oferece cursos EAD. Se o cliente comprou e não assistiu, dificilmente ele continuará comprando mais cursos e indicando a plataforma.
Assim como, não irá alcançar o resultado inicialmente desejado e com isso, vai acabar ficando com a sensação de que não valeu a pena fazer a compra.
Portanto, a empresa precisa manter os clientes inativos em seu radar, para que consiga aumentar a imagem positiva da marca e ao mesmo tempo, o ticket médio.
Qual a sua importância para o negócio?
É muito importante saber qual a importância da ativação de clientes para o negócio. Uma vez que, tendo esse conhecimento é possível justificar a implementação da estratégia.
A implementação da ativação de clientes irá proporcionar alguns resultados para a empresa, como:
1. Diminuição de custos
Toda empresa está constantemente trabalhando para diminuir seus custos. E com a ativação de clientes é possível reduzir justamente o custo de aquisição por cliente.
Ao aumentar as vendas para o mesmo cliente, o custo de aquisição cai, portanto, é um esforço que vale a pena no curto e longo prazo.
2. Redução de churn
Churn é uma métrica usada para acompanhar a quantidade de clientes que deixam a base de uma empresa com o passar do tempo.
A ativação de base é responsável por manter o cliente na empresa, por começar a usar o produto ou serviço conforme o desejado, atingindo a satisfação que era esperada quando efetuou a compra.
Por isso, a empresa será capaz de reduzir a saída de clientes de sua base, gerando também
maior potencial de vender novamente para esses clientes.
3. Fidelização
Fidelizar o cliente é o objetivo da maior parte das empresas e com a técnica de ativação torna-se mais fácil.
Uma vez que, o cliente atingirá seu objetivo inicial com o produto ou serviço, terá satisfação com a compra e a partir disso, diminuem as chances de realizar a saúda do cliente da base da empresa.
4. Melhora da reputação
Uma empresa que demonstra se preocupar com a experiência de seu cliente naturalmente terá melhora de sua reputação.
O que significa dizer que é possível ter clientes fiéis, satisfeitos, que falam bem da empresa e ainda indicam para os amigos.
5. Cliente ativo é cliente rentável
E por último, mas não menos importante, o cliente ativo é mais rentável para a empresa.
Afinal, ele conhece o produto ou serviço, conhece a relação da empresa com o cliente e sabe que pode comprar mais por ter todo o suporte necessário.
O que faz com que esse cliente esteja sempre comprando da empresa e gerando renda, que beneficia a saúde financeira do negócio.
Como obter sucesso com essa estratégia?
Para obter sucesso com a estratégia de ativação da base de clientes é necessário ter o cuidado de planejar todos os passos de execução da estratégia em si.
Por isso, fique atento para implementar seguindo os passos que trarão o sucesso desejado. São eles:
Construa uma persona
Para o processo de ativação é preciso compreender as necessidades, motivações e principalmente expectativas do cliente.
Por isso, a persona é importante. Ela será usada para abordar e identificar quais são os elementos de valor aos olhos de seu cliente.
A construção da persona é uma etapa muito importante para uma empresa que deseja sucesso na interação com seu público. Toda empresa que não investiu ainda em construção de persona deveria fazê-lo. Afinal, é fundamental para que as estratégias de marketing e relacionamento com o cliente possam ser eficazes no curto e no longo prazo.
Estude a jornada de compra
Após concluir a construção da persona, avalie o processo comercial. É preciso que as abordagens sejam eficientes para que o cliente siga as etapas de compra de forma natural.
Conhecendo as conversões de sua empresa por etapa do funil, é possível fazer uma estratégia para cada etapa que está ocasionando a perda de clientes.
Promover um processo mais harmônico é fundamental para que todo o funil de vendas se dê da melhor forma possível.
Entenda suas perdas
Também é importante estar atento ao processo de perdas do negócio. Tendo em vista que, será necessário fazer segmentação para uma abordagem de ativação mais conveniente e coerente com cada caso.
De modo que, a estratégia funcione e seja possível otimizar processos a partir de então. Afinal, clientes que tiveram grandes problemas e já anunciaram que não voltariam a fazer negócios com a empresa,
não são os melhores perfis para começar a aplicar a estratégia.
Trace a estratégia e continue melhorando
Após traçar sua estratégia para a ativação da base de clientes, implemente, monitore e continue melhorando.
De modo que, possa encontrar a fórmula ideal para obter o máximo de resultados. É a partir do monitoramento e da melhora contínua que uma empresa poderá alcançar o máximo em resultados.
Afinal, consegue compreender quais são as falhas do processo, o que está agradando os clientes e quais são os melhores argumentos. Tudo isso faz com que o negócio seja mais lucrativo e possa alcançar bons resultados.
Aproveite que agora já sabe sobre a ativação da base de clientes e use a estratégia em sua rotina de gestão.
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