Aumentar o seu MRR pode ser um enorme diferencial para manter sua empresa competitiva ao longo dos anos. Por isso mesmo, é importante compreender o que é receita recorrente mensal, como acompanhar o indicador e muito mais.
Nós trouxemos as definições sobre o que é MRR, seu cálculo, importância para o negócio e 5 formas para alavancar seu negócio a partir do uso da técnica. Confira tudo a seguir e melhore a gestão da empresa para alcançar resultados cada vez mais relevantes.
O que é MRR?
MRR é a sigla que define Monthly Recurring Revenue ou Receita Recorrente Mensal, indicador que é responsável por indicar tudo que uma empresa recebe de seu cliente a cada mês.
De olho na métrica, os líderes conseguem fazer um planejamento de médio e longo prazo, contribuindo para que a empresa tenha lucros mais previsíveis.
Aspecto que é fundamental para que os investimentos necessários no negócio possam ser realizados, com margem de segurança.
Quando a empresa trabalha com um modelo de negócio de pagamento recorrente, o uso do MRR é uma métrica importantíssima.
Afinal, o indicador possibilita ao gestor evitar riscos desnecessários ao buscar empréstimos para desenvolver novos produtos.
Suponha que uma empresa por assinatura produz filmes, se a empresa sabe que vai receber R$1 milhão por mês, não é interessante pegar um empréstimo com parcela de mais de R$1 milhão ao mês para fazer uma única produção correndo o risco de não ter como pagar. E a equipe somente saberá disso com base no MRR.
Como calcular MRR?
O cálculo de MRR é feito com uma fórmula muito simples! Basta seguir a fórmula que é:
- MRR = Valor cobrado x total de clientes ativos
Nos casos de uma empresa que trabalha com múltiplos planos, é possível fazer a aplicação da fórmula para cada plano e na sequência, somar todos os dados.
Dessa forma, terá o MRR total da empresa. Além disso, também é possível usar a fórmula:
- Crescimento MRR = (Novos MRR + MRR adicionado) – MRR cancelado
Para tal, é preciso considerar que novos MRR são novas receitas geradas pela aquisição de novos clientes, MRR adicionados que são receitas adicionadas em contratos existentes. E MRR cancelados são as receitas perdidas por causa de cancelamentos de assinaturas.
Qual a importância de calcular o indicador para um negócio?
É fundamental calcular a receita recorrente mensal para que a gestão tenha dados com os quais projetar o faturamento e traçar estratégias para o negócio.
De modo que, o gestor consiga identificar períodos de sazonalidade e se precaver, por exemplo. Com base em todos os dados levantados, é possível usar as informações sobre faturamento para fazer investimentos, divulgações e tornar o negócio cada vez maior.
Uma empresa que tem maior facilidade de conquistar novos clientes no período de janeiro e junho por causa das férias, por exemplo, deve reforçar as propagandas estrategicamente.
Tendo como objetivo atrair a atenção do público o ano inteiro e ainda, aproveitar o período de fevereiro e de julho para usar estratégias de fidelização.
Afinal, não adianta apenas ter um bom volume de contratações em meses específicos, é necessário também ter uma boa fidelização nos meses seguintes.
Portanto, podemos dizer que o MRR é um indicador que direciona os esforços da equipe. Viabilizando bons resultados.
5 dicas para aumentar a receita recorrente mensal
Nós listamos também 5 dias úteis para que possa aumentar a receita recorrente mensal do negócio sob sua gestão, confira:
1. Invista em trial
O trial é uma maneira interessante de atrair clientes para aumentar a receita mensal. Afinal, o negócio que disponibiliza um período de testes para o consumidor chama a atenção.
Com o período de testes o cliente consegue ter uma experiência com a empresa que obviamente será positiva. E a partir de então, dificilmente esse cliente vai querer cancelar.
Portanto, vale a pena disponibilizar um período de acesso grátis, solicitando que o cliente já deixe os dados para pagamento automático após os dias de degustação.
2. Automatize a cobrança das mensalidades
Uma das principais dificuldades para aumentar o MRR é que os clientes paguem em dia? Se esse é o caso da sua empresa, saiba que a automação da cobrança de mensalidades pode facilitar muito.
Afinal, o cliente receberá mensagens constantemente, evitando que ele esqueça de efetuar o pagamento dentro do período correto.
3. Ofereça diferentes opções de planos
Empresas que flexibilizam os planos comercializados conseguem aumentar a adesão. Portanto, acabam favorecendo o aumento do MRR.
O ideal é sempre trabalhar com ao menos duas opções de planos. Todavia, se for possível oferecer 3 opções considerando que normalmente o plano intermediário é o favorito, sua empresa poderá alcançar o máximo em resultados.
4. Trabalhe suas estratégias de aquisição de clientes
Aumentar o MRR depende diretamente de trazer novos clientes para sua base. Portanto, é fundamental melhorar a cada dia as estratégias de marketing.
De modo que, seja possível ter otimização do ROI e ainda, captar bons clientes que vão ficar por um longo período na base de clientes da empresa.
Formular processos de marketing mais eficientes reduz o custo de aquisição, ao mesmo tempo, que contribui para que a empresa tenha resultados expressivos na captação de novos clientes.
Portanto, vale muito a pena analisar como está o setor de marketing e o que pode ser melhorado para que a empresa consiga aumentar o MRR no curto e médio prazo.
5. Melhore a fidelização
Assim como é importante captar novos clientes, é indispensável melhorar a fidelização. Por isso, adotar estratégias nas quais o cliente é favorecido é essencial.
Quando a empresa se preocupa com a experiência do cliente, trabalhando continuamente para a satisfação do público, é natural que a base de clientes se mantenha sólida.
E diante de incentivos para o crescimento, o processo se torna rápido e eficaz. Uma vez que, é possível crescer o número de novos clientes, sem que cancelamentos diários sejam expressivos.
Afinal, quando a empresa está passando por uma crise com inúmeros cancelamentos, o crescimento de MRR se torna uma demanda muito difícil de ser alcançada. Aproveite as dicas e melhore a gestão de sua empresa otimizando processos.
Sobre a CS Academy
A CS Academy é a maior referência em educação customer centric na america latina, e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.
Temos a plataforma de conteúdos mais completa para profissionais das áreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se você quer se tornar referência no mercado, o seu lugar é aqui.
Tá esperando o quê? Se inscreva aqui!