5 erros na hora de dar feedbacks aos colaboradores

Dentre as muitas atribuições de um líder, fornecer bons feedbacks aos colaboradores é uma das coisas mais importantes. Através dessa ferramenta é possível orientar a equipe e estimular o desenvolvimento particular e coletivo dos colaboradores.

No entanto, existem alguns fatores que podem desvalorizar o feedback. É importante se atentar e evitar os 5 erros na hora de dar feedback que podem fazer com que a sua mensagem chegue com ruídos e não seja amplamente compreendida pelos subordinados.

Afinal, o que é feedbacks aos colaboradores?

Antes de falarmos especificamente dos 5 erros que devem ser evitados ao dar feedback na sua equipe, é importante falarmos sobre o que significa feedback, propriamente dito.

O principal objetivo de um feedback é ajudar as pessoas a evoluírem e melhorarem seus desempenhos, Então, ele se trata de uma reunião em que são apontados os pontos a serem melhorados.

Mas também cabe – e é muito bem-vindo- ao líder apontar os pontos fortes durante essa reunião. Assim fica claro que o objetivo é apenas propor melhorias, e não acabar com a autoestima ou desmotivar o funcionário.

Feedforward:

Derivado do tradicional feedback, o feedforward tem um olhar mais adiantado. Nesse caso, a reunião serve como espaço para apontar melhorias futuras, aquelas que serão importantes para o colaborador dentro de algum tempo.

Podemos dizer que o feedforward é excelente ferramenta para formar líderes. Ele é usado quando, ao observar o comportamento de um bom funcionário, o líder identifica potenciais que podem ser desenvolvidos de maneira mais tranquila, sem pressa.

A importância do feedback para a sua equipe

O líder tem como função ajudar sua equipe a se desenvolver. O feedback é fundamental nesse contexto, pois serve como um termômetro sobre o desempenho do colaborador e suas habilidades desenvolvidas.

Além disso, se trata de um canal fundamental de comunicação que, quando bem utilizado, ajuda a tornar o diálogo entre o líder e a equipe mais claro, objetivo, profissional e confiável.

5 erros comuns na hora de dar feedbacks

Agora chegamos ao ponto fundamental desse conteúdo. Conhecer os 5 erros mais comuns na hora de dar feedback é essencial para evitá-los e para usar essa ferramenta de gestão a seu favor.

Perder o timing:

O feedback tem um tempo de validade. Por isso ele deve fazer parte da agenda de rotina das empresas, com reuniões constantes que possam apontar essas melhorias e defasagens da equipe.

Alguns especialistas orientam que o intervalo ideal é de 2 ou 3 meses. Esse tempo é ideal para que a novos planos sejam alinhados e, assim, o feedback faz mais sentido e é mais bem direcionado.

Expor o colaborador:

Um dos cuidados mais importantes é que o feedback não se torne traumático para o funcionário. Por isso, não se deve expor esse funcionário.

Apontamentos e críticas negativas nunca devem ser feitas na frente de outros funcionários. Prefira fazer isso de maneira discreta e reservada, garantindo a privacidade e o bem-estar do colaborador.

Lembre-se que o feedback também existe para estreitar laços e tornar a relação com a equipe mais clara e transparente. Sendo assim, a comunicação não deve soar violenta ou ofensiva em nenhum momento.

Falta de clareza:

O funcionário que está recebendo um feedback precisa compreender o que é apontado. A falta de clareza e o aspecto vago de um feedback pode confundir e desvalidar a reunião.

Por isso, esse feedback deve ser seguido de exemplos. Se vai falar de um comportamento que prejudica o desempenho, exemplifique com numa situação real que o funcionário ocasionou.

Falta de dados e informações:

Chegar de mãos abanando na reunião de feedback ou forward é outra falha que pode prejudicar bastante os resultados obtidos através dessa reunião.

Colete dados e informações sobre a empresa, sobre o setor ou sobre e sobre a atuação desse funcionário em especial para fundamentar os seus argumentos. Fazer uma pesquisa e obter dados é fundamental para iniciar a conversa.

Generalizar atitudes:

Não generalize as atitudes de seu funcionário. Evite termos como “nunca” ou “sempre”, que dão a entender que o funcionário comete os mesmos erros repetidamente.

Destaque os momentos em que eles ocorreram e aponte também exemplos positivos, situações em que ao tomar decisões diferentes esse colaborador conseguiu resolver corretamente o problema.

Ofereça apoio e acompanhamento após o feedback

Após um feedback negativo o funcionário deve contar com apoio e suporte para apresentar melhorias conforme lhe foi apontado na reunião.

Por exemplo, se você diz que o colaborador precisa gerenciar melhor suas mensagens de e-mails, que muitos recados importantes passam batido, mas não oferece uma ferramenta que ermita sinalizar prioridades, excluir e filtrar demandas fica difícil acontecer mudanças.

O feedback não tem como finalidade empurrar a responsabilidade das melhorias somente para o colaborador, mas sim mostrar que a empresa está disposta a ajudá-lo nessa jornada rumo a um melhor desempenho.

Inclua o feedback nas tarefas de sua empresa

Negligenciar o feedback pode ser algo bastante prejudicial. Sem essa orientação a sua equipe não sabe o que a empresa espera dela e não sabe se está cumprindo com as expectativas.

Por isso desenvolver o hábito de realizar reuniões frequentes com cada colaborador, com a finalidade justamente de apontar melhorias possíveis e pontos fortes é tão importante.

Um bom líder deve também estar preparado para ouvir feedbacks e entender quando as falhas da equipe são, na verdade, um reflexo de problemas em sua própria gestão.

ARTIGOS RECENTES

DESTAQUE

GLOSSÁRIO

Gostou deste conteúdo? Nós temos um glossário Customer Centric com muito mais!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

POSTS RELACIONADOS