As soft skills são habilidades que uma pessoa tem, e que se refletem diretamente nas suas relações sociais. Essas habilidades entraram muito em evidência no mercado de trabalho, pois foi mostrado que ter habilidades sociais, desempenha tanta importância quanto ter habilidades técnicas.
Na área customer centric, é necessário que algumas dessas habilidades interpessoais sejam ainda mais acentuadas, pois sendo uma área que lida diretamente com a experiência do consumidor, qualquer deslize pode interferir no sucesso do seu cliente.
Quer saber quais são essas soft skills? Só continuar a leitura abaixo.
O que é Soft Skill?
Soft skills é o termo que se refere às habilidades ditas como “finas”, que vão além do currículo e que geralmente são baseadas na forma como uma pessoa se comunica, age e se comporta em sociedade.
Ditas habilidades emocionais, as softs skills, são criadas a partir da nossa experiência, não só do âmbito profissional, mas também pessoal, influenciando diretamente como lidamos com o mundo à nossa volta.
Mesmo sendo muito difíceis de mensurar e desenvolver, as soft skills são muito valorizadas atualmente, pois trata diretamente dos fatores comportamentais de cada pessoa, e de como ela lida com o outro, fato que a cada dia se torna essencial dentro da cultura organizacional das empresas.
Por que desenvolvê-las ?
Desenvolver soft skills pode não ser uma tarefa fácil, mas é definitivamente necessária. No cenário atual, as habilidades comportamentais vem sendo o principal artifício para se destacar no mercado de trabalho, pois apesar de muito importantes, as habilidades técnicas ou as power skills muitas vezes não são o suficiente para uma contratação.
Além de ser muito importante na hora de contratação, as soft skills fazem total diferença para uma bons resultados dentro da empresa. Ter um bom relacionamento com colegas de trabalho é essencial para conseguir executar bem suas tarefas, e atingir os resultados esperados, e é aí que habilidades como a comunicação e o trabalho em equipe se destacam, por exemplo.
Quais as soft skills necessárias na área Customer Centric
Para atuar em um setor que seja customer centric, o profissional precisa saber manter um bom relacionamento com o cliente, retirar as suas dúvidas e resolver todos os problemas que ele possa enfrentar durante a jornada, e é por isso que as habilidades interpessoais fazem toda a diferença dentro dessa área.
Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre as soft skills nos tópicos anteriores, chegou a hora de saber quais delas são as mais requisitadas quando falamos da área customer centric.
Empatia
Empatia significa ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, e procurar entender como aquela pessoa se sente e como ela agiria em determinadas situações, e por isso é uma habilidade fundamental da área customer centric.
Ter empatia faz total diferença quando falamos de atendimento, e ainda mais quando o assunto é a cultura centrada no cliente. Ao fazer um atendimento humanizado e empático, que seja focado nos problemas, dores e preocupações dos seus clientes você terá uma maior chance de solucionar seus problemas, e fazê-lo atingir o sucesso desejado.
Comunicação
É fundamental que um profissional da área customer centric saiba se comunicar de maneira efetiva. Saber transmitir informações com clareza e segurança, é extremamente importante na hora de dar bom suporte para o seu cliente, e fazê-lo entender a sua solução.
Uma boa comunicação ajuda a estabelecer um diálogo eficiente, e que diminua os conflitos e dores que o cliente possa ter com a sua empresa. Então se você pensa em trabalhar dentro do mercado customer centric, e ainda não se comunica bem, corre para desenvolver essa soft skill.
Proatividade
Um profissional do mercado customer centric tem que conseguir antecipar situações e montar os planos de ação necessários para possíveis problemas que o cliente possa enfrentar, por isso a proatividade é tão importante nesse campo.
Ser proativo vai garantir que o profissional dessa área tenha maior facilidade para antecipar esse tipo de cenário, o que vai manter a jornada do seu cliente de forma regular e satisfatória.
Resolução de problemas
Saber resolver problemas é definitivamente uma soft skill que alguém da área customer centric precisa dominar. Por lidar diretamente com a satisfação do cliente, ao fim da jornada é necessário saber como ajudá-los com as possíveis dores que podem ter acontecido durante esse processo.
O profissional customer centric tem que conseguir antecipar e fornecer soluções, mas para isso é necessário que se tenha a habilidade de fazer isso de forma eficiente, e satisfatória.
Inteligência emocional
Ao estar dentro de uma área focada no cliente, o profissional vai lidar diretamente com as emoções dos seus consumidores, sejam elas positivas ou negativas. Por isso é necessário ter a capacidade de trabalhar e administrar essas emoções de forma inteligente.
Ter inteligência emocional para lidar com situações de crise durante a jornada do seu cliente, é um fator importantíssimo para que os problemas possam ser contornados e assim o seu cliente saia satisfeito da experiência.
Esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre as soft skills, e principalmente quais delas vão te ajudar a se destacar no mercado customer centric.
Se você ainda não tem algumas dessas soft skills citadas acima, não se preocupe, essas habilidades ainda podem ser desenvolvidas através de estudos e cursos especializados, e a CS Academy é a maior referência em educação customer centric na america latina.
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