Saber porque realizar pesquisa com clientes é fundamental para começar a adotar a prática. Afinal, trata-se de uma necessidade de todos os negócios. Todavia, alguns empresários deixam oportunidades passarem ao não compreenderem de fato seus clientes e trabalharem com base em crenças pessoais.
Quando não há um resultado de pesquisa com o qual contar, a empresa passa a trabalhar somente usando feeling de negócios de seus diretores, proprietários e líderes.
Ouvir o cliente de maneira simples e intencional é fundamental para reduzir margens para erros, adotar as estratégias mais eficientes e vender mais. Nós vamos te dar algumas dicas sobre pesquisas com clientes para que possa aplicar em seu negócio.
Quais os tipos de pesquisa com clientes?
Existem vários tipos de pesquisa que podem ser feitos para desenvolver um programa de customer experience em seu negócio.
O mais comum é a adoção da pesquisa de satisfação. No entanto, é possível ir além fazendo uma pesquisa de experiência do cliente, para entender como seu público se sente em relação à marca, algum produto ou serviço específico prestado.
É possível recorrer ao uso da pesquisa conhecida como NPS que visa entender a satisfação e a lealdade do cliente. Baseada na pergunta inicial: qual a probabilidade de recomendar este produto ou serviço para um amigo? É uma pesquisa muito comum usada por várias empresas e que é altamente efetiva para entender a visão do cliente sobre a empresa.
É importante perceber que existem diferentes pesquisas justamente com o intuito de obter insights valiosos que são fornecidos pelos clientes.
Para usufruir de bons resultados, é importante aplicar a pesquisa mais adequada para cada tipo de informação que se deseja obter.
Dessa forma, é viável analisar os resultados, implementar melhorias e promover a evolução da marca no longo prazo.
5 Razões para realizar pesquisa com clientes
Existem muitas razões para realizar pesquisas com clientes, tendo em vista que, elas possibilitam melhorias significativas para o negócio. Nós trouxemos 5 reflexões sobre realizar pesquisa com clientes de sua empresa, confira:
1. Colocar o cliente em primeiro plano
Ao colocar o cliente em primeiro plano, é possível tomar decisões que são muito mais assertivas para atender a demanda do público que já consome da empresa.
Quando existe um feedback honesto do público, é possível colocar o cliente em primeiro plano traçando estratégias eficazes a partir das informações coletadas.
O mesmo não é viável quando a gestão se baseia em sua própria percepção, que por vezes pode estar enviesada por suas experiências de vida e visão de mundo.
Portanto, a forma mais segura de efetivamente colocar o cliente em primeiro plano e ser eficiente na estratégia é de fato se baseando em pesquisa.
2. Avaliação da satisfação dos consumidores
Por meio de pesquisas de satisfação é possível identificar se a empresa está tendo a abordagem correta ou precisa implementar melhorias.
Quando os clientes possuem a oportunidade de apontar aquilo que os deixa insatisfeitos, é viável implementar uma série de melhorias significativas no negócio. Aspecto que faz toda a diferença para garantir clientes fiéis, satisfeitos e que se sentem reconhecidos pela marca.
Afinal, todo cliente percebe quando a empresa ouve seus comentários, implementa melhorias sugeridas e continua evoluindo constantemente.
3. Minimiza os riscos de novas estratégias
É normal que toda estratégia nova a ser aplicada no negócio traga consigo um certo peso a respeito dos riscos envolvidos no processo.
Todavia, quando há respaldo de uma pesquisa que embasa o que o cliente deseja do negócio, os riscos passam a ser minimizados.
Uma vez que, a adoção da nova estratégia está alinhada com o que o mercado consumidor espera da empresa. Portanto, a pesquisa junto ao público consumidor da empresa é uma ferramenta muito útil quando o negócio deseja lançar novos produtos ou serviços, por exemplo.
Entender o que o cliente espera, quais são suas necessidades e anseios é fundamental. E somente ao realizar pesquisa com clientes reais de sua marca é possível obter tais informações.
4. Ajuda na definição do seu público
Muitas vezes a equipe acredita ter um determinado perfil de público consumidor, quando na verdade os dados reais são diferentes do imaginado.
Ao definir o público corretamente através das pesquisas é possível acertar na comunicação com seus clientes.
O que contribui para que a empresa possa fazer campanhas com um retorno melhor, aumente suas vendas e consiga manter o público satisfeito.
Afinal, é necessário entender o cliente real da marca para que tudo seja ajustado e esse consumidor possa ficar cada vez mais satisfeito com os produtos ou serviços oferecidos.
5. Divulgação da Marca
Mesmo que não seja a principal intenção da empresa, ao entrar em contato para realizar uma pesquisa a marca acaba sendo reforçada.
Essa divulgação é interessante por construir no imaginário do público a percepção de que se trata de uma empresa preocupada em agradar seus clientes.
Aspecto que é vantajoso para o negócio, tendo ao mesmo tempo uma divulgação eficiente junto aos seus compradores e a criação de uma reputação positiva no mercado.
Portanto, quem deixa de investir em pesquisa por receio de “incomodar” o cliente, está na verdade perdendo uma grande oportunidade.
Existem diferentes meios de realizar pesquisa com clientes
A internet permite enviar uma pesquisa rápida para os clientes por meio de e-mail marketing, por exemplo.
Assim como, é possível fazer a pesquisa diretamente no caixa da empresa durante a finalização da venda.
Todavia, cada tipo de pesquisa deve ser aplicado da forma adequada com o intuito de realmente coletar informações mais detalhadas, que sirvam para tomada de boas decisões pelos gestores do negócio.
Não perca a oportunidade de realizar pesquisa com clientes
Sabendo o porquê de realizar pesquisa com clientes, é importante aproveitar a oportunidade de receber o feedback dos consumidores reais a partir das respostas de pesquisas.
Portanto, não deixe para depois! Desenvolva uma pesquisa simples, direta ao ponto e obtenha feedback realista de seus consumidores.
É impossível evoluir sem um feedback de qualidade. Por isso mesmo, a pesquisa com clientes é uma poderosa ferramenta de evolução para aquelas empresas que buscam crescer e se tornarem líderes de mercado.
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