Ativação de Clientes: 10 segredos para vender mais

O cliente moderno não busca somente uma relação de compra e venda com as empresas, ele procura uma boa experiência na sua jornada de compra. Por isso, a estratégia de ativação de clientes tem ganhado destaque no marketing digital.

Através dela é possível aumentar a lucratividade da sua empresa, despertando o desejo de compra no consumidor e agilizando o processo comercial.

Então, hoje nesse texto vamos explicar o que é a ativação dos clientes, mostrando para você 10 segredos para vender cada vez mais. Acompanhe!

O que é a ativação de clientes?

Ela se trata de uma estratégia que tem como finalidade principal aumentar, bem como acelerar, o processo de compra do consumidor. Para isso, deve-se mostrar para o cliente o valor do produto ou serviço oferecido.

Desse modo, ele passa a entender que a solução que a sua empresa disponibiliza é a mais adequada para aquela dor que ele possui.

Entretanto, esse encantamento não deve ser focado exclusivamente em novos clientes, ele deve ser utilizado também como uma estratégia de fidelização.

Com isso, você mantém os seus consumidores frequentes por perto, evitando que eles busquem pela solução ofertada pela concorrência.

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10 segredos para vender mais

Ao fazer uso da estratégia de ativação de clientes, é possível usufruir de uma série de benefícios, desde a melhora na jornada de compra até a fidelização dos clientes.

Então, a seguir separamos 10 segredos para você vender cada vez mais. Confira agora mesmo!

1. Tenha uma persona

O consumidor é uma parte fundamental do sucesso do seu negócio. Logo, o primeiro ponto para vender mais é entender o perfil do seu público alvo, ou seja, você precisa ter uma persona bem definida.

Para isso, você deve conhecer o perfil de quem busca pelo seu produto ou serviço, as expectativas, o que ele precisa naquele momento e muito mais.

A partir daí, fica fácil montar uma estratégia mais direcionada, que conversa com o cliente e que gera encantamento durante todo o processo de compra.

2. Entenda as motivações de compra do seu cliente

Pessoas não são iguais e mesmo que você tenha uma persona bem definida, as motivações de compra de um cliente para outro podem ser bem diferentes.

Desse modo, a ativação precisa acontecer de forma mais personalizada possível, o que significa que você deve conhecer as principais motivações do seu cliente.

Então, ter um produto de alta qualidade é o mais importante para ele? Ele está à procura de benefícios, como descontos, testes gratuitos, etc? O cliente só quer comprar mais barato?

Ao entender essas motivações, você vai se tornar capaz de realizar a ativação de clientes de diversos modos.

3. Faça um mapeamento da jornada do cliente

Você conhece a jornada de compra do cliente detalhadamente? Se a sua resposta for “não”, é chegado o momento de entender as etapas para que você possa potencializá-las.

Afinal, para que as suas vendas aumentem, é preciso que a jornada seja a mais clara possível, desde o momento da captação do lead até a conversão.

Isso fará com que você consiga entender porque alguns clientes ficam perdidos e não avançam no funil de vendas.

4. Defina metas

Além de tudo que você já viu aqui, ter um planejamento e definir metas também é muito importante para vender mais. Ora, é necessário que você tenha bem delimitado as suas expectativas.

Com isso, é possível ter uma espécie de direcionamento e quanto mais realistas e embasadas forem essas metas, mais fácil e eficaz será implementar ações para atingi-las.

5. Aposte em ofertas

É fundamental que você faça com que o cliente enxergue seu produto ou serviço com outros olhos. Uma ótima forma de fazer isso é utilizando-se de ofertas que incentivam.

Há muitas formas de acelerar as vendas com ofertas de ativação, como frete grátis, cupons de descontos, programas de fidelidade e etc.

6. Mantenha o contato constante com a sua base de clientes

Como já citamos anteriormente, a ativação de clientes não deve ser feita somente com a finalidade de captar novos consumidores para o seu negócio, é preciso cuidar do que você já tem.

Cada vez que você realiza uma venda, várias objeções foram ultrapassadas e você tem a chance de fazer com que o cliente retorne.

Portanto, tenha uma base de clientes e mantenha o contato com eles, seja oferecendo novos produtos ou serviços ou apenas entregando informações valiosas que sejam do interesse dele. O mais importante é não ser esquecido.

7. Ofereça um atendimento de excelência

Os clientes precisam ter uma experiência excelente com a sua empresa em qualquer contato que tiveram com ela, não importa se é para tirar dúvidas ou fazer uma compra, por exemplo.

Sendo assim, faz muita diferença na ativação que o atendimento seja de qualidade e é possível oferecer essa excelência conhecendo bem o público e tendo uma equipe capacitada.

8. Seja ágil na resolução de problemas

Linkando ao atendimento de qualidade, se faz necessário ainda que a sua empresa seja ágil na resolução de problemas. Afinal de contas, quem tem uma dor, tem pressa!

Por isso, encante o cliente até mesmo durante a uma reclamação, respondendo o mais possível e deixando claro os prazos, bem como respeitando os mesmos.

9. Diversifique os canais de vendas

Diversificar os canais de vendas é uma das estratégias mais importantes na ativação de clientes das empresas que querem vender mais.

Disponibilizar para o consumidor apenas um canal de distribuição ou contato é limitante, reduzindo de forma considerável a probabilidade de conversão.

Em contrapartida, trabalhar com vários canais garante uma experiência mais completa.

10. Análise os dados e as métricas

Por fim, é importante ainda que se faça a análise dos dados e das métricas, comparando o resultado obtido com as metas que foram definidas.

A partir do acompanhamento dos indicadores é possível ter uma melhor visão do comportamento do cliente no processo de compra e é uma ótima forma de criar novas estratégias para melhorar os resultados.

Então, junto com o time de marketing se faz necessário conferir o progresso nas vendas.

Conclusão

Como você viu aqui, a ativação de clientes é uma estratégia que permite que a sua empresa consiga vender cada vez mais. Com ela, além de conquistar novos consumidores, você consegue fidelizar os existentes.

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