CCO (Chief Customer Officer): como funciona este cargo?

Chief Customer Officer (CCO) é um cargo cada vez mais visado por profissionais que desejam dar os próximos passos na própria carreira.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações relevantes sobre o cargo de CCO, como ele funciona, quanto ganha e quais são os benefícios de se preparar para ocupá-lo.

De modo que, possa se preparar para usufruir do cargo e ter todos os benefícios de um profissional que atua como Chief Customer Officer.

O que é Chief Customer Officer?

CCO é o profissional que exerce liderança no setor de customer success. Geralmente o Chief Customer Officer atua coordenando a equipe, visando alcançar maior eficiência nas estratégias de satisfação do cliente.

O profissional é responsável por traçar as estratégias que o time irá adotar, tendo como principal foco a satisfação do consumidor.

Afinal, com um cenário cada vez mais caótico na economia mundial e de forte disputa por cada cliente, é natural que as empresas invistam na satisfação do consumidor.

E quando isso ocorre, é necessário ter um líder com visão estratégica e capacidade de traçar boas estratégias para o setor. Pensando nisso, é natural que nos próximos anos a posição de CCO seja cada vez mais comum nas empresas.

Muito embora atualmente somente as grandes empresas contratem CCO, já adiantamos que será um cargo cada vez mais comum nos próximos anos.

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Como funciona a função de CCO?

Na prática, o Chief Customer Officer é um profissional que será responsável por uma série de demandas, como:

01. É responsável por criar a estratégia de satisfação do cliente

O Chief Customer Officer é o profissional que irá lidar com todas as demandas do seu time de customer success, por isso, ele precisará orientar o time.

É seu dever traçar as estratégias que serão usadas para a manutenção da satisfação dos clientes. E para tal, o profissional precisa usar suas habilidades e uma série de dados obtidos pela empresa, visando analisar as informações.

A partir de então, poderá desenvolver as estratégias baseadas nas informações pertinentes para o negócio e não somente em feeling.

Aspecto que é fundamental para que o CCO tenha a máxima assertividade em sua condução da equipe. Além disso, saber ouvir os colegas da equipe e contar com um time talentoso também faz diferença nos resultados do líder.

02. Monitoramento de indicadores

Uma vez estabelecida a estratégia, o profissional monitora os indicadores para acompanhar se de fato está obtendo êxito.

A partir da análise periódica de indicadores o líder consegue ter um panorama sobre o que está funcionando e o que deixa a desejar.

De modo que, consiga adequar os resultados e conquistar as metas que ele estabeleceu para seu time.

Afinal, é importante perceber o que está funcionando, o que pode ser ajustado e começar a implementar todas as melhorias possíveis para que se tenha bons resultados.

O trabalho que foca no sucesso do cliente consiste em um looping infinito de analisar, traçar estratégia, identificar falhas e melhorar processos.

03. Auxiliar para que equipes de CS e produto trabalhem em sintonia

É importante que todos os colaboradores dentro da empresa adotem uma postura de time que visa o crescimento.

Afinal, a equipe de CS e de produto precisam trabalhar em conjunto para que as melhorias necessárias possam ser implementadas de fato.

Caso contrário, haverá significativa dificuldade de obter resultados. Afinal, cada equipe foca em uma área e o sucesso é minimizado por não haver coesão entre os trabalhos desenvolvidos.

Portanto, os líderes dos setores precisam ser capazes de garantir times que conversam, interagem e entendem a importância do trabalho em conjunto.

Quanto ganha um Chief Customer Officer

Se você está pensando em se preparar para o cargo é perfeitamente natural que queira saber qual é o potencial salário a ser alcançado.

Segundo dados do Glassdoor, a média de salário de um CCO no Brasil é de R$7.373. O salário é compatível com uma contratação que é realizada em sua maioria por grandes empresas.

É possível obter salários que chegam até os R$30 mil dependendo da sua capacitação e também da empresa na qual atua.

Assim como, é possível encontrar oportunidades com salários menores, dependendo diretamente de qual é a cidade e o porte da empresa que está contratando. Afinal, são fatores que atuam diretamente sobre o salário que pode ser alcançado.

Quais os benefícios de atuar como CCO de uma empresa?

Está na dúvida se vale a pena investir na sua carreira em prol de alcançar o cargo de CCO? Nós listamos alguns pontos positivos da carreira, confira:

É um cargo para o qual sempre existem novas oportunidades

Os profissionais mais capacitados conseguem aproveitar a própria formação como uma ferramenta para obter ótimos resultados de competitividade no mercado de trabalho.

Dessa forma, sempre conquistam boas remunerações e estão sempre com cargo garantido em alguma empresa mesmo que o mercado esteja desaquecido.

Afinal, um gestor competente que lida diretamente com as estratégias de satisfação dos clientes é fundamental, em especial, em momentos de crise.

Por isso, todas as empresas grandes estão realmente comprometidas e dispostas a pagar bons salários para colaboradores que atuam como CCO.

Uma vez que, é um colaborador que trará diferencial competitivo para o negócio. Portanto, quem pensa em se especializar para ser um CCO de sucesso, pode e deve fazê-lo.

Leia mais:

É um excelente cargo para pessoas criativas e analíticas

Uma pessoa que tem capacidade de analisar números e dar soluções criativas para problemas consegue se encontrar no cargo de Chief Customer Officer.

Tendo em vista que, sua rotina é pautada pela busca constante de melhorar processos. Ao mesmo tempo em que é um profissional que deve exercer sua criatividade.

Afinal, alguns desafios exigem uma visão criativa para que os problemas possam ser solucionados com o mínimo de esforço e investimento, alcançando o máximo potencial de sucesso.

Aproveite que agora você já sabe mais detalhes sobre a carreira como CCO e se especialize para ocupar o cargo! Sem dúvidas, quem tem habilidade e interesse para atuar na área pode ser muito bem remunerado e disputado pelo mercado de trabalho.

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