Cohort: o que é, como analisar e como acompanhar

O mercado exige cada vez mais do empreendedor, e por isso é necessário ter a cada dia mais assertividade na hora de tomar decisões, sendo assim conhecer como se comportam os seus clientes podem ser grandes facilitadores para esse tipo de situação.

Hoje vamos falar sobre cohort, uma ferramenta que tem como finalidade facilitar uma gestão de negócio mais eficiente, e que mede o comportamento dos consumidores da sua empresa subdividindo-os a partir de características em comum.

Quer saber mais sobre essa estratégia e como ela pode ajudar a sua empresa? Continue a leitura do nosso artigo.

O que é Cohort?

O cohort é uma métrica que é utilizada para analisar como diferentes grupos de clientes se comportam por um determinado período de tempo. A partir dessa metodologia o gestor da empresa poderá ter uma visão mais rápida e clara sobre a performance do seu negócio.

Essa métrica vai separar os seus clientes em grupos de acordo com o que eles tem em comum e a partir disso fazer uma análise de como eles se comportam, obtendo assim informações muito importantes para a gestão do seu negócio.

O cohort é uma métricaextremamente necessária e um dos pilares para quem deseja ter uma empresa saudável e passível de crescimento, pois através dela é possível relacionar as ações da sua empresa e os resultados que foram obtidos através delas.

Qual a importância do cohort para as empresas?

A ação de manter os clientes que estão na sua base, é tão importante quanto a de atrair novos consumidores, e o cohort é uma métrica capaz de fornecer diversas informações muito relevantes para te ajudar na retenção dos seus clientes.

A experiência não é a mesma para todos os clientes, e por isso é tão importante fazer uma análise de cohort dentro da sua empresa. Ela vai evitar que você faça julgamentos errados e superficiais sobre a performance do seu negócio, e te auxiliar a tomar melhores decisões com base nos comportamentos analisados.

A partir da análise de cohort também vai ser possível extrair informações muito importantes para a melhoria da experiência do seu cliente, sendo possível ajustar jornada do seu consumidor para que ele obtenha o sucesso desejado.

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Como fazer análise de cohort?

A análise de cohort é feita analisando as diferentes etapas que os clientes executam dentro do seu negócio, essas etapas vão desde o primeiro acesso dele ao site da sua empresa, até a adesão de novos produtos e serviços oferecidos. Essas etapas podem ser feitas com qualquer outro tipo de dado que a empresa ache interessante analisar para montar a sua estratégia.

É de extrema importância ter um bom volume de amostragem para que sua análise funcione e traga resultados de fato interessantes para a estratégia da sua empresa, por isso essa estratégia precisa ser estabelecida quando tudo já estiver bem estruturado e funcionando dentro do seu negócio.

Para fazer uma boa análise de cohort é necessário executar três pontos principais, e vamos falar um pouco de cada um deles abaixo.

Definir o que deseja analisar

O cohort vai te fornecer a análise de diversos comportamentos e tendências dos seus clientes e consequentemente do seu negócio, por isso é necessário definir quais os critérios e métricas fazem mais sentido para a sua empresa analisar.

Essas métricas vão ser definidas a partir da necessidade de cada empresa, e pode variar desde a taxa de churn e retenção, até o retorno financeiro da empresa ao longo do tempo. Outras informações e métricas que podem ser analisadas através do cohort são:

  • Quando foi feito o primeiro acesso;
  • Número de adesão de novos serviços;
  • A retenção desses usuários;
  • A Sazonalidade do mercado;
  • Potencial de recompra dos seus clientes;

Fazer a separação dos grupos de clientes

Para fazer uma análise de cohort é necessário fazer uma separação dos grupos que serão analisados pela empresa. Para fazer essa divisão pode ser utilizado diversos critérios, como: tempo de relacionamento com a empresa, clientes que pagam planos de mesmo valor, clientes que moram na mesma localidade, entre muitas outras características.

Para te ajudar nessa segmentação você pode recorrer a ferramentas que farão uma melhor identificação desses clientes, como o google analytics ou um sistema CRM, por exemplo.

Estruturar uma planilha de cohort

Após definir os critérios e os grupos a serem acompanhados, está na hora de analisar o comportamento e tendência desses grupos. Para facilitar a visualização dos resultados é necessário colocar essas informações em uma planilha.

Montar uma planilha com todas as informações é um processo essencial na análise de cohort, e para facilitar o processo de estruturação da sua planilha, baixe aqui o nosso template gratuito e garanta uma planilha de cohort para comparar seus resultados e métricas.

Como fazer acompanhamento dessa métrica?

Após tudo definido e estruturado, é hora de acompanhar essa métrica e analisar seus resultados. Como citado anteriormente é essencial que esses dados estejam estruturados em uma planilha de cohort para uma melhor visualização.

O cohort deve ser acompanhado periodicamente, a fim de acompanhar a evolução e comportamento de cada grupo de clientes. Esse monitoramento contínuo vai fazer com que os resultados sejam mais consistentes e as tendências apontadas sejam de fato condizentes com o histórico de progressão de cada grupo.

Conclusão

Para ter um negócio de sucesso você não pode tomar uma decisão baseada em achismos, por isso fazer análise de cohort é tão necessário. Essa métrica vai te fazer avaliar todas as informações da sua empresa, te auxiliando a tomar decisões mais seguras, e a montar estratégias melhores para o futuro do seu negócio.

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