A carreira de customer success manager (CSM) está em alta. Por isso mesmo, é natural querer saber como se preparar para ocupar um cargo na área.
Pensando nisso, trouxemos as principais habilidades que o profissional que deseja atuar como customer success manager precisa desenvolver. Afinal, é um cargo que não depende de uma formação específica e sim de habilidades adequadas para ocupá-lo.
Confira tudo a seguir e compreenda se você tem ou pode desenvolver o perfil para atuar como CSM em uma grande empresa.
Entenda o profissional que atua como customer success manager
Antes de mais nada, é importante compreender mais detalhes sobre o perfil do profissional que é responsável pelo sucesso do cliente na empresa onde atua.
Trata-se de um colaborador que irá analisar indicadores de performance, elaborar relatórios, ensinar clientes a utilizarem o produto ou serviço da melhor forma e gerenciar a equipe de customer success.
Portanto, é um cargo que requer visão estratégica, boa capacidade de comunicação, elaboração de planejamentos para melhorar o feedback dos clientes e muitas outras habilidades.
A tendência é que ao longo dos próximos anos as contratações de CSM aumentem, por causa da necessidade das empresas de se diferenciarem no mercado.
13 habilidades necessárias para ser customer success manager
Diante do aumento expressivo de interesse das empresas por um CSM, nós trouxemos quais são as 13 habilidades que é necessário desenvolver para ocupar o cargo. Dessa forma, você terá como se preparar para aproveitar ao máximo as oportunidades na área, confira:
1. Organização
Antes de mais nada, o customer success manager precisa ser organizado para lidar com todas as demandas de seu trabalho.
Tendo em vista que, é um líder e precisará gerenciar a equipe, bem como, desenvolver estratégias e atuar com eficiência no dia a dia. Por isso mesmo, são muitas demandas que precisam ser executadas ao longo do dia e é preciso ser altamente organizado para lidar bem com o fluxo de trabalho.
2. Capacidade de comunicação
Como líder, o profissional precisa ser eficiente na comunicação com seu time e também com os clientes.
Portanto, é alguém que precisa ter a capacidade de se comunicar com diferentes públicos de forma eficiente.
3. Autogestão
Para ser líder de uma equipe, é preciso ter a capacidade de autogestão. Afinal, não haverá nenhum superior orientando o seu trabalho.
No entanto, ele precisa ser feito com eficiência para que os resultados de todo o seu time sejam os melhores possíveis.
4. Ser bom em planejamento
É impossível alcançar resultados no setor de sucesso do cliente sendo ruim em planejamento. Afinal, todas as ações estratégicas precisam ser cuidadosamente planejadas e acompanhadas.
De modo que, o profissional perceba a flutuação dos indicadores e diante disso, consiga melhorar seus resultados.
5. Ser bom em gerenciamento de indicadores
É fundamental que o customer success manager seja bom em gerenciamento de indicadores. Tendo em vista que, são os indicadores que vão basear a sua tomada de decisão.
Por isso mesmo, é fundamental que o profissional tenha um perfil analítico apurado, com o intuito de conferir os relatórios e melhorar continuamente os indicadores. Afinal, são os insights que o profissional tira a partir dos indiciadores que alimentam seu planejamento de ações.
A partir de então começa um novo ciclo de análise para que seja possível melhorar ainda mais os processos e alcançar o máximo do sucesso de seus clientes.
6. Empatia para ser customer success manager de sucesso
O líder de sucesso do cliente tem a necessidade de se colocar no lugar do cliente para que possa atuar com maior eficiência.
Portanto, é uma característica essencial de seu trabalho e que precisa ser trabalhada no dia a dia. Uma vez que, o profissional precisará se manter constantemente resolvendo as demandas dos clientes.
Por isso mesmo, a resiliência e empatia são extremamente importantes para sua atuação, garantindo a máxima eficiência na jornada como customer success manager.
7. Resiliência
Falando em trabalho cíclico e que requer empatia, o profissional trabalhará todos os dias a sua capacidade de resiliência.
Afinal, sua jornada consiste em resolver problemas dos clientes exercendo a empatia e trabalhando em ajustes finos. De modo que, todo cliente possa ter a melhor experiência possível com a empresa graças ao seu trabalho.
Por isso mesmo, é preciso ser um profissional resiliente, capaz de atuar com a sua melhor performance todos os dias, mesmo sabendo que seu trabalho é um ciclo contínuo de implementar melhorias, apurar resultados e traçar novos planos para melhorar ainda mais a eficiência do negócio.
8. Capacidade de questionar
Como gestor de equipe e profissional que lida diretamente com as demandas dos clientes visando satisfazê-los, o CSM precisa ter capacidade de questionar.
Tendo em vista que, essa capacidade será mola propulsora para encontrar aquelas informações que os clientes não transmitem de forma natural. O questionamento da equipe, dos clientes e do próprio resultado é uma demanda constante na rotina de trabalho.
Sempre buscando a otimização dos processos e com foco nos resultados.
9. Gostar de aprender
O customer success manager é um profissional que precisa ter perfil curioso e apetite pelo aprendizado. Caso contrário, terá dificuldade de evoluir em sua carreira.
10. Ser um bom líder
É preciso ter habilidade de liderança, sabendo escutar a equipe, prestar suporte e construir um ambiente de trabalho saudável.
De modo que, todos possam emitir suas opiniões e contribuir para o sucesso do time. Dessa forma, o trabalho flui melhor e todos são beneficiados.
10. Trabalhar bem em equipe
O líder de customer success precisa coordenar a equipe, estimular e entender que apesar de ter um posto de destaque pela liderança, é o trabalho em equipe que vence.
11. Ser um bom gestor de tempo
Como líder, é natural que o customer success manager tenha muitas tarefas para cumprir em sua agenda diária.
O que faz com que seja necessário ter boa habilidade de gestão do tempo. Uma vez que, tal habilidade facilita a sua jornada de trabalho. Garantindo que seja possível ter eficiência nos processos e entregar qualidade de resultados.
12. Ser bom em tomar decisões
O customer success manager não pode ter receio, insegurança ou dificuldade de tomar decisões. Afinal, ele é o líder de uma equipe.
E todos os colaboradores precisam que suas decisões sejam assertivas para o sucesso do time ser alcançado.
Portanto, é importante trabalhar essa habilidade, estudar e se dedicar ao cotidiano de trabalho para que possa ter eficiência na tomada de decisões.
Aproveite que agora já sabe mais sobre as habilidades necessárias para a carreira e atue para desenvolvê-las. Tendo em vista que, um profissional completo é capaz de alcançar resultados acima da média e se destacar em processos seletivos.
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