Sua empresa tem equipe de pré-vendas? Ter esse tipo de suporte pode fazer toda a diferença nos resultados alcançados em seu cotidiano!
Muito embora não seja uma prática comum em empresas de médio ou pequeno porte, o setor de pré-vendas é fundamental para o crescimento de um negócio.
E por isso mesmo, trouxemos mais informações sobre o que é pré-venda, como esse setor impacta no resultado das vendas e como você pode utilizar esse processo para beneficiar seu negócio.
O que é o setor pré-vendas?
O setor de pré-vendas é uma área comercial que atua exclusivamente no objetivo de prospecção e qualificação de leads.
Dessa forma, quando o vendedor chega a entrar em contato com o lead, sua única tarefa é de fato finalizar a venda. Afinal, a equipe já fez os primeiros contatos e já atuou para que a venda ocorra.
De modo que, o vendedor terá seus esforços poupados, evitando que fique na rua visitando inúmeros possíveis compradores que não fecham negócio.
Isso é importante para poupar recursos, afinal, é possível minimizar o gasto de deslocamento. Bem como,
é essencial para que a equipe tenha uma performance acima da média.
Uma vez que, mesmo com um time enxuto de vendedores, todos aqueles que estão na rua representando a empresa conseguem fechar negócio na maior parte das visitas que efetua.
Justamente por já ter ocorrido um trabalho preparatório para identificar a possibilidade de fechamento.
O setor de pré-vendas só funciona para quem tem vendedores externos?
Não! Na prática, o setor de pré-vendas é responsável somente pelo primeiro contato com os leads obtidos pela equipe de marketing.
Dessa forma, é possível validar a possibilidade de se tornarem clientes ou não. A equipe executa uma série de verificações e faz a análise das respostas. A partir de então, percebendo que é um lead com potencial de se tornar um cliente a equipe envia o contato para o vendedor já com todas as informações necessárias.
Aspecto que contribui para que o vendedor consiga ser muito mais assertivo em sua abordagem junto ao potencial cliente.
Portanto, a equipe consegue dividir bem as tarefas, evitando que os vendedores passem muito mais tempo tentando encontrar clientes que propriamente vendendo.
Quais os objetivos desse setor?
A principal função do setor é desenvolver a venda, a partir de um primeiro contato eficiente que poupa tempo do time de vendas.
O pré-vendas é capaz de fazer as perguntas corretas para identificar se o potencial comprador está pronto para se tornar de fato um comprador.
E após alguns gatilhos de passagem considerando que o lead é qualificado, é marcada uma reunião com o vendedor para que a negociação prossiga.
As principais atividades do setor são qualificar o lead, conectar e agendar a reunião para que a venda possa se desenvolver.
Por isso mesmo, criar um setor de pré-venda é interessante para que o processo de vendas de sua empresa seja otimizado e seu time tenha sempre a melhor performance.
Como utilizar o processo de pré-vendas?
Para que o processo de pré-vendas funcione é muito importante que todos os envolvidos estejam cientes de suas funções e papéis.
De modo que, o setor de pré-venda realmente possa funcionar conforme o esperado e consiga diminuir muito o número de reuniões com o vendedor que terminam sem a assinatura de um contrato.
Afinal, o objetivo é que ambos os setores se vejam como parte do setor de vendas, ambos sejam valorizados e tenham sua importância reconhecida, inclusive por meio da remuneração adequada.
Por isso mesmo, é preciso estruturar um processo pré-vendas eficiente e que faça sentido. O marketing precisa disponibilizar um número significativo de leads para que o setor possa manter contatos e fazer esse filtro.
Todos os envolvidos precisam ter metas claras e entender a importância de suas funções.
Caso contrário, haverá dificuldade no relacionamento entre as partes envolvidas, desencadeando dificuldade de obter resultados expressivos.
Quais as vantagens de adotar um setor de pré-vendas?
Ainda está em dúvida se vale a pena adotar um setor de pré-vendas em sua empresa? É importante se atentar para alguns fatores que são as principais vantagens dessa medida. Confira quais são elas:
1. Aceleração do processo de venda
Ao invés de enviar seu vendedor para bater de porta em porta ou fazer diversas ligações intermináveis oferecendo o serviço, é possível direcionar a equipe de vendas somente onde ela é desejada.
Afinal, o time de pré-vendas já fez a seleção detalhada e a equipe de vendas sabe exatamente o que fazer para fechar negócio.
Dessa forma, ocorre uma otimização significativa no processo de vendas, evitando que os vendedores percam tempo e fiquem desmotivados com o processo.
2. Funil de vendas mais equilibrado
Com uma equipe de pré-vendas é possível evitar que o funil de vendas fique inchado no topo sem que os clientes cheguem até a etapa final do funil.
Esse desequilíbrio é comum justamente por ter um vendedor que entra em contato com leads que não são qualificados e que, por isso, tomam muito tempo e dificultam o processo de levar leads qualificados a fechar negócios com a empresa.
Portanto, se você deseja ter uma transição saudável dos clientes por todas as etapas do funil de vendas, é preciso investir em uma equipe que vá fazer essa filtragem.
Garantindo que o time de vendas não perca tempo e possa fechar muitos negócios novos para sua empresa todos os dias.
3. Diminuição do custo de aquisição de clientes
Quando se tem um time de pré-vendas trabalhando os leads que chegam até sua equipe de vendas é possível ter uma redução significativa de custos.
Afinal, seu time de vendas não perderá tempo e recursos visitando locais e entrando em contato com leads que não vão gerar novos negócios.
O time bem estruturado ajuda o negócio a crescer
Agora que já sabe o que é o time de pré-vendas, como ele atua e qual sua importância, é possível compreender que uma boa estruturação faz toda a empresa crescer.
Por isso mesmo, aproveite essas informações e verifique se é a hora ideal de montar seu time de pré-vendas para turbinar suas negociações.
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