5 dicas de como fazer uma segmentação de clientes

A segmentação é uma importante ferramenta de otimização de comunicação com os clientes. Além disso, é uma maneira eficiente de reduzir custos ao anunciar.

Por isso, toda empresa deveria saber como segmentar a base de clientes para que possa atuar com direcionamentos eficazes.

Visando sempre garantir a máxima eficiência na comunicação e também otimizar recursos e ter bons resultados. Nós vamos explicar um pouco mais sobre o que é e como fazer segmentação de clientes para que possa implementar as dicas em seu local de trabalho.

O que é segmentação de clientes?

A segmentação de clientes é uma técnica tradicional e relevante do marketing, que separa a base de clientes em fatias.

Para que a segmentação funcione, é preciso ter cuidado na hora de agrupar os clientes corretamente, para que possa oferecer bom atendimento e estratégias de vendas adequadas para cada público.

A segmentação é tão importante, que segundo pesquisa da Zendesk, 76% dos clientes esperam contatos personalizados das empresas. Ou seja, existe uma expectativa de que a empresa segmente seu público e personalize a experiência.

E quando isso não é feito corretamente em seu negócio, está dando a chance de que o concorrente faça e conquiste seu cliente.

A segmentação de seus clientes pode ocorrer de inúmeras formas, seja por tipo de produto que eles buscam, interações, idade, preferências ou qualquer outro critério.

De modo que, seja possível agrupar os clientes em grupos de características similares. Para que a partir disso a comunicação seja mais eficiente e a experiência do cliente seja melhorada.

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Quais os tipos de segmentação de clientes?

As formas mais comuns de segmentar clientes consideram alguns fatores a partir da similaridade de dados de consumidores da empresa, confira como funciona:

Segmentação geográfica

Agrupa os clientes da empresa de acordo com o local onde moram. Dessa forma, é possível definir estratégias específicas para esse grupo.

Demográfica

Analisa os dados como sexo, idade e dados demográficos obtidos sobre a base de clientes.

Psicográfica

Considera o estilo de vida, valores, opiniões e aspectos que envolvem crenças dos clientes para fazer uma segmentação eficiente.

Comportamental

Considera os gostos pessoais e hábitos dos clientes para segmentar o grupo. Analisando hábitos alimentares, estilo de vida, preferências e outros fatores comportamentais.

Cada empresa é completamente livre para fazer sua segmentação seguindo os parâmetros mais convenientes para o negócio. De modo que, seja possível ter eficiência no uso da estratégia.

Por quais motivos investir na estratégia de segmentação?

Agora que já sabe um pouco mais sobre a segmentação, é importante compreender também por quais motivos segmentar seu banco de dados. De modo que, possa identificar se vale a pena para a empresa onde atua, confira:

Possibilita melhorar o relacionamento com o cliente

Atualmente muitas empresas já perceberam que é melhor fidelizar que gastar para conquistar novos clientes frequentemente.

Afinal, a fidelização é mais em conta e é um método eficaz de manter um faturamento médio saudável.

Ao investir em segmentação, é possível direcionar campanhas para leads qualificados que sejam mais assertivas, reduzindo também o custo.

Além disso, o cliente se sente especial e reconhecido pela empresa, o que culmina em maior retenção de clientes no curto e longo prazo.

Reduz custos

Sabendo exatamente como atingir um lead qualificado, suas campanhas são muito mais assertivas.

Suponha que sua loja vende sapatos, é mais fácil se comunicar com os clientes sabendo qual a numeração do pé de cada um e quais são os itens que eles costumam comprar.

Dessa forma, quando chegar novidade é possível enviar uma mensagem com fotos para o grupo de pessoas que compra calçado social 38, por exemplo.

Otimizando a interação por não ter que enviar uma mensagem por vez e ainda, gerando a sensação de um bom atendimento.

Possibilita focar em grupos que trazem mais lucro

Quando a empresa faz a segmentação corretamente, consegue observar, por exemplo, qual é o público que compra com maior frequência.

E dessa forma, consegue traçar estratégias para que esse público continue comprando frequentemente e tornando o negócio mais lucrativo.

Como aplicar a estratégia?

Se a sua dúvida agora é somente como implementar a segmentação de clientes na prática, confira a seguir como:

1. Busque por pontos comuns

A gestão precisa analisar quais são os dados que possui em seu banco de dados e filtrar por dados em comum. De modo que, consiga agrupar os leads dividindo com base nos critérios mais adequados para suas estratégias.

2. Defina seus objetivos

Saiba exatamente quais são os objetivos da empresa ao agrupar os leads. De modo que, seja possível separar os dados e formar grupos de forma eficiente.

Defina, por exemplo, que deseja agrupar os contatos de pessoas de 25 a 30 anos, devido ao fato de ser o público que mais compra de seu negócio.

Diante disso, já haverá um filtro de segmentação. Bem como, outros filtros devem ser estabelecidos para que agrupe os dados corretamente.

Sempre considerando qual é o objetivo para que possa criar filtros que facilitam o aumento da interação e engajamento entre os clientes e a empresa.

3. Determine como cada grupo será usado

É importante também definir como cada grupo de sua segmentação será usado em suas estratégias. De modo que, possa dividir e usar os dados da melhor maneira possível.

Garantindo que a empresa possa ter a estratégia mais adequada para cada grupo de lead segmentado.

4. Teste e ajuste a estratégia

Uma vez feito todos os filtros, é hora de testar a estratégia. E na sequência, você deverá analisar todos os dados obtidos e fazer os ajustes.

Se a empresa ajusta a estratégia e coloca o processo para funcionar trabalhando continuamente em ajustes, dificilmente haverá problemas na segmentação.

Afinal, todo processo de sucesso precisa passar por testes, ajustes e acompanhamento contínuo para que seja possível garantir a máxima eficiência.

5. Colha dados sobre as interações

É importante coletar dados sobre as interações para que seja possível ir ajustando as estratégias aos poucos.

De modo que, possa investir em melhorar o negócio a cada nova rodada de informações que são obtidas a partir das novas negociações. Aproveite a segmentação como uma oportunidade de interação com mais eficiência.

Todas as empresas podem segmentar e alcançar ótimos resultados a partir de estratégias que realmente funcionam. Aproveite que agora já sabe como fazê-lo e implemente na empresa onde atua.

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