O atendimento telefônico já é algo que foi substituído pelo contato por mensagem em sua empresa? Muito embora a nova geração de clientes possa manter contato via WhatsApp, abandonar o atendimento ao telefone não é uma ideia interessante.
Tendo em vista que, todos os negócios precisam estar dispostos a atender com excelência os diferentes perfis de clientes com os quais se comunica diariamente.
Deixar um canal de atendimento importante de lado, como é o atendimento por telefonema pode não ser a melhor solução. E nós vamos te dar algumas dicas e informações importantes.
Atendimento telefônico: o que é?
O atendimento telefônico nada mais é que atender ao telefone quando um cliente liga. Todavia, é preciso ter profissionais experientes e qualificados para que possa dar a devida atenção e suporte ao cliente.
Uma vez que, o consumidor costuma ligar para a empresa quando tem uma dúvida ou demanda para ser atendida. O que faz com que seja importantíssimo que o atendimento telefônico seja eficiente.
Durante o atendimento por telefonema o profissional precisa estar preparado para dar suporte. Justamente para que a demanda do cliente seja resolvida e ele possa ter uma boa experiência.
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Porque ainda utilizar o atendimento telefônico?
Muito embora o atendimento via WhatsApp possa suprir muitas demandas, alguns clientes não fazem bom uso da ferramenta. E por isso, o atendimento pode acabar sendo encerrado por demora na resposta, por exemplo.
Quando esse cliente não encontra suporte por mensagem ou outro meio, a sua única alternativa é ligar para a empresa. E é natural que o cliente fique insatisfeito se não há um canal com o qual ele poderá se comunicar diretamente com a marca.
Afinal, é normal ter dúvidas, querer um suporte rápido e aproveitar que na ligação não costuma ficar margem para dificuldades de entendimento. O profissional que é bem treinado é capaz de esclarecer as dúvidas com uma comunicação assertiva e em pouco tempo.
Aspecto que faz com que a experiência do cliente atendido seja a melhor possível. Portanto, é uma ferramenta muito importante de atendimento e suporte, justamente por trazer resultados rápidos para sanar o problema do cliente.
Benefícios do atendimento telefônico
O atendimento telefônico é repleto de benefícios para o cliente e também para a empresa. Nós listamos alguns pontos de atenção:
- Comunicação direta e personalizada: O atendente sabe o nome do cliente, consegue acessar seu histórico e personalizar a experiência, promovendo uma interação direta e pessoal;
- Rapidez na solução: Aquele cliente que deseja uma informação rápida, consegue obtê-la com significativa agilidade quando comparado com outros meios de comunicação;
- Comunicação sem ruídos: Não é raro encontrarmos pessoas com dificuldade de interpretação de texto e dificuldade de escrever suas dúvidas. Portanto, é um método que ajuda a prestar bom atendimento para essas pessoas que serão compreendidas pelo atendente e terão seus problemas resolvidos;
- Feedback imediato: Ao apresentar uma solução, o atendente tem feedback imediato sobre a satisfação daquele cliente. O que possibilita praticidade para que a organização possa se posicionar de forma que mantenha os clientes satisfeitos;
- Praticidade: É fácil e rápido até mesmo para quem está dirigindo com o smartphone conectado ao sistema de seu carro fazer uma ligação. Enquanto escrever uma mensagem e esperar retorno toma mais tempo;
- Adequação da empresa aos diferentes públicos: Toda empresa com público de diferentes classes sociais e idades precisa oferecer diferentes canais de atendimento. Uma vez que, essa aproximação da marca com o público faz toda a diferença para que a empresa tenha clientes satisfeitos;
- Resolução de problemas: Alguns problemas dos clientes são mais complexos, o que exige um entendimento da situação. Geralmente situações desafiadoras precisam de interação ao telefone para que a pessoa consiga explicar e ter suporte.
Existem vários outros benefícios que podem impactar sua organização ao oferecer atendimento ao telefone.
Como realizar um bom atendimento telefônico?
Para realizar um bom atendimento telefônico é interessante estar atento para uma série de fatores, como:
Ter uma equipe bem treinada
É indispensável que os responsáveis pelo atendimento telefônico sejam experientes e bem treinados. De modo que, possam dar o suporte necessário para o cliente, sabendo o que responder.
Ter scripts de atendimento é uma boa maneira de garantir que todos sigam um padrão desejado. No entanto, é importante ter alguma flexibilidade para que os colaboradores possam demonstrar empatia durante o atendimento.
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Garanta que sua equipe realmente ouça
Muitas empresas buscam que o atendimento seja rápido, para que o atendente consiga dar suporte qualificado para muitos clientes.
Todavia, é importante que a sua equipe realmente consiga ouvir o cliente e dar a solução que ele precisa. Se a única preocupação é não ultrapassar 3 minutos por ligação, é natural que esse atendente não consiga dar um suporte de tanta qualidade. Portanto, cuidado com metas em relação ao tempo em ligação com cada cliente.
Trate o cliente pelo nome
É muito importante atender seu cliente com respeito, perguntando o nome e tratando-o pelo nome durante a conversa.
Dar atenção e personalizar a experiência, mesmo que seja uma ligação rápida fará toda a diferença para a imagem da marca no mercado.
Procure ser claro na comunicação
É indispensável que o atendente responsável tenha o cuidado de ter uma boa dicção e ser claro durante a ligação.
De modo que, o cliente possa ter certeza de que entendeu tudo que o atendente quis explicar sobre suas dúvidas. Usar termos ambíguos é muito complicado e pode prejudicar a experiência do consumidor que foi atendido.
Ofereça o melhor suporte ao cliente
Seja por meio de atendimento telefônico ou outra interação com o cliente, é indispensável que a empresa se esforce para melhorar a experiência do consumidor.
De modo que, o cliente possa ter sempre uma boa experiência ao se conectar com a marca. Afinal, é preciso ter suas dúvidas sanadas e é indispensável que o cliente possa manter uma boa percepção da marca após a interação.
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