O analista de suporte ao cliente é um profissional muito valioso para as empresas, que atua oferecendo atendimento técnico ao consumidor. Ao disponibilizar uma boa equipe de suporte ao cliente, a marca consegue se diferenciar e fidelizar consumidores satisfeitos.
Por isso, é natural que a área de suporte ao cliente cresça ao longo dos anos e demonstra sua importância para empresas de todos os segmentos.
Para te ajudar a entender mais sobre o cargo e sua relevância nas organizações, nós trouxemos mais informações sobre o cotidiano do analista de suporte. Dessa forma, poderá perceber se é a carreira que deseja seguir.
O que faz um analista de suporte?
O analista de suporte ao cliente é o profissional acionado sempre que consumidores precisam de suporte técnico.
Existem muitos gatilhos que fazem um consumidor procurar suporte técnico, desde falhas na prestação do serviço até dificuldades de uso.
Por isso, muitas empresas oferecem um time especializado em suporte ao cliente, para atender rapidamente e garantir a solução dos problemas.
Quando o suporte é rápido e qualificado, o problema do consumidor é resolvido e a experiência é positiva. Aspecto que faz toda a diferença para que possa fidelizar os clientes da marca.
Portanto, é natural que mais empresas estejam contratando analistas de suporte, que conseguem auxiliar no sucesso do cliente.
Garantindo que o profissional seja bem treinado, ofereça toda a ajuda possível e esteja sempre disponível para prestar suporte ao consumidor.
Leia mais em nosso blog:
- Analista de atendimento ao cliente: Tarefas, salário e perfil ideal
- Operação de Atendimento ao Cliente: Qual a estrutura ideal?
Onde o analista de suporte pode atuar?
O mais comum é que o analista de suporte ao cliente atue em empresas de tecnologia. Todavia, o profissional poderá ser contratado para diferentes negócios, como:
- Empresas de telecomunicações;
- Empresas de tecnologia;
- Bancos tradicionais e digitais;
- Escolas e universidades;
- Farmacêuticas;
- Serviços públicos e municipais;
- Fornecedores de energia e água.
Perceba que o leque é bastante extenso, com negócios de diferentes setores que contratam profissionais para dar suporte ao cliente.
O objetivo de todos esses negócios é comum: garantir a satisfação do consumidor. E para tal, o profissional de suporte precisa ter acesso a informações, estar preparado e conhecer a dinâmica da prestação de serviço da empresa.
Uma vez que as informações e conhecimento sobre o cotidiano do negócio auxiliam a prestar um suporte de maior qualidade. Justamente por conhecer profundamente o serviço que a empresa presta e quais são as dificuldades que o cliente pode enfrentar.
Em muitos casos não é preciso ter um domínio profundo de informações sobre tecnologia. Todavia, quanto maior é a capacidade de se colocar no lugar do cliente e mais conhecimento o profissional tem sobre o produto ou serviço, melhor.
Justamente para que consiga entender as dificuldades que cada cliente está relatando e possa prestar o melhor suporte durante a interação. Ao resolver a demanda do consumidor, é natural fidelizá-lo.
Qual o salário de um analista de suporte?
Segundo o Vagas.com, o salário médio do analista de suporte no Brasil é de R$2.269. Contudo, os salários mais altos registram R$3.232.
É normal que o salário mais alto seja disponibilizado para aquele profissional que tem mais experiência na área e que entrega bons resultados.
Afinal, quando se tem um profissional realmente capacitado auxiliando no dia a dia de atendimento, é natural que ele impacte positivamente o negócio.
O bom suporte ao cliente promove retenção dos consumidores. Aspecto que faz toda a diferença para que a empresa possa crescer, mantendo uma boa base de clientes.
Os melhores salários para profissionais que atuam com suporte técnico no Brasil são pagos no Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e outras capitais.
Portanto, quem busca ter uma carreira de sucesso na área deve se posicionar estrategicamente, aproveitando que normalmente são as maiores empresas que contratam. Uma vez que, grandes negócios costumam ter demanda por equipes que lidam com a retenção de clientes.
Como se tornar um analista de suporte?
Para se tornar um analista de suporte geralmente o profissional busca formação em áreas como tecnologia da informação, engenharia da computação e ciências da computação.
É interessante perceber que o profissional pode ter formação no ensino superior ou formação técnica na área para pleitear sua oportunidade de emprego.
Todavia, o profissional também precisa desenvolver algumas habilidades que não são técnicas, como:
Capacidade de comunicação
Um analista de suporte precisa ter excelente capacidade de comunicação. Uma vez que, é preciso entender a dificuldade dos clientes e corrigir o problema existente.
O que demanda uma boa capacidade de comunicação, entendendo o que o cliente precisa e oferecendo soluções.
Ser claro na forma de falar, não usar termos que possam gerar ambiguidade e uma série de outros fatores farão a diferença.
Portanto, é fundamental melhorar a sua capacidade de comunicação, para que possa ter ótimos resultados em sua atuação.
Buscar conhecimento específico de atendimento ao cliente
Um profissional que é técnico e tem expertise em uma área ou sistema não necessariamente lida bem com atendimento ao cliente.
Portanto, o profissional que deseja lidar com atendimento ao cliente precisa se preparar para tal. Com o intuito de que a atividade de suporte seja feita com qualidade, mantendo a satisfação dos clientes da empresa.
Se capacitar para liderar
É natural querer ganhar mais ao longo da carreira e para tal, o próximo passo de quem oferece suporte é gerenciar a equipe de atendimento.
Por isso, é importante que o profissional que deseja sucesso na carreira se prepare não só para o cargo que já ocupa, como também, busque se preparar para progredir.
Dessa forma, poderá apresentar uma performance que atende a demanda de seus empregadores, viabilizando sua promoção.
Perceba que, a carreira como analista de suporte está em alta e tende a se manter dessa forma ao longo dos próximos anos.
Uma vez que, é um setor que vem crescendo nas organizações e apresentando demanda. Justamente por isso, é importante que os profissionais se capacitem para trabalhar na área.
De modo que, possam se tornar especialistas para lidar com o suporte ao cliente, oferecendo um trabalho de excelência.
Todas as empresas precisam de profissionais capacitados, com experiência e que realmente se dediquem. Curtiu o conteúdo? Aproveite para desenvolver sua carreira em Atendimento/Suporte com a nossa equipe.