O engajamento de clientes é um indicador extremamente importante para qualquer negócio. Por isso mesmo, é importante seguir métricas que revelam qual é o grau de engajamento.
Pensando nisso, nós trouxemos todas as informações sobre o que é e como medir engajamento do usuário. Além de esclarecer quais as principais métricas de engajamento para que você possa aproveitar tais dados no cotidiano de gerenciamento do negócio. Confira tudo a seguir.
O que é engajamento de clientes?
São métricas que mostram o grau de envolvimento do usuário em sua página. Normalmente, o objetivo é que os usuários se envolvam com as suas postagens e conteúdos. Afinal, o objetivo é que leiam as informações e façam bom proveito dos dados para que consigam seguir todas as etapas e processos pensados pela equipe de marketing.
Todavia, se o engajamento de clientes com a página é ruim, a tendência é que os resultados de marketing imaginados para cada ação sejam igualmente ruins.
A partir do acompanhamento das métricas é possível obter dados sobre o comportamento dos usuários em sua página.
Aspecto que contribui para que seja possível implementar melhorias e garantir que sua empresa tenha mais assertividade na comunicação.
Como medir engajamento do cliente?
A medição do engajamento de clientes se dá através do acompanhamento de métricas indicadas para medir o engajamento de usuários.
Existem variados tipos de métricas que podem ser acompanhadas, no entanto, é interessante acompanhar a métrica de acordo com o seu nicho de negócio.
Portanto, é necessário conhecer bem o seu negócio para que possa acompanhar os indicadores mais adequados visando identificar qual é o grau de envolvimento do seu potencial cliente com a página. Dessa forma, é possível identificar pontos de melhoria e até mesmo oportunidades de expansão.
Uma vez que, os produtos ou serviços que geram maior grau de envolvimento podem ser as principais apostas de seu negócio.
Além disso, também é possível usar as métricas para estabelecer objetivos, como por exemplo, aumentar o tempo que as pessoas passam no seu site. Diante do objetivo são traçadas metas e o acompanhamento passa a ser periódico visando identificar se as adequações estão eficientes.
Nós vamos te explicar todos os detalhes sobre as principais métricas de envolvimento de clientes a seguir, para que entenda como funciona na prática.
10 métricas principais de engajamento de clientes
Nós listamos as 10 principais métricas de engajamento de clientes, confira quais são elas:
1. Tempo médio geral de engajamento
É uma métrica que revela, em média, quanto tempo o seu público passa acessando o site. Dessa forma, é possível identificar o grau de engajamento das pessoas com o material.
Quem usa o Universal Analytics conhece essa métrica como “duração média da sessão”, sendo um indicador importante para identificar se as pessoas acessam seu site e rapidamente saem.
Afinal, se a empresa atrai o clique, mas a pessoa demora alguns poucos segundos na página, é um indicativo de que o problema não está na atração e sim na retenção da atenção do usuário.
Testar diferentes layouts na página e procurar manter conteúdos de qualidade e atrativos te ajudarão a melhorar o tempo que cada usuário passa na página.
2. Tempo médio de engajamento por página
Trata-se da mesma métrica anterior, mas direcionada a cada página do seu site. Dessa forma, é possível identificar onde há maior retenção da atenção de seus clientes. Contribuindo para que tenha facilidade de adotar um modelo de sucesso para retenção do público nas páginas.
3. Visitantes novos versus recorrentes
Trata-se de uma métrica para identificar quantas pessoas acessam seu site pela primeira vez e voltam na sequência.
Mesmo que a pessoa não efetue compras em todas as visitas, é interessante ter um alto número de visitas de seus potenciais clientes retornando para a sua página.
4. Conversões
Trata-se da métrica que revela
o número de visitantes que chegam ao objetivo final, ou seja, que compram o produto.
As conversões são criadas a partir de diferentes metas configuradas em seu site. Dessa forma, consegue rastrear o número de conversões.
5. Fixação do usuário
Na tela de visão geral do engajamento, é possível visualizar gráficos com linhas, que revelam a fixação do usuário.
Ou seja, quantas vezes a pessoa visita diariamente o seu site. Métrica que é interessante de acompanhar para saber o quão fixado o usuário está em seu conteúdo.
6. Retenção
A métrica de retenção funciona para identificar em um determinado período de tempo qual a porcentagem de usuários continua visitando o seu site.
Por exemplo, dentro do recorte de 2 meses, quantas visitas recorrentes ocorrem na página? Esse indicador revela muito sobre o negócio.
7. Churn
Churn é o indicador oposto ao de retenção, medindo a porcentagem de usuários que pararam de acessar a página. Ou seja, o ideal é sempre que a porcentagem de retenção seja alta e de churn extremamente baixa.
8. Pontualidade
Trata-se de uma métrica que indica qual a frequência de retorno do usuário ao produto de sua página.
Em outras palavras, indica quantas vezes a mesma pessoa voltou a visitar aquela página. A métrica normalmente é obtida calculando os usuários ativos diários divididos pelos usuários ativos mensais.
9. Uso de recursos
É a métrica usada para acompanhar quais são os recursos de seu site que os usuários estão aproveitando.
Portanto, é uma métrica interessante para que possa identificar quais são os itens que são os favoritos dos usuários no site, de modo que, possa precificar da forma correta.
Afinal, se um produto é o preferido e tem procura o ano inteiro, é interessante subir progressivamente o preço para identificar se continuará existindo demanda.
10. Página de saída de usuários
Outra métrica fundamental de para a estratégia de engajamento de clientes para acompanhar é qual a página que geralmente o usuário clica por último antes de sair de seu site.
Dessa forma, é possível ter um indicador relevante para que se possa verificar se há algum tipo de frustração que ocasiona a saída do cliente ou outro problema que faça com que a página necessite de cuidado especial.
Acompanhando as métricas é possível entender o que gera engajamento em seu público e, dessa forma, poderá potencializar seus resultados.
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