Cada vez mais, percebemos que o atendimento ao cliente pode contar com a ajuda de softwares. Hå diversos avanços na tecnologia de computação em nuvem e nas plataformas móveis que estão auxiliando as empresas a atenderem aos anseios dos clientes com mais facilidade.
No fundo, o objetivo Ă© facilitar a vida tanto do cliente quanto dos colaboradores da empresa que prestam atendimento ao cliente. Felizmente, Ă© isso o que temos visto quando o assunto sĂŁo os avanços tecnolĂłgicos. Contudo, hĂĄ uma tecnologia que ainda Ă© pouco explorada pelas empresas: a InteligĂȘncia Artificial (IA).
Sem nos focarmos em todos os outros aspectos em que a IA pode impactar nas empresas e seus trabalhadores, sabemos que hå um potencial enorme em utilizar esse avanço no atendimento ao cliente. E são estes aspectos que abordaremos neste post. Acompanhe e boa leitura!
O potencial das ferramentas de InteligĂȘncia Artificial no atendimento ao cliente
HĂĄ algumas ferramentas de InteligĂȘncia Artificial que podem gerar resultados realmente surpreendentes e mudar a percepção que comumente se tem sobre o serviço de atendimento ao cliente.
E isso pode significar um ganho bastante importante, porque essas ferramentas simulam o processamento da lógica humana de pensamento com sistemas de autoaprendizagem baseados em mineração de dados, identificação de padrÔes, processamento de linguagem natural etc.
Isso nĂŁo significa que o atendimento ao cliente deva ser realizado totalmente por IA. Em muitos casos, o que acontece Ă© que aqueles que realizam o atendimento ao cliente podem ser auxiliados por esses sistemas durante suas interaçÔes com o cliente, melhorando a experiĂȘncia dele.
O uso desse tipo de sistema na interação com o cliente gera uma resposta imediata. AlĂ©m disso, como dissemos, a InteligĂȘncia Artificial vai adquirindo conhecimento de forma contĂnua a partir das informaçÔes adquiridas por meio dos dados do processo de mineração, alĂ©m de descobrir padrĂ”es e fazer conexĂ”es a fim de fornecer as informaçÔes que sĂŁo oportunas e necessĂĄrias para a empresa.
AplicaçÔes da InteligĂȘncia Artificial no atendimento ao cliente
Empresas que oferecem atendimento ao cliente enfrentam muitos desafios. Se por um lado um usuĂĄrio satisfeito tende a se manter cliente, renovar, retornar e indicar seus produtos e serviços para outras pessoas; por outro, um cliente com experiĂȘncia ruim passa justamente pelo inverso, podendo inclusive contribuir para que vocĂȘ perca clientes.
Sendo assim, os novos aplicativos, plataformas, programas e sistemas de InteligĂȘncia Artificial automatizam, digitalizam e personalizam o atendimento da melhor e mais eficiente forma possĂvel, buscando evitar situaçÔes que prejudiquem a experiĂȘncia do cliente com a empresa.
Nesse sentido, uma das ferramentas que mais vem chamando a atenção são os chatbots. Chatbots são aplicativos que, usando IA, promovem interaçÔes em åudio ou texto com um cliente. Esse processo simula uma conversa humana, e pode ser utilizado no atendimento ao cliente em situaçÔes que vão desde o SAC tradicional até em aplicativos de conversa como o WhatsApp ou redes sociais.
Alguns tipos de interação que podem ser realizadas pelos chatbots:
- Comuns: oferecem algumas alternativas de como podem ajudar o cliente e, com base na opção escolhida, seguem com o atendimento;
- Sofisticados: são capazes de entender e responder a solicitaçÔes simples desde o primeiro contato.
Por que adicionar InteligĂȘncia Artificial no atendimento ao cliente
Sabemos que, por mais que a InteligĂȘncia Artificial jĂĄ esteja bastante desenvolvida, ela ainda nĂŁo pode resolver muitos dos problemas que envolvem o atendimento ao cliente. Mesmo assim, muitos dos casos em que a IA Ă© implantada ao atendimento tem se mostrado eficiente, em especial nos tĂłpicos que abordaremos abaixo.
AnĂĄlise e processamento de grandes quantidades de dados
Processos que usam IA conseguem suportar cada vez mais tråfego. Dessa forma, o uso e distribuição das informaçÔes de clientes, combinados com a capacidade de integração a qualquer sistema de terceiros ou CRM próprio de forma adequada e råpida, significa um atendimento fåcil, råpido e mais barato, ao mesmo tempo em que é muito mais eficiente.
Automatização
JĂĄ em curto prazo, uma das principais vantagens que podemos perceber da aplicação da InteligĂȘncia Artificial no atendimento ao cliente Ă© a automatização, quer ela seja das informaçÔes, perguntas, processos ou transaçÔes frequentes. Novamente, isso permite a diminuição dos custos operacionais, alavanca o nĂșmero de vendas, a produtividade e a capacidade de resolução em tempo real.
Evolução constante
A IA e seus desdobramentos, como o machine learning e as redes neurais artificiais, sĂŁo capazes de aprender por meio das interaçÔes com os clientes, incorporando comportamentos, formas de expressĂŁo e palavras para compreender cada vez mais â e mais precisamente â as necessidades que os clientes tĂȘm.
Um bom exemplo é lembrar que as soluçÔes que jå usam essas tecnologias, como os assistentes virtuais, são capazes de ter um diålogo coerente e natural com um ser humano, atendendo suas solicitaçÔes e respondendo suas perguntas em tempo real.
Omnicanalidade
Com a mudança no perfil dos novos consumidores, as empresas tĂȘm a necessidade de se adaptarem ao cliente hiperconectado, que pede por imediatismo e informação em seu atendimento.
Nesse sentido, as soluçÔes em IA possibilitam, entre outras coisas, compreender a linguagem e regras de cada canal de comunicação. Isso faz com que a mensagem possa ser adaptada a cada um desses canais sem que isso prejudique a experiĂȘncia em qualquer um deles â muito pelo contrĂĄrio: essa possibilidade sĂł tende a aprimorar a experiĂȘncia do usuĂĄrio.
Redução no tempo de espera do cliente
Um dos principais problemas enfrentados pelos clientes quando se trata do atendimento ao consumidor nos canais e serviços tradicionais é esperar demais, ou passar por diversas pessoas e processos interminåveis e repetitivos com seus dados.
Sendo assim, uma das vantagens das soluçÔes que utilizam IA Ă© poder realizar um atendimento ilimitado e em tempo real, em qualquer horĂĄrio e em todos os dias do ano. Isso tem uma influĂȘncia muito positiva na experiĂȘncia do usuĂĄrio, e pode colaborar inclusive para a fidelização do cliente.
E a sua empresa, jĂĄ utiliza InteligĂȘncia Artificial no atendimento ao cliente? Se sim, quais tĂȘm sido os benefĂcios percebidos desde a implementação desse sistema? Se nĂŁo, quais sĂŁo as barreiras e impedimentos para implementĂĄ-la? Conte para nĂłs nos comentĂĄrios!
Esperamos que esse conteĂșdo tenha ajudado vocĂȘ a pensar seu atendimento e suporte ao cliente daqui em diante. E se vocĂȘ quiser se aprofundar ainda mais nesse tema, conheça o nosso curso GestĂŁo do Atendimento e Suporte.