O atendimento personalizado é uma tendência que está cada vez mais forte no mercado. Afinal, é uma forma de demonstrar atenção com o cliente e estabelecer laços durante a interação.
Entender o que é e como utilizar a estratégia é fundamental para que sua equipe possa melhorar a qualidade do atendimento oferecido ao seu cliente.
Nós trouxemos informações e dicas, para que a partir de agora possa implementar a personalização do atendimento ao cliente em seu negócio. Confira tudo a seguir.
O que é um atendimento personalizado?
O atendimento personalizado consiste em um conjunto de técnicas que possuem como objetivo gerar a sensação de que o cliente é único durante a interação.
É importante perceber que o atendimento personalizado não se restringe a falar ou escrever o nome do cliente durante a interação.
Uma empresa de telecom que oferece suporte técnico, por exemplo, personaliza o atendimento ao usar termos que o cliente é capaz de compreender.
Dessa forma, a equipe consegue viabilizar um atendimento qualificado, garantindo que o cliente tenha boa experiência e consiga ter a solução de seu problema. Perceba que, o atendimento personalizado vai muito além de chamar a pessoa pelo nome.
Qual a importância do atendimento personalizado?
O cliente que vivencia um atendimento personalizado consegue ter uma experiência de interação que é muito mais agradável. De modo que, a empresa consiga demonstrar sua preocupação com o consumidor e sua satisfação.
Portanto, é de extrema importância fazer o atendimento ao cliente focando em personalização, para que se tenha uma boa impressão da marca.
Quando se faz um atendimento de qualidade e que é capaz de manter o cliente satisfeito, é natural que a empresa alcance a fidelização desejada. Aspecto que faz a diferença para ter uma boa base de clientes, que permite o crescimento do negócio.
Quais os benefícios de fazer o atendimento personalizado
Existem inúmeros benefícios atrelados ao atendimento personalizado de seus consumidores, nós listamos alguns, confira:
- Satisfação do cliente;
- Aumento na fidelização do público;
- Criar a cultura de um negócio centrado no cliente;
- Flexibilização do processo de atendimento;
- Aumenta a credibilidade da marca;
- Melhora a percepção da marca;
- Possibilita o crescimento sustentável da base de clientes.
Os clientes satisfeitos são os principais defensores de uma marca. Além disso, eles se tornam verdadeiros divulgadores da empresa. O que é excelente para converter novos clientes e possibilitar o crescimento saudável do negócio no curto e longo prazo.
Outro ponto muito relevante, é que um cliente satisfeito tende a ter um ticket médio maior. Afinal, ele já conhece a empresa, está feliz e naturalmente está disposto a comprar novas soluções oferecidas pela marca.
O que faz com que a empresa possa ter excelentes resultados a partir de uma estratégia que funciona de forma eficaz e contínua. Tendo em vista que, atendimento de qualidade nunca deixa de ser relevante para uma marca.
5 dicas para fazer um atendimento personalizado
Uma vez compreendida a importância do atendimento personalizado para sua empresa, é hora de compreender como aplicar na prática, confira:
01. Tenha um banco de dados sobre seus clientes
É preciso conhecer seus clientes com detalhes para que você consiga ter um banco de dados atualizado e relevante.
Entenda e registre as solicitações, compras, reclamações e frequência de contatos. Dessa forma, o atendente terá um perfil do cliente que é rápido de acessar e dá clareza para personalizar o atendimento.
Entendendo o perfil do consumidor também é possível aumentar seu ticket médio de forma estratégica. Uma vez que, será possível oferecer ao cliente o que é compatível com o perfil dele. Evitando que as tentativas de oferecer upgrades e novas soluções da empresa sejam em vão.
02. Foque em atendimento humanizado
O atendimento ao cliente não pode ser meramente um script que é colado em todas as conversas. Seu cliente entra em contato buscando soluções reais para os problemas que está enfrentando.
Por isso, a equipe sempre precisa ter a habilidade de se colocar no lugar do cliente e prestar um atendimento de excelência. De modo que, seja possível evitar que o envio de mensagens automatizadas seja responsável por irritar o seu cliente.
Afinal, a pessoa já está com um problema e não ser atendido com soluções eficientes naturalmente trará a sensação de maior irritação.
As mensagens automáticas não devem ser vistas como um problema. Todavia, ao optar por falar com um humano o processo precisa ser eficaz.
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03. Foque em construir um relacionamento com o cliente
É importante perceber que a empresa que oferece as soluções adequadas para cada cliente se faz presente na vida do consumidor. A marca fica associada na memória do cliente como uma solução eficaz.
Por isso, é importante manter contato contínuo, interagindo com seus clientes para que eles se mantenham satisfeitos. O contato sempre lembrará ao consumidor sobre como aquela marca é importante para a rotina dele. Aspecto que faz toda a diferença para que o cliente se mantenha fiel e satisfeito.
04. Crie experiências exclusivas
Para aqueles clientes com ticket médio alto ou para aquele consumidor que indica a marca para os amigos, crie experiências exclusivas.
Seja a participação em um evento da empresa, o envio de kits de lançamento de produtos ou qualquer outro mimo que demonstre ao cliente que ele é importante.
O objetivo é sempre proporcionar ao cliente a sensação de que ele é especial para a marca. Dessa forma, haverá um interesse maior em continuar contando com a empresa.
05. Invista continuamente no treinamento da equipe
Quando o assunto é personalização, é indispensável treinar a equipe continuamente para que possa ter qualidade. Afinal, não há um script único, mas os colaboradores precisam saber o que podem oferecer ao cliente durante a interação.
Um atendimento jamais pode criar expectativas irreais. Portanto, é indispensável que a equipe esteja bem treinada para oferecer todo o suporte necessário. De modo que, o consumidor possa se sentir acolhido e tenha soluções eficientes e realistas.
O atendimento personalizado é fundamental na jornada do customer success. Aproveite nossas formações para desenvolver sua expertise em customer experience e customer success.
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