6 dicas para realizar QBRs mais efetivas

Quarterly Business Review (QBRs) também conhecida como Executive Business Review (EBR) pode ser mais efetiva quando é feita de acordo com alguns preceitos.

Pensando nisso, trouxemos informações sobre o que são QBRs, como funciona e dicas práticas para que sejam mais efetivas. De modo que, você possa aproveitar todos os benefícios de ter reuniões que trazem mais resultados.

O que são QBRs?

Antes de mais nada, é preciso entender que QBRs são reuniões trimestrais com clientes, que visam discutir o negócio e como a empresa pode ajudar esse consumidor.

Pode parecer inicialmente algo muito simples e fácil de fazer. Todavia, é importante ter clareza de qual é o objetivo da reunião para que se conquiste resultados a partir dela.

Uma vez que, o principal objetivo deve ser entender o cliente e suas necessidades, para que a partir da reunião a equipe seja capaz de gerar valor para esse cliente.

Dessa forma, a empresa deixa de ser apenas uma vendedora e solidifica de uma vez por todas a sua relação com o público.

Afinal, será capaz de gerar valor para as pessoas que habitualmente compram os seus produtos por realmente conhecerem os seus planos e desejos. Portanto, toda empresa deveria fazer esse tipo de reunião periodicamente.

Como Quarterly Business Review funciona?

É preciso convidar as pessoas que compram seus produtos ou assinam seus serviços. De modo que, o encontro possibilita entender profundamente como está sendo a evolução da parceria.

A reunião deve ser feita quando esse público consumidor já tem contato com o produto, para que possam realmente opinar sobre e trazer uma visão de usuário para a empresa.

Afinal, não é raro que a gestão deixe de implementar melhorias por desconhecer os problemas que os clientes estão enfrentando ao lidar com o produto ou serviço da empresa.

Portanto, é interessante ter esse tipo de aproximação com o cliente para que possa compreender a dinâmica e o que precisa ser melhorado de fato. Visando aproveitar as oportunidades que a visão de usuário oferece.

Uma vez que, aqueles que lidam diretamente com as ferramentas ou produtos da empresa acabam oferecendo poderosos insights para a gestão quando são ouvidos.

É justamente esse o intuito de fazer QBRs, para que possa entender as necessidades dos clientes, conhecer suas mudanças, anseios e desejos e a partir disso, trabalhar em entregar valor para esse usuário.

6. dicas para QBRs realmente mais efetivas

Nós listamos 6 dicas para que suas QBRs sejam mais efetivas, visando que possa alcançar melhores resultados a partir das interações:

01. Incluir todos que não podem estar na experiência

Não só todos os clientes devem ser convidados, como também, profissionais de todos os setores de sua empresa.

De modo que, até mesmo os profissionais externos possam participar por chamada de vídeo ou usando outras tecnologias de transmissão.

O objetivo da participação de todos os setores é justamente que os profissionais também possam interagir com os clientes para que todos aprendam, troquem e possam evoluir como um time.

02. Tenha clareza dos objetivos

Para que uma reunião seja eficiente é preciso que todos os profissionais envolvidos tenham clareza sobre os objetivos, para que possam transmiti-los aos clientes.

Se não há uma definição adequada de quais são os objetivos na reunião, dificilmente haverá efetividade no processo.

Portanto, vale muito a pena que todos na equipe estejam devidamente orientados e possam esclarecer os objetivos para aqueles que estão dispostos a participar da QBR.

03. Estruture uma agenda

Falando em clareza sobre a reunião, é preciso traçar uma agenda que reúne todos os tópicos que serão abordados durante a QBR.

Dessa forma, é possível que todos estejam em sintonia quando estão juntos. Lembre-se de estruturar a agenda com total clareza. Dessa forma, o cliente vai conseguir compreender a proposta. Jamais inicie uma QBR sem que a agenda adequada esteja devidamente montada.

04. Proporcione um espaço para conversas honestas

É preciso que as reuniões sejam feitas em um espaço que realmente proporcione conversas honestas. As pessoas envolvidas precisam se sentir à vontade para expor suas opiniões sem censura, receios ou problemas para lidar com o que foi falado após o processo da reunião.

Um dos princípios essenciais do sucesso das QBRs é justamente esse espaço em que todos se sentem à vontade para falar. Caso contrário, a reunião não será tão frutífera quanto poderia ser.

Portanto, vale a pena ter o cuidado de estabelecer um ambiente acolhedor, em que nenhuma opinião seja mais importante que a outra e todas sejam tratadas com respeito. De modo que, isso proporciona alcançar o máximo de informações que a empresa pode coletar de seu público. Visando que os dados possam ser usados em benefício do negócio.

Afinal, sabendo quais são os anseios, desejos e o que seus clientes esperam, é possível fazer uma série de ajustes para se manter eficiente e relevante.

Portanto, não há certo e errado durante a reunião e o objetivo sempre deve ser que a Quarterly Business Review permita acesso à todas as visões possíveis oriundas dos visitantes.

Dessa forma, é possível trabalhar com um vasto material para implementar melhorias significativas.

05. Delegue funções após a reunião

A reunião QBR requer que a equipe determine claramente quais serão os responsáveis por cada atividade que foi definida como foco de execução nos próximos meses.

De modo que, o time possa se dividir para dar conta das demandas, com o objetivo de trabalhar em todos os apontamentos que foram levantados.

Dessa forma, as pessoas envolvidas terão objetivos nítidos, facilitando a gestão de processos e implementação dos ajustes que foram definidos como essenciais ao longo da reunião.

O que contribui para que o time seja mais eficiente para alcançar os resultados desejados e possa atingir o sucesso esperado.

06. Prepare-se para um novo ciclo de reunião

As QBRs são um ciclo infinito, principalmente, quando a empresa tem um objetivo claro de crescimento e
satisfação dos clientes.

Portanto, após 2 meses da última reunião é hora de começar a se organizar novamente para a próxima, reiniciando o ciclo.

O objetivo é sempre trazer novidades para os participantes, mostrando que a empresa está de fato evoluindo conforme foi proposto na última reunião.

Aproveite que agora já sabe mais sobre as QBRs para implementá-las em seu negócio, afinal,
são extremamente produtivas e benéficas quando são bem executadas.

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