Reduzir o churn é fundamental para que o negócio possa ter bons resultados ao longo de 2024. Afinal, todo negócio precisa ter uma boa base de clientes fiéis para que tenha saúde financeira.
O que faz com que seja necessário investir em reduzir a taxa de churn, para manter o negócio financeiramente saudável e viável. Segundo o SuperOffice, é 5 a 25 vezes mais caro adquirir um novo cliente do que manter o cliente atual.
Portanto, reduzir o churn deve estar entre os seus objetivos para 2024 e nós listamos 4 técnicas que vão te ajudar a alcançar o objetivo, confira tudo a seguir.
Por que investir em novas técnicas para redução do Churn?
Mesmo que a empresa invista pesadamente em captação de clientes, é importante também atuar na frente da fidelização.
Quando os clientes cancelam suas assinaturas com frequência, eles estão demonstrando que a empresa não tem oferecido um bom serviço. O que é algo para se atentar, com o intuito de melhorar a experiência de cada cliente visando a fidelização de seu público.
Ao investir em técnicas para redução do churn a empresa terá uma base de clientes sólida, capaz de manter os lucros do negócio em níveis sustentáveis. Além disso, existem outros benefícios relacionados ao investir em novas técnicas de redução do churn, como:
- Otimização dos recursos;
- Construção de uma reputação positiva no mercado;
- Maior eficiência operacional;
- Ciclo de vida do cliente é prolongado.
Portanto, perceba que as técnicas para reduzir o churn em 2024 são fundamentais para empresas de todos os segmentos. Uma vez que, potencializam os resultados do negócio e afastam os prejuízos.
Veja 4 técnicas para reduzir o churn do seu negócio em 2024
Para te ajudar a reduzir o churn do seu negócio em 2024, nós listamos 4 técnicas que realmente funcionam e que podem ser aplicadas em empresas de absolutamente todos os segmentos. Confira:
Trabalhar em cima do seu Cliente Ideal
Quando a empresa realmente conhece todos os detalhes do perfil de seu cliente ideal, consegue trabalhar para atrair esse perfil de consumidor e fidelizá-lo. Aspecto que reduz muito significativamente o churn.
Uma vez que, o cliente ideal é aquele perfil para o qual a empresa trabalha. As melhorias nos produtos e serviços da empresa sempre são baseadas no perfil e exigências do cliente ideal.
Portanto, é interessante que a propaganda da marca busque captar tal cliente, para que esse consumidor tenha satisfação com o que a empresa oferece ao mercado.
O que vai contribuir para que o consumidor da marca não tenha motivos para procurar concorrentes diretos e efetuar um cancelamento. Além disso, é importante que a equipe de desenvolvimento de produto e serviços se atente para os feedbacks dos clientes.
Sempre buscamos atender ao perfil do cliente ideal da marca, com o objetivo de fidelizá-los através da satisfação.
Leia mais:
- Como utilizar os dados para prevenir o churn
- Churn Rate: o que é, como calcular e 5 dicas para reduzir
Utilizar a análise preditiva
A utilização da análise preditiva permite à empresa se antecipar aos movimentos do mercado. O que faz com que seja possível evitar cancelamentos ocasionados por eventuais ciclos negativos do mercado.
Assim como, a análise preditiva permite que a empresa identifique clientes que podem estar insatisfeitos com base nos dados coletados pela equipe. O que contribui para que a empresa possa adotar todas as medidas cabíveis, com o intuito de evitar que a insatisfação pontual se torne um cancelamento.
O objetivo é justamente que a empresa use os feedbacks dos clientes para que possa adotar medidas corretivas, visando evitar cancelamentos. Em muitos casos, os conflitos são pontuais e fáceis de corrigir, evitando que um bom cliente procure o concorrente direto.
Monitorar proativamente a saúde do cliente
É importante ter profissionais capacitados para monitorar proativamente a saúde do cliente. De modo que seja possível evitar cancelamentos motivados por insatisfação que poderia ter sido revertida com facilidade caso tivesse sido identificada precocemente.
Usar ferramentas de gestão para monitorar indicadores é fundamental. Com o intuito de que a equipe possa manter contato, coletar feedback e demonstrar real interesse em atender demandas dos clientes.
Dessa forma, é possível garantir que eles fiquem satisfeitos com a empresa, garantindo que sequer tenham interesse em buscar concorrentes diretos.
Quando a empresa monitora proativamente, é capaz de prolongar a relação com o cliente, evitando que existam cancelamentos precoces.
Aumentar a personalização
Quando a empresa foca em personalizar a experiência do cliente, é possível melhorar significativamente a sua experiência com a marca.
Portanto, é interessante buscar adotar meios de personalizar a experiência, com o intuito de que o cliente vivencie bons momentos com a marca.
A personalização é uma ferramenta poderosa para aumentar a satisfação do cliente, entendendo que as necessidades individuais serão atendidas no dia a dia, gerando satisfação com a experiência.
Assim como, a lealdade à marca tende a ser impactada positivamente. Uma vez que, o cliente se sente mais valorizado pela empresa, o que gera conexão e a probabilidade aumentada de que o consumidor continue escolhendo a marca em detrimento dos concorrentes diretos.
Muito embora pareça complexo personalizar a experiência de dezenas de clientes, com o uso de tecnologias adequadas o processo se torna muito mais eficiente. A inteligência artificial, por exemplo, pode ser usada com o intuito de promover a personalização da experiência de seu público.
Fidelização é essencial para um crescimento saudável
Toda empresa que busca se tornar líder de mercado precisa trabalhar não só a frente da conquista de novos consumidores, como também a manutenção da base de clientes.
É indispensável que o público esteja efetivamente satisfeito com o que a empresa oferece. Portanto, é necessário investir em customer experience com o intuito de reduzir o churn em 2024.
De modo que, a empresa possa ter um crescimento sustentável, boa reputação no mercado e uma base de clientes satisfeita.
Garantindo um conjunto que é favorável para que a empresa possa continuar atuando com eficiência em seu mercado, visando alcançar seus objetivos como a liderança em seu nicho de atuação. Aproveite as dicas e reduza o churn em 2024.