A retenção de clientes não tem sido uma prioridade para sua empresa? Melhorar esse quadro é fundamental, de modo que, possa ter bons resultados financeiros no curto e longo prazo.
Afinal, o custo de captação de novos clientes costuma ser alto para todas as empresas. Por isso mesmo, o ideal é não só captar como reter. De modo que, tenha um bom resultado e consiga alcançar os benefícios que você pretende com uma gestão assertiva do negócio.
Nós trouxemos algumas dicas e informações sobre retenção de clientes e sua importância para a saúde financeira de uma empresa. Confira tudo a seguir e comece a implementar melhorias na gestão.
O que é retenção de cliente?
Retenção de clientes consiste em trabalhar par que após a compra do produto ou serviço, o cliente se mantenha na base de consumidores ativos da empresa.
Dessa forma, a empresa consegue se manter lucrando todos os meses tendo uma base de clientes que compra regularmente. Aspecto que é fundamental para manter a viabilidade financeira do negócio.
Afinal, é relativamente caro adquirir novos clientes e por isso, é indispensável adquirir o cliente e na sequência mantê-lo fiel.
Garantindo que o investimento dê um bom retorno no curto e longo prazo. Uma vez que, a base de clientes da empresa estará constantemente sendo ampliada de forma saudável, aproveitando uma base sólida e os investimentos contínuos em divulgação.
Quais os benefícios de praticar retenção?
Praticando a retenção de clientes é possível obter uma série de benefícios, como:
Aumento saudável da base de clientes
Com a retenção é possível garantir um aumento saudável da base de clientes no longo prazo. Afinal, ocorre um ganho de clientes causado pela divulgação ativa, bem como, a retenção daqueles que já consomem a marca.
Aspecto que contribui para o crescimento saudável do negócio no curto e longo prazo, ocasionando previsibilidade de receita.
Seus clientes indicam sua marca
Com clientes cada vez mais satisfeitos, é natural que o número de indicações aumente. O que contribui positivamente para a reputação da empresa. Portanto, é algo importante para obtenção de resultados no crescimento do negócio.
Ocorre ganho de vantagem competitiva
Uma empresa capaz de reter seus clientes naturalmente terá ganho de competitividade, contribuindo para que seja possível ter um ótimo resultado no longo prazo. Além de uma série de outros benefícios de manter uma base de clientes forte, crescendo ao longo dos anos.
Portanto, vale a pena começar a traçar um planejamento com foco na retenção de clientes e pensando nisso, trouxemos dicas práticas de como fazê-lo.
10 formas de melhorar a retenção de clientes dentro da empresa
Sabendo o que é e quais os benefícios de melhorar a retenção de clientes na empresa, é natural querer se dedicar para melhorar essa retenção, confira a seguir o que fazer para alcançar esse resultado na prática:
1. Conheça seus clientes
Não é possível fidelizar o cliente sem entender o que ele está buscando na empresa. Por isso mesmo, o primeiro passo para alcançar o sucesso na retenção de clientes é investir em conhecer todos os detalhes sobre seu público.
2. Mapeie o contato com o cliente
Identifique quais são as formas de contato com o cliente e quais são as lacunas que hoje prejudicam a experiência de contato com seu público.
Dessa forma, é possível identificar como melhorar o contato, bem como, oferecer soluções capazes de manter esse cliente satisfeito por mais tempo.
3. Ofereça atendimento omnichannel
É muito importante pensar no conceito omnichannel para todas as empresas, independentemente do setor de atuação.
O atendimento pode começar em qualquer canal e seguir para outros canais onde a empresa atende visando que se tenha o registro da conversa e isso possa proporcionar a melhor experiência para o cliente.
4. Coloque o cliente no foco da organização
A fidelização depende diretamente da satisfação do público com a empresa. E por isso mesmo, é importante que o cliente seja o foco da organização.
Se o cliente é o principal foco da organização, é natural que ele se sinta priorizado, bem cuidado e os resultados comecem a surgir. Afinal, clientes satisfeitos e que se sentem bem com as experiências de compras, naturalmente são fiéis ao negócio.
5. Tenha uma equipe dedicada para fidelizar clientes
É importante determinar profissionais para lidar com estratégias de sucesso do cliente e fidelização.
Ter uma parte da equipe voltada para atender esse tipo de demanda é indispensável. Visando que seja possível estabelecer um padrão de excelência em todos os aspectos, para que se possa ter os resultados pretendidos alcançados.
Quando a fidelização não é um dever específico de um membro da equipe, é difícil controlar os processos que estão sendo adotados e os resultados atingidos.
6. Estabeleça métricas
É importante estabelecer métricas e acompanhar de perto, de modo que, se possa ter resultados expressivos.
O acompanhamento faz parte do processo para que seja possível perceber como está a evolução. Identificando como cada ação impacta nos resultados. A partir de então, é possível aumentar sua efetividade na retenção de clientes.
7. Invista na experiência
É muito importante que sua empresa tenha uma experiência diferenciada dos demais concorrentes. De modo que, possa aproveitar esse diferencial para se destacar.
Afinal, quando o cliente identifica que a empresa oferece algo que nenhum concorrente proporciona,
é natural que prefira até mesmo pagar mais caro pela experiência que busca ter.
8. Treine sua equipe continuamente
A equipe precisa ter clareza sobre a importância de suas ações para que alcance a retenção de clientes como um resultado.
A partir da adoção de treinamento contínuo, é possível garantir que a empresa tenha melhores resultados, com uma equipe capacitada para lidar com o cliente como foco do negócio.
Portanto, é indispensável investir em treinamentos constantes, visando sempre o encantamento do cliente e eficiência da equipe.
9. Cuide do pós-vendas
Não há como pensar em retenção de clientes sem o cuidado com o pós-vendas. É importante investir em desenvolver essa parte do contato com o consumidor.
De modo que, a empresa possa ter resultados positivos. Manter contato, prestar esclarecimentos, tirar dúvidas e atender seu cliente com cuidado é indispensável.
10. Ofereça bons programas de fidelidade
E por último, mas não menos importante, é útil desenvolver um programa de fidelidade bem planejado.
Tendo como objetivo que o cliente realmente queira aderir ao programa e perceba vantagens reais oferecidas pela empresa para os clientes fiéis.
Investir em retenção de clientes nunca deixa de ser uma boa estratégia. Portanto, aproveite as dicas para implementar em seu negócio e alcançar maior eficiência na retenção.
Sobre a CS Academy
A CS Academy é a maior referência em educação customer centric na america latina, e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.
Temos a plataforma de conteúdos mais completa para profissionais das áreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se você quer se tornar referência no mercado, o seu lugar é aqui.
Tá esperando o quê? Se inscreva aqui!