Produtividade não é algo que conseguimos por acaso. É preciso comprometimento, planejamento e esforço. E, para um Customer Success Manager (CSM), não é diferente.
Assim, contar com ferramentas de produtividade pode ser muito benéfico para tornar as atividades de Sucesso do Cliente mais otimizadas e velozes.
Por isso, neste post listamos algumas das ferramentas que são essenciais para o dia a dia do CSM. Consideramos que elas estão entre as principais e mais importantes, mas é claro que existem outras que podem fazer parte do seu cotidiano e ajudá-lo com suas tarefas.
Vamos dar uma olhada nelas?
13 ferramentas essenciais para o dia a dia do Customer Success Manager
1. Trello
Gerenciar clientes é algo que demanda muita organização e, por isso, é bom contar com pelo menos uma boa ferramenta de gestão que possibilite o compartilhamento de ideias e tarefas e que seja colaborativa.
Nesse sentido, o Trello pode ser a ferramenta ideal. Além de organizar atividades em quadros e dards, o app também tem a funcionalidade “lista de entrada”, em que qualquer pessoa da empresa pode enviar comentários, solicitações ou perguntas para o time.
Além disso, ainda há a possibilidade de personalizar os métodos de produtividade.
2. You Can Book Me
O You Can Book Me é um aplicativo bastante versátil, podendo ser usado desde processos seletivos a calls com clientes.
Utilizá-lo evita aquela troca de mensagens do tipo “qual é melhor horário para você”, “nesse horário não posso”, “o que acha de segunda às 15h?”… Assim, fica bem mais simples tanto para quem convida quanto para quem é convidado para a reunião.
3. Boomerang
Automatizar o disparo de e-mails é um processo bem comum em empresas que visam ao sucesso do cliente.
Para isso, o Boomerang é uma ótima ferramenta: ele possibilita programar o envio de mensagens para sua base de clientes, auxiliando na organização de compromissos com os clientes e no cumprimento de prazos.
4. Google Sheets
O Google Sheets é uma ótima ferramenta para diversas funções. Por exemplo, é possível usá-la no cotidiano como ferramenta de análise de Health Score, Cohort, KPI, gestão de OKRs etc. Indispensável para qualquer CSM.
5. Toggl
O Toogl é um aplicativo que pode ser muito útil para quem atua na área Customer Success.
Utilizando esse app, pode-se monitorar a gerenciar o tempo que você dedica às suas atividades cotidianas.
6. Slack
O Slack é um software que funciona como um chat corporativo com ênfase em comunicação interna. A comunicação interna é fundamental para assegurar o sucesso do cliente.
Assim, o Slack pode ser um dos aplicativos de CS para sua empresa. Nele, pode-se criar canais abertos ou fechados e enviar mensagens em tempo real.
7. Asana
A ferramenta Asana é definida pela própria empresa como um app de produtividade de equipe, ajudando todos os membros a se manterem engajados e organizados em suas atividades.
Possui alguns pontos em comum com o Trello, como organizar as atividades em cards.
Embora possa não ser tão útil para pessoas que trabalham sozinhas, é bastante benéfica no trabalho em equipe, ajudando as pessoas a centralizarem projetos e tarefas, e ajudando a planejar a delegação de tarefas.
Tem uma versão gratuita, mas que é bem limitada; o mais comum é contratar a ferramenta (US$21/mês para 5 usuários, valor que aumenta conforme são adicionados mais membros da equipe).
8. Loom
O Loom é um aplicativo para criação de vídeos e gravação de tela. Ele é bastante intuitivo de usar e possui diversas funcionalidades. É muito vantajoso pela sua agilidade em gravar da tela, gerar link e enviá-lo.
Esse tipo de função auxilia muito, por exemplo, no suporte, para ajudar o cliente e mostrar a ele como fazer certo passo em algum software. Ele também grava seu rosto e sua voz para facilitar na compreensão do conteúdo.
9. Mailtrack
Quando você envia um e-mail para um cliente, como saber se a mensagem foi aberta ou lida? Se quiser tirar essa dúvida, tenha a extensão do Chrome Mailtrack.
Esse plugin avisa em tempo real quando alguém clica no e-mail que você mandou e ainda envia um relatório diário sobre suas atividades. Possui um versão free que serve bem, embora tenha também uma versão paga ainda mais completa.
10. Google Calendar
Além de servir para marcar reuniões, o Google Calendar também é um app que ajuda você a organizar seu tempo, pois você pode usá-lo como agenda. É útil principalmente para quem tem o tempo restrito e precisa fechar a agenda com antecedência.
Você pode compartilhar sua agenda com outras pessoas para que elas possam marcar compromissos com você ou deixá-la fechada.
11. Google Keep
O Google Keep é um app para anotações com muitas funcionalidades. É conhecido por sua simplicidade para criar lembretes, anotar ideias, criar listas, fazer anotações de reunião etc.
Você cria uma espécie de “post-it” que fazem parte do G-Suite e podem ser integradas ao Google Docs. Funciona bem para Android, iPhone, Google Chrome, Firefox e até Smartwatch.
Entre suas principais funcionalidades estão: dois tipos de lembretes (hora e localização), anotações em áudio usando a ferramenta de gravação do Google, sincronização com Chrome e Web app, colorização das anotações, lembrete de localização quando você está em determinada área etc.
12. Briskine (Gorgias Templates)
Anteriormente conhecido como Gorgias Templates, o Briskine é outra extensão do Google Chrome aplicada ao Gmail.
Ele possibilita a criação de diferentes modelos para diversos tipos de mensagem. Você pode definir um modelo de mensagem e então determinar um atalho no teclado para ativá-la.
Por exemplo, se você quer criar uma marcação de reunião com o setor de vendas, pode definir um atalho de teclado como WASP. Assim, quando você digitar essa palavra em um e-mail, automaticamente aparecerá o modelo configurado previamente.
13. SenseData
O SenseData é uma ferramenta cuja função é unificar dados que, em geral, estão espalhados e possibilita criar uma versão mais completa dos clientes.
Além disso, tem funcionalidade de Big Data e Machine Learning, que ajudam os Customer Success Managers com upgrades e diminuição de churn.
Além disso, o aplicativo também tem outras funções, como health score de clientes, controle de RTS, análise 360º de contas, automação mensagens, alertas e tendências dos clientes e segmentação de clientes com base em diferentes filtros.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a escolher boas ferramentas para seu dia a dia como Customer Success Manager. Se você tiver mais dúvidas ou comentários, escreva para nós!