Como impulsionar a adoção de produtos através de uma abordagem multicanal

Dominar o processo de adoção de produtos é fundamental para que seja possível impulsionar o negócio. Afinal, através de uma abordagem multicanal é possível atrair mais consumidores e expandir os negócios.

Pensando nisso, nós trouxemos todas as dicas e informações necessárias para aplicar o método em seu negócio, impulsionando a adoção de produtos.

Confira tudo a seguir e compreenda em detalhes como impulsionar a adoção de produtos através de uma estratégia de abordagem multicanal que realmente funciona.

O que é o processo de adoção de produtos?

Antes de mais nada, é importante entender que o processo de adoção de produtos consiste em uma ferramenta que analisa todo o tempo de existência do produto. Ou seja, é uma forma de analisar desde o desenvolvimento do produto até sua retirada do mercado.

Entendendo que, o ciclo de adoção de produto se dá em fases e dependendo do produto ,público-alvo e uma série de outros fatores a permanência em cada fase do ciclo pode variar.

Um produto inovador, por exemplo, pode ter um ciclo muito mais longo. Assim como, produtos que possuem pouca concorrência.

A partir do entendimento de que um produto passa por etapas que precisam ser bem planejadas, é possível proporcionar bons resultados comerciais adotando estratégias de marketing e vendas adequadas para cada etapa.

Afinal, por mais que o produto seja excelente ele precisa da divulgação correta para que suas vendas sejam satisfatórias.

Todo produto possui o ciclo de vida e um ciclo de adoção dividido nas seguintes fases: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio. Quanto cada produto irá durar em cada fase é algo realmente único e que precisa ser estudado.

Entenda um pouco melhor cada fase

Para entender como impulsionar a adoção de produtos através de uma abordagem multicanal, é preciso compreender cada fase, confira:

1. Desenvolvimento

O desenvolvimento é a etapa de criação do produto, sendo um período no qual a empresa já começa a contactar o público-alvo para deixar claro que está trazendo novidades para o mercado.

2. Introdução

É a etapa em que já validou os recursos do produto ou serviço e o lançamento está pronto para entrar no mercado.

A fase de introdução também é marcada pela entrada do produto no mercado, mesmo que seja com um volume de venda baixo ou inexistente.

3. Crescimento

É a fase do ciclo em que as primeiras vendas começam a ocorrer e o negócio começa a perceber que sua solução foi aceita pelos consumidores.

4. Maturidade

Trata-se da etapa em que a empresa atinge o máximo potencial de vendas, gerando uma estabilização posterior.

Na etapa de maturidade do produto é indispensável que a empresa use todo seu conhecimento de público-alvo e estratégias de satisfação do cliente para evitar o declínio no mercado.

5. Declínio

É a fase em que ocorre queda nas vendas, redução de demanda no mercado e a empresa já ficou com poucas alternativas de inovações e melhorias para mudar esse cenário.

Curso Introdução ao customer success

Como utilizar uma abordagem multicanal para o processo de adoção?

Entendido como se dá o processo de adoção de produtos resumidamente, ficou claro que existe um período no qual qualquer produto terá sucesso. E obviamente, após esse boom de crescimento e estabilização vem o período de declínio do produto.

Por isso, é importante que a equipe tenha expertise para atuar no momento certo visando realmente alcançar um boom gigantesco, capaz de ocasionar um faturamento elevado.

De modo que, na fase de maturidade a empresa também possa investir capital em manter o produto ou serviço relevante, através de pequenas melhorias.

Dessa forma, é possível prolongar o ciclo de vida, evitando que o produto ou serviço venha a entrar em rápido declínio.

A abordagem multicanal entra justamente na etapa do crescimento do negócio, de modo que, a visualização constante da mensagem da empresa em diferentes canais faz com que o cliente sinta segurança de adquirir produtos ou serviços da marca.

Quanto mais familiarizada a pessoa está com a ideia por causa da estratégia multicanal, melhor tende a ser para o negócio.

A escolha dos canais é fundamental para beneficiar a estratégia

Um aspecto importantíssimo que toda empresa precisa ter em foco na hora de adotar a abordagem multicanal é o entendimento de quem é o público-alvo do produto ou serviço.

Tendo em vista que, sabendo o público-alvo a empresa poderá investir em identificar quais são os canais que deverá usar para atingir esse público.

Afinal, a eficiência da estratégia requer uma comunicação nos canais adequados para que o investimento atinja o público desejado e a partir disso, mais pessoas comprem o produto ou serviço.

Com uma comunicação eficiente em todos os possíveis canais nos quais os clientes estão dispostos a visualizar a mensagem da marca, a tendência natural é de aumento expressivo do resultado na etapa de crescimento do produto.

Como a abordagem multicanal impulsiona o seu negócio?

Estar presente em todos os canais nos quais os clientes interagem e buscam informações, com uma comunicação voltada para essa comunidade é fundamental.

De modo que, as pessoas se identifiquem com o que a marca diz e possam ter interesse pelos novos produtos lançados.

Quando a empresa já transmite uma comunicação com credibilidade, clareza e boas informações, é natural ter uma aproximação com os clientes.

Essa aproximação possibilita o acompanhamento de dados e até mesmo insights para melhorar produtos e criar novos produtos.

Ao lançar o produto e divulgar em múltiplos canais a empresa consegue atingir todos os potenciais clientes que desejam comprar aquele item.

O que é importante principalmente para que a credibilidade da empresa seja positiva mesmo junto aos consumidores. Afinal, eles recebem uma verdadeira enxurrada de informações com uma comunicação clara e que é constantemente reforçada em todos os canais que a pessoa acessa.

Ao mesmo tempo, a empresa se beneficia por conseguir comunicar sua mensagem para um público amplo, independentemente da idade, classe social e gênero do público que deseja atingir.

Afinal, em cada canal é natural que consiga impactar uma determinada parte do público e a somatória dos vários canais contribui justamente para uma fatia expressiva de potenciais consumidores conhecendo e interagindo com a marca.

Portanto, é interessante usar a abordagem multicanal para impulsionar a adoção de produtos, obtendo bons resultados a partir da estratégia.

Sobre a CS Academy

A CS Academy é a maior referência em educação customer centric na america latina, e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.

Temos a plataforma de conteúdos mais completa para profissionais das áreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se você quer se tornar referência no mercado, o seu lugar é aqui.

Tá esperando o quê? Se inscreva aqui!

ARTIGOS RECENTES

DESTAQUE

GLOSSÁRIO

Gostou deste conteúdo? Nós temos um glossário Customer Centric com muito mais!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

POSTS RELACIONADOS