Atendimento online: Quais seus benefícios na experiência do cliente

Atendimento online

O atendimento online de sua empresa é tão excelente quanto deveria? Prestar um bom suporte ao cliente online não é uma novidade e deveria ser uma prioridade de seu negócio.

Afinal, segundo o Google 9 em cada 10 brasileiros pesquisam online antes de efetuarem uma compra. O que demonstra a importância de sua empresa estar bem posicionada e prestar um bom atendimento na internet para fechar mais negócios.

Nós trouxemos mais informações sobre o atendimento ao cliente no âmbito digital, para que sua empresa evite cometer erros que prejudicam o negócio. Confira tudo a seguir e esclareça os principais pontos sobre o tema.

O que é o atendimento online?

Concentrado no ambiente virtual, o atendimento online consiste em toda interação com potenciais clientes. Seja um atendimento para esclarecer dúvidas sobre um produto ou serviço, informar horário de funcionamento da loja ou qualquer outro suporte oferecido ao consumidor.

Geralmente a interação se dá pelas redes sociais, e-mail, chat do site da empresa ou WhatsApp da empresa, com o objetivo de auxiliar o cliente.

Não é raro que sejam interações mais rápidas, com o intuito de ter uma demanda rapidamente sanada. Inclusive, muitas empresas já utilizam inteligência artificial para automatizar as respostas de demandas de seus clientes.

Afinal, alguns consumidores querem respostas como endereço, horário de funcionamento ou segunda via de boleto. Demandas que não requerem o atendimento humano e que podem ser resolvidas com muita agilidade pelo sistema automatizado.

Portanto, é um processo para o qual os gestores precisam estar atentos, com o intuito de ter um atendimento eficiente para cada cliente.

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Como fazer o atendimento online

Fazer o atendimento digital requer preparo prévio. Uma vez que, a empresa precisa fazer bom uso das diferentes ferramentas para proporcionar essa interação, como é o caso de:

01. Chat

Muitas empresas investem no chat disponível em seus sites para atender os clientes. Geralmente a primeira etapa de atendimento é feita por inteligência artificial e o atendente humano é acionado para demandas mais complexas.

02. Autoatendimento

O autoatendimento é um canal que funciona como uma central de ajuda. Onde o cliente pode esclarecer suas dúvidas identificando respostas para perguntas frequentes.

03. Aplicativos de mensagens

Os aplicativos de mensagem são ótimos para o atendimento ao cliente. Aplicativos como o WhatsApp Business permitem a automação de forma prática das mensagens, otimizando o tempo do atendente.

Além disso, é um canal muito procurado pelos clientes que almejam um método prático de interação. Afinal, é possível confirmar informações, esclarecer dúvidas e evitar que seja necessário ligar ou ir até a loja.

Os aplicativos de mensagem que já são parte do cotidiano dos clientes são práticos, funcionam como um canal de interação e são uma ótima opção de canal de atendimento.

04. E-mail

Muito embora os aplicativos façam parecer que o e-mail não é tão usado, na prática ele continua sendo popular.

O canal gera confiança por permitir que todo o histórico fique documentado. Por isso mesmo, é uma ótima opção para aqueles que buscam interagir para resolver problemas.

Portanto, existem diferentes canais nos quais os clientes podem ter atendimento na internet, interagindo com a marca.

Quais os benefícios do atendimento online

Prestar um bom atendimento online é capaz de proporcionar uma série de benefícios para a empresa, como:

  • Construção de uma boa imagem da marca;
  • Desenvolvimento de um relacionamento com os clientes;
  • Transmite a certeza de que a marca é capaz de solucionar os problemas dos clientes com qualidade e agilidade;
  • Fidelização de clientes;
  • Geração de registros importantes sobre a satisfação dos clientes;
  • Manutenção de altos padrões de satisfação;
  • Centralização de dados.

Portanto, além de oferecer comodidade para o cliente que é atendido no portal que ele já utiliza habitualmente, o atendimento oferece benefícios para a empresa. Todavia, é importantíssimo que ocorra um investimento com o foco de garantir que o atendimento seja de alta qualidade.

Justamente para que se possa conquistar os inúmeros benefícios atrelados ao fato de oferecer atendimento de alta qualidade.

Como fazer um bom atendimento online

Existem alguns aspectos que merecem atenção para que se possa fazer um bom atendimento ao cliente. Nós listamos alguns pontos de atenção, confira:

Tenha equipe suficiente para prestar atendimento

É normal querer trabalhar com um time de atendentes reduzido. Todavia, a agilidade é muito valorizada no atendimento online.

Investir em tecnologias de automação poderá ajudar a sanar as dúvidas mais frequentes, evitando perda de tempo da equipe de atendimento. 

Dessa forma, os profissionais podem se concentrar em prestar um excelente atendimento para aqueles clientes com demandas mais complexas.

Treine a equipe para ser eficiente

Acima de tudo, é importante treinar sua equipe para ser eficiente e oferecer soluções que realmente atendem o cliente. Justamente para que seus consumidores possam ter a certeza de que o suporte será eficaz sempre que entrarem em contato.

Quando o atendimento é eficaz, cria-se a reputação de uma empresa confiável e que realmente se preocupa com a demanda dos clientes.

Garanta qualidade na comunicação

É importante que a equipe use termos que deixem a comunicação completamente clara e eficiente. De modo que, os clientes não tenham dúvidas em relação ao que foi dito pela equipe.

Usar termos ambíguos é um erro comum. O ideal é que a equipe seja treinada para lidar com o atendimento online que tem algumas especificidades.

Afinal, é preciso transmitir clareza, ser eficaz ao oferecer boas soluções e garantir que os profissionais possam atender cada cliente com respeito e qualidade.

Peça a opinião dos clientes constantemente

Invista em pesquisas de satisfação, para que possa perceber quais são os pontos de melhoria no atendimento.

Justamente para que a equipe possa receber treinamento apropriado e consiga reforçar o atendimento, sendo eficiente com cada cliente que entra em contato.

Saber o que os clientes pensam sobre o atendimento é fundamental, para que a melhoria no setor seja contínua.

Afinal, é importante ter uma empresa capaz de oferecer um bom suporte para o consumidor. Portanto, aproveite mais dos nossos conteúdos e invista em cursos de qualidade para sua equipe de atendimento.

Investir em conhecimentos sobre customer success é um diferencial para que sua equipe possa se destacar no mercado em que atua.

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