8 TendĂȘncias de Employee Experience para 2022

É perceptĂ­vel o quanto as empresas estĂŁo cada vez mais preocupadas com a experiĂȘncia do colaborador. É por isso que conhecer as 8 tendĂȘncias de Employee Experience para 2022 Ă© essencial.

Sabemos que os dois Ășltimos anos nĂŁo foram dos melhores. Depois de um 2020 incerto e um 2021 ainda nebuloso, parece que as coisas começam a tomar um rumo a partir de agora, embora a pandemia nĂŁo tenha se extinguido por completo.

No entanto, Ă© essa a hora em que as empresas começam a encarar os seus colaboradores, alguns ainda trabalhando remoto, outros retornando as atividades alocadas. Agora mais do que nunca Ă© importante pensar em tornar a experiĂȘncia positiva e estreitar os laços.

Principais Dicas Para Uma Excelente ExperiĂȘncia Do Colaborador

Existem algumas dicas que podem ajudar na construção de um ambiente de trabalho mais saudåvel e feliz.

É importante entender que salários competitivos e benefícios atraentes, por si só, não são suficientes para seduzir os melhores talentos.

01. Seja empĂĄtico:

A empatia entra como um dos fatores mais importantes nesse contexto. Isso quer dizer que Ă© fundamental entender que nem sempre os seus colaboradores conseguem dar o mĂĄximo de si.

É fundamental abordar e entender a experiĂȘncia do colaborador a partir da Ăłtica dele, e nĂŁo apenas da empresa. A Ășnica forma de fazer isso Ă© ouvindo as opiniĂ”es e se propondo a entender quais demandas a equipe possui. Pensando nisso, os lĂ­deres devem:

  • Demonstrar interesse: mostre para seus funcionĂĄrios que vocĂȘ tem interesse em saber como eles estĂŁo e tornar a experiĂȘncia melhor;
  • Adotar um feedback pessoal: converse com as pessoas adicionando um toque pessoal. Elogie especificamente um funcionĂĄrio, aponte um talento, ressalte uma performance positivo de forma genuĂ­na e respeitosa.
  • Conectar-se com a equipe: arranje tempo para se conectar com a equipe, seja atravĂ©s de um cafĂ© da manhĂŁ previamente planejado, ou aquela reuniĂŁo descontraĂ­da ao final da sexta-feira.
  • Respeitar o limite individual: cada funcionĂĄrio tem o seu limite. Respeite isso. Alguns serĂŁo mais fĂĄceis de se conectar e outros se mostrarĂŁo mais fechados. Isso nĂŁo impede que a experiĂȘncia seja positiva para ambos.

Lembre-se que o líder tem um papel fundamental no bem-estar da equipe. Por isso ele deve se incluir como peça essencial de uma estratégia de Employee Experience.

02. Descubra o que a sua equipe quer:

Presumir que os funcionĂĄrios querem salĂĄrios melhores, uma sala de convivĂȘncia ou uma copa bem equipada nĂŁo Ă© o suficiente para traçar uma ação de ExperiĂȘncia do Colaborador.

É fundamental obter dados concretos sobre as demandas da equipe. Isso pode ser feito atravĂ©s de pesquisas e conversas diretas com os funcionĂĄrios alĂ©m da famosa reuniĂŁo de desligamento que pode apontar os motivos pelos quais aquele profissional quer sair da empresa.

03. Gere valor:

A relação profissional não precisa ser engessada e fria. Na verdade, cada vez mais os profissionais qualificados requerem também um atendimento e uma tratativa mais humana e pessoalizada.

Cuide dos seus funcionårios como clientes. Deixe que eles deem a opinião e que consigam conduzir conversas em que também possam expressar sobre suas condiçÔes pessoais.

04. Procure aumentar o engajamento da equipe

NĂŁo podemos falar em tendĂȘncias de Employee Experience para 2022 sem considerarmos o quanto Ă© fundamental ter uma equipe engajada. Especialistas apontam que equipes engajadas tambĂ©m sofrem menos com rotatividade.

Uma sugestão aqui é criar um canal onde os próprios funcionårios consigam se elogiar e reconhecer as atuaçÔes um dos outros. Isso gera engajamento e também colabora para que os funcionårios criem laços entre si.

05. Mantenha a opção remota:

O home office jå era um debate antes da pandemia. Porém, a crise sanitåria acelerou o processo e obrigou algumas empresas a olharem para isso com mais carinho e entendendo a importùncia dessa opção.

Porém, com a retomada das atividades, muitos funcionårios esperam ainda contar com essa possibilidade.

Segundo uma pesquisa realizada pela Joblist, mais de 60% dos funcionĂĄrios consideram que a possibilidade trabalho remoto Ă© um diferencial que aumenta a fidelidade com a empresa. VocĂȘ pode ler o artigo original aqui.

Caso nĂŁo seja possĂ­vel adaptar todas as atividades de sua empresa para o home office, pense em semanas hĂ­bridas, em que os funcionĂĄrios podem mesclar dias na empresa e outros remotos.

06. Invista em aprendizado:

Hå algo que ainda é muito ignorado, mas que é parte crucial de uma ação de Employee Experience:
o aprendizado. As empresas precisam estimular o crescimento de seus funcionĂĄrios a partir dos ensinamentos.

Cursos, webinars, palestras com profissionais que sĂŁo referĂȘncias de mercados e parcerias com bolsas de estudos sĂŁo algumas das sugestĂ”es nesse quesito.

07. Cuide da cultura da empresa

Employee Experience Ă© um conceito que estĂĄ diretamente atrelado a cultura empresarial. Sendo assim, olhe em volta e entenda se a sua equipe parece feliz, se as pessoas ao redor estĂŁo satisfeitas.

Existem sinais que apontam para problemas na cultura da empresa. Alguns dos mais Ăłbvios sĂŁo:

  • Fofocas e brigas;
  • GestĂŁo ditatorial;
  • Problemas na comunicação interna;
  • Atrasos e absenteĂ­smo;
  • Favoritismo de funcionĂĄrios.

Tudo isso acaba causando a alta rotatividade, que é o extremo da falha da cultura da empresa. Preste atenção a esses sinais e procure formas de diminuir isso estabelecendo uma cultura interna mais objetiva e eficaz.

08. Estimule a sensação de pertencimento

Ainda que aumentar o salårio ou investir em um espaço mais bonito e agradåvel nem sempre seja possível por questÔes financeiras, hå algo que estå sempre ao seu alcance: a possibilidade de aumentar a sensação de pertencimento.

Ninguém fica onde não se encaixa. Ainda que algumas pessoas insistam, em algum momento se cansam e buscam por outras opçÔes.

Essa é, na verdade, uma jornada constante que requer olhar com carinho e atenção ara a sua equipe. Só assim serå possível melhorar a Employee Experience e tornar a jornada do colaborador verdadeiramente feliz.

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