Conhecer as tendĂȘncias de customer success Ă© importante para que sua empresa possa atuar de acordo com os mais recentes movimentos de mercado. De modo que, consiga manter sua empresa relevante e eficiente.
Afinal, quando a empresa estĂĄ em constante atualização demonstra sua capacidade de manter a relevĂąncia no mercado. E isso Ă© importante para atrair cada vez mais pĂșblico e sucesso para o negĂłcio. Pensando nisso, trouxemos algumas tendĂȘncias de Customer Success para se atentar para 2023.
Relembrando customer success
Antes de mais nada, Ă© Ăștil relembrar o conceito de customer success, que se trata de traçar estratĂ©gias para manter seus clientes felizes por mais tempo.
De modo que, isso contribui positivamente para que as pessoas sejam mais fiéis ao seu negócio, evitando que busquem concorrentes.
Portanto, customer success é um setor de extrema importùncia para o negócio. Visando principalmente que se tenha sucesso no longo prazo. Afinal, fidelizar é benéfico para que a empresa tenha uma base sólida de clientes, que compram, gostam da marca e ainda recomendam para os amigos.
Dito isso, Ă© importante colocar em prĂĄtica as tendĂȘncias do setor, para que sua empresa esteja sempre em posição de liderança no mercado. Afinal, aqueles que estĂŁo antenados com o que hĂĄ de mais moderno conseguem se destacar.
10 tendĂȘncias de customer success para implementar em 2023
Listamos 10 tendĂȘncias de customer success para 2023, de modo que, possa identificar quais implementar em seu negĂłcio e traçar um plano estratĂ©gico para tal. Confira tudo a seguir:
01. Evolução no uso de dados
A evolução no uso dos dados Ă© uma forte tendĂȘncia. Segundo a Forbes 94% das empresas ouvidas em sua pesquisa usam anĂĄlise de dados para o crescimento de seus negĂłcios e transformação digital.
Portanto, é de suma importùncia começar a usar essa verdadeira mina de ouro para obter informaçÔes relevantes. De modo que, o time de CS tenha poderosos insights a partir dos dados coletados.
Dessa forma, Ă© possĂvel garantir decisĂ”es mais assertivas a partir da anĂĄlise de todos os dados obtidos.
02. Mais empresas buscando profissionais de customer success
Com um cenĂĄrio econĂŽmico desafiador e a busca contĂnua por crescimento, Ă© natural que mais empresas estejam buscando profissionais da ĂĄrea.
Tendo em vista que, o foco no cliente e sua satisfação se tornaram movimentos cada vez mais apreciados pelos gestores de grandes negócios.
Todavia, é o tipo de contratação que impÔe a necessidade de focar nos resultados. Afinal, com um cenårio de economia desafiadora, os profissionais precisam realmente mostrar resultados para que mantenham seus cargos.
03. Automatização com toque humanizado
O uso de chatbot e outras ferramentas de automação de atendimento se mostra cada vez mais importante. Todavia, os clientes não abrem mão do atendimento humanizado.
Por isso, uma forte tendĂȘncia de 2023 Ă© que as empresas invistam em soluçÔes tecnolĂłgicas, sem abrir mĂŁo da parte humana do atendimento.
Dessa forma, os clientes usufruem de qualidade de atendimento e agilidade ao mesmo tempo, aproveitando o melhor da automação com a humanização em conjunto.
04. Foco no aprimoramento da experiĂȘncia de produto
Todo produto precisa passar por atualizaçÔes, de modo que, possa continuar gerando uma experiĂȘncia positiva ao longo dos anos.
Afinal, o objetivo é que os clientes tenham produtos intuitivos, simples, elegantes e funcionais. De modo que, o cliente tenha autonomia de uso. Portanto, parte do trabalho do customer success é estar atento para a necessidade de implementar atualizaçÔes nos produtos.
05. Foco no resultado
Nos Ășltimos anos as empresas se tornaram cada vez mais competitivas e a economia tem apresentado um cenĂĄrio desafiador.
Por isso, o time de customer success precisa ter 100% de seu foco na conquista de resultados expressivos. Uma vez que, a falta de resultados consistentes poderå acarretar demissÔes para o setor.
06. Aumento expressivo da colaboração
Uma tendĂȘncia de customer success em 2023 Ă© que os profissionais da ĂĄrea estejam cada vez mais presentes nas comunidades, se envolvendo nas ĂĄreas de interesse de seus clientes.
Dessa forma, conseguem compreender mais detalhes sobre as preferĂȘncias do pĂșblico a partir das interaçÔes. E isso contribui positivamente para o ganho de assertividade em suas decisĂ”es.
07. Habilidades comerciais e de relacionamento
As equipes de CS em 2023 devem atuar no mapeamento de clientes para rastrear mudanças de seus interesses, visando economizar dinheiro.
Uma vez que, o rastreamento consegue prever quais sĂŁo as estratĂ©gias que trarĂŁo mais resultados. Evitando que o relacionamento pouco aprofundado com o cliente dificulte a eficiĂȘncia dos investimentos.
08. Equipe com foco no digital como estratégia
Visando vencer dificuldades macroeconĂŽmicas, as empresas tendem a contratar mais profissionais em 2023 que possam integrar um time de sucesso no digital.
Dessa forma, o time de CS contarå com profissionais de orientação de dados, profissionais de marketing e os especialistas em CS propriamente.
De modo que, o time completo seja capaz de trazer mais resultados para a empresa, que terĂĄ como foco a expansĂŁo no mercado digital. Afinal, os negĂłcios que nĂŁo se digitalizaram em 2023 tendem a sumir do mercado.
09. Aprimoramento profissional
Com um mercado desafiador, o colaborador que atua como customer success manager precisa ter o cuidado de investir no prĂłprio aprimoramento pessoal.
Caso contrĂĄrio, terĂĄ dificuldade de entregar os resultados esperados por seus gestores. E Ă© justamente isso que faz com que o colaborador fique de fora do mercado que estĂĄ em crescimento apesar de existirem desafios econĂŽmicos que as empresas precisam vencer.
10. Personalização das experiĂȘncias
A disputa cada vez mais acirrada pelos clientes desencadeia a nossa Ășltima tendĂȘncia de customer success para 2023 que Ă© a personalização das experiĂȘncias.
De modo que, os clientes tenham um mix de atendimento automatizado e humanizado, sempre voltado para a personalização da interação.
Dessa forma, Ă© possĂvel garantir o atendimento da expectativa dos clientes, para que seja possĂvel aumentar sua satisfação e felicidade.
Portanto, agora que vocĂȘ jĂĄ sabe mais sobre as 10 principais tendĂȘncias de customer success em 2023, vale a pena aproveitar esse conhecimento para que possa implementar melhorias no seu setor.
Ser um profissional antenado com o mercado e que estå em constante evolução é benéfico para sua carreira e para a empresa.
Sobre a CS Academy
A CS Academy Ă© a maior referĂȘncia em educação customer centric na america latina, e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.
Temos a plataforma de conteĂșdos mais completa para profissionais das ĂĄreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se vocĂȘ quer se tornar referĂȘncia no mercado, o seu lugar Ă© aqui.
TĂĄ esperando o quĂȘ? Se inscreva aqui!