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Atendimento ao público: Quais seus tipos e como melhorar

Sumário

O atendimento ao público é uma tarefa crucial para empresas de todos os setores. Afinal, é determinante para a manutenção de boas relações comerciais.

Por isso mesmo, entender a importância de promover uma boa experiência de atendimento para seu público é um alicerce de qualquer negócio.

Afinal, uma equipe consciente da importância de prestar um bom atendimento ao consumidor se posiciona de forma diferenciada. E é justamente por isso que trouxemos informações sobre os tipos de atendimentos e como melhorar em seu negócio. Confira dicas valiosas a seguir.

O que é atendimento ao público?

O atendimento ao público é uma possibilidade de interagir com consumidores, oferecendo uma experiência positiva e resolvendo suas demandas.

Seja para tirar dúvidas, oferecer uma solução ou prestar suporte após a venda, o atendimento é fundamental para que a empresa se posicione no mercado.

Afinal, é uma possibilidade de interação que mostra o propósito e o comprometimento da empresa com seus clientes.

Segundo Kotler e Armstrong, autores do livro Princípios do Marketing, o atendimento é uma das principais ferramentas de promoção da marca.

Uma boa experiência durante o atendimento tem o poder de influenciar positivamente na percepção que o cliente tem sobre a empresa. 

Qual a sua importância?

É durante o atendimento ao público que a empresa pode demonstrar seus diferenciais e disposição para solucionar as demandas do cliente.

Ao longo da experiência é possível surpreender o cliente, demonstrando a qualidade do atendimento oferecido. O que também impacta no aumento das chances de ter esse consumidor retornando para novas interações.

Segundo a pesquisa CX Trend 2022 da Zendesk, 97% dos clientes estão dispostos a gastar mais com empresas que personalizam o atendimento. O que demonstra a importância de ter um atendimento de excelência para faturar em qualquer nicho.

Empresas que buscam se destacar frente aos seus concorrentes precisam investir na qualidade da experiência que promovem para seus consumidores.

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Quais os tipos de atendimento ao público

É importante perceber que na atualidade existem diferentes tipos de atendimento ao público e todas as interações são importantes. Cada empresa deve oferecer o tipo de atendimento que é condizente com a demanda de seu público, conheça mais e entenda:

Atendimento presencial

O atendimento presencial é extremamente importante em todos os negócios, mesmo com a digitalização das empresas. 

Portanto, ter um bom espaço físico e atendimento capaz de gerar uma boa experiência é fundamental. A equipe deve estar preparada para atender o cliente demonstrando os produtos ou serviços e esclarecendo todas as dúvidas.

É essencial que o ambiente seja agradável e confortável e que a equipe seja numerosa o suficiente para atender com rapidez.

Atendimento telefônico

Seja por ligação ou mensagem de WhatsApp, o atendimento telefônico ainda é importante para tirar dúvidas dos clientes.

Geralmente é uma maneira rápida de sanar demandas e é possível aproveitar a lista de contatos para divulgar promoções. Portanto, é um método interessante para a empresa se comunicar com o seu público.

Atendimento por e-mail

O atendimento ao consumidor por e-mail é interessante para deixar as informações registradas no histórico. Além disso, é possível entender as necessidades daquele cliente e personalizar as próximas interações.

Um ponto interessante de ter atendimento por e-mail é que o contato daqueles clientes é valioso para uma estratégia futura de e-mail marketing. Portanto, é uma forma segura de atender seu público com agilidade e que é benéfica para as duas partes.

Atendimento por chat

Alguns sites e aplicativos oferecem chat para atendimento ao cliente. Dessa forma, o suporte é rápido e personalizado, para atender a demanda daquele cliente.

Todavia, é interessante recorrer ao uso de mensagens automatizadas para acelerar o atendimento e é preciso ter uma equipe dedicada ao suporte.

Em muitos negócios oferecer o atendimento por chat não é interessante. O mais habitual nesses casos é que o site seja integrado ao WhatsApp da empresa, para dar suporte direto pelo app.

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Atendimento nas redes sociais

Além de ser uma poderosa ferramenta para distribuir conteúdo, as redes sociais são relevantes para interagir com o público.

Por isso, as empresas que possuem perfil devem prestar atenção nas mensagens dos clientes e responder comentários. De modo que, demonstre que a marca realmente se importa com cada consumidor.

Muitas empresas abrem perfis em várias redes sociais e não prestam um suporte adequado. E essa falta de atendimento pode gerar insatisfação com a marca. Portanto, é um fator relevante para analisar quando se pensa em qualidade de atendimento ao público.

Uma vez que, as pessoas procuram a marca por ser um canal oficial e não recebem o retorno esperado, gerando frustração. É válido ter um colaborador disponível para lidar com o atendimento ao cliente online, prestando o melhor suporte possível.

Dicas de como fazer um bom atendimento ao público

Algumas dicas podem fazer toda a diferença para melhorar o atendimento de seu cliente, confira:

  • Conhecer profundamente o produto ou serviço: A equipe precisa conhecer todos os detalhes sobre o produto ou serviço. De modo que, consiga esclarecer dúvidas e oferecer informações detalhadas para o consumidor.
  • Ser ágil: Seja qual for o meio de atendimento, a agilidade é importante para que o cliente se sinta bem atendido. A rapidez e eficiência costumam garantir que o cliente tenha uma experiência mais agradável.
  • Empatia: É importante que os profissionais se coloquem no lugar do cliente, para que possa entender suas necessidades e expectativas. Dessa forma, 
  • Personalizar: Seja qual for o canal de atendimento, é possível e necessário personalizar a experiência. Experiências personalizadas dão ao cliente a sensação de que ele é importante e especial.
  • Ofereça solução: A equipe deve praticar a escuta ativa e oferecer soluções para o cliente. Seja uma reclamação ou a primeira compra, oferecer uma boa solução é um diferencial que faz o cliente se sentir bem com a experiência vivenciada.

Investir na melhora contínua e treinamento de sua equipe de atendimento ao público é indispensável. Afinal, todo negócio precisa de boas relações com o consumidor para vender mais e se manter competitivo no mercado.

Aproveite as dicas e invista no setor de atendimento ao público de sua empresa!

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