Produtividade não é algo que conseguimos por acaso. É preciso comprometimento, planejamento e esforço. E, para um Customer Success Manager (CSM), não é diferente.
Assim, contar com ferramentas de produtividade pode ser muito benéfico para tornar as atividades de Sucesso do Cliente mais otimizadas e velozes.
Por isso, neste post listamos algumas das ferramentas que são essenciais para o dia a dia do CSM. Consideramos que elas estão entre as principais e mais importantes, mas é claro que existem outras que podem fazer parte do seu cotidiano e ajudá-lo com suas tarefas.
Vamos dar uma olhada nelas?
13 ferramentas essenciais para o dia a dia do Customer Success Manager
1. Trello
Gerenciar clientes é algo que demanda muita organização e, por isso, é bom contar com pelo menos uma boa ferramenta de gestão que possibilite o compartilhamento de ideias e tarefas e que seja colaborativa.
Nesse sentido, o Trello pode ser a ferramenta ideal. Além de organizar atividades em quadros e dards, o app também tem a funcionalidade “lista de entrada”, em que qualquer pessoa da empresa pode enviar comentários, solicitações ou perguntas para o time.
Além disso, ainda há a possibilidade de personalizar os métodos de produtividade.
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2. You Can Book Me
O You Can Book Me é um aplicativo bastante versátil, podendo ser usado desde processos seletivos a calls com clientes.
Utilizá-lo evita aquela troca de mensagens do tipo “qual é melhor horário para você”, “nesse horário não posso”, “o que acha de segunda às 15h?”… Assim, fica bem mais simples tanto para quem convida quanto para quem é convidado para a reunião.
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3. Boomerang
Automatizar o disparo de e-mails é um processo bem comum em empresas que visam ao sucesso do cliente.
Para isso, o Boomerang é uma ótima ferramenta: ele possibilita programar o envio de mensagens para sua base de clientes, auxiliando na organização de compromissos com os clientes e no cumprimento de prazos.
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4. Google Sheets
O Google Sheets é uma ótima ferramenta para diversas funções. Por exemplo, é possível usá-la no cotidiano como ferramenta de análise de Health Score, Cohort, KPI, gestão de OKRs etc. Indispensável para qualquer CSM.
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5. Toggl
O Toogl é um aplicativo que pode ser muito útil para quem atua na área Customer Success.
Utilizando esse app, pode-se monitorar a gerenciar o tempo que você dedica às suas atividades cotidianas.
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6. Slack
O Slack é um software que funciona como um chat corporativo com ênfase em comunicação interna. A comunicação interna é fundamental para assegurar o sucesso do cliente.
Assim, o Slack pode ser um dos aplicativos de CS para sua empresa. Nele, pode-se criar canais abertos ou fechados e enviar mensagens em tempo real.
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7. Asana
A ferramenta Asana é definida pela própria empresa como um app de produtividade de equipe, ajudando todos os membros a se manterem engajados e organizados em suas atividades.
Possui alguns pontos em comum com o Trello, como organizar as atividades em cards.
Embora possa não ser tão útil para pessoas que trabalham sozinhas, é bastante benéfica no trabalho em equipe, ajudando as pessoas a centralizarem projetos e tarefas, e ajudando a planejar a delegação de tarefas.
Tem uma versão gratuita, mas que é bem limitada; o mais comum é contratar a ferramenta (US$21/mês para 5 usuários, valor que aumenta conforme são adicionados mais membros da equipe).
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8. Loom
O Loom é um aplicativo para criação de vídeos e gravação de tela. Ele é bastante intuitivo de usar e possui diversas funcionalidades. É muito vantajoso pela sua agilidade em gravar da tela, gerar link e enviá-lo.
Esse tipo de função auxilia muito, por exemplo, no suporte, para ajudar o cliente e mostrar a ele como fazer certo passo em algum software. Ele também grava seu rosto e sua voz para facilitar na compreensão do conteúdo.
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9. Mailtrack
Quando você envia um e-mail para um cliente, como saber se a mensagem foi aberta ou lida? Se quiser tirar essa dúvida, tenha a extensão do Chrome Mailtrack.
Esse plugin avisa em tempo real quando alguém clica no e-mail que você mandou e ainda envia um relatório diário sobre suas atividades. Possui um versão free que serve bem, embora tenha também uma versão paga ainda mais completa.
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10. Google Calendar
Além de servir para marcar reuniões, o Google Calendar também é um app que ajuda você a organizar seu tempo, pois você pode usá-lo como agenda. É útil principalmente para quem tem o tempo restrito e precisa fechar a agenda com antecedência.
Você pode compartilhar sua agenda com outras pessoas para que elas possam marcar compromissos com você ou deixá-la fechada.
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11. Google Keep
O Google Keep é um app para anotações com muitas funcionalidades. É conhecido por sua simplicidade para criar lembretes, anotar ideias, criar listas, fazer anotações de reunião etc.
Você cria uma espécie de “post-it” que fazem parte do G-Suite e podem ser integradas ao Google Docs. Funciona bem para Android, iPhone, Google Chrome, Firefox e até Smartwatch.
Entre suas principais funcionalidades estão: dois tipos de lembretes (hora e localização), anotações em áudio usando a ferramenta de gravação do Google, sincronização com Chrome e Web app, colorização das anotações, lembrete de localização quando você está em determinada área etc.
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12. Briskine (Gorgias Templates)
Anteriormente conhecido como Gorgias Templates, o Briskine é outra extensão do Google Chrome aplicada ao Gmail.
Ele possibilita a criação de diferentes modelos para diversos tipos de mensagem. Você pode definir um modelo de mensagem e então determinar um atalho no teclado para ativá-la.
Por exemplo, se você quer criar uma marcação de reunião com o setor de vendas, pode definir um atalho de teclado como WASP. Assim, quando você digitar essa palavra em um e-mail, automaticamente aparecerá o modelo configurado previamente.
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13. SenseData
O SenseData é uma ferramenta cuja função é unificar dados que, em geral, estão espalhados e possibilita criar uma versão mais completa dos clientes.
Além disso, tem funcionalidade de Big Data e Machine Learning, que ajudam os Customer Success Managers com upgrades e diminuição de churn.
Além disso, o aplicativo também tem outras funções, como health score de clientes, controle de RTS, análise 360º de contas, automação mensagens, alertas e tendências dos clientes e segmentação de clientes com base em diferentes filtros.
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Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a escolher boas ferramentas para seu dia a dia como Customer Success Manager. Se você tiver mais dúvidas ou comentários, escreva para nós!