Como crescer seu negócio utilizando o NRR (Net Revenue Retention)

Investir em NRR (Net Revenue Retention) pode ser crucial para o crescimento de um negócio. Afinal, a conquista de novos clientes pesa no orçamento. Enquanto a manutenção de clientes satisfeitos possibilita o crescimento saudável da base de consumidores da marca.

Pensando nisso, trouxemos mais detalhes sobre NRR, de modo que, possa entender o que é, como utilizar, quais são seus benefícios e como a métrica impacta no negócio.

Confira tudo a seguir e aproveite essas informações para beneficiar a tomada de decisão em seu negócio.

O que é NRR?

Para começarmos, NRR é uma métrica em porcentagem, usada para ilustrar a quantidade de receita que os clientes ativos da base de uma empresa geram no período analisado.

A métrica considera upgrades, downgrades e churn, para que se tenha uma equação clara sobre a relação com o cliente.

É importante estar atento que, a fórmula ideal para ter um bom NRR é trabalhar dois pilares: impulsionar o aumento do MRR e ao mesmo tempo buscar segurar a queda do MRR. Lembrando que MRR é a Receita Recorrente Mensal.

Afinal, é necessário ter o cuidado de evitar que para alcançar o aumento da base de clientes a empresa invista muito dinheiro em captação, gerando um alto custo de aquisição de clientes. Uma vez que, isso pode acabar gerando um verdadeiro rombo no caixa da empresa.

Por quais motivos utilizar a métrica na empresa?

O principal motivo de uso da métrica é que se trata de um meio de avaliar a sustentabilidade durante o processo de crescimento da receita de um negócio que trabalha com assinaturas.

Por isso, o NRR uma métrica guia e que toda empresa de assinaturas deveria acompanhar de perto.

Visando evitar que o parâmetro principal de sucesso do negócio seja somente o aumento da receita recorrente.

Uma vez que, isso pode mascarar problemas sérios de retenção, tornando a empresa insustentável ao longo dos anos.

Quando a empresa acompanha o NRR, por sua vez, consegue ter um indicativo claro de como a receita perdida está impactando a empresa.

A partir de então, consegue traçar estratégias para rever esse aspecto, visando evitar que a retenção de clientes seja um problema.

Tendo clareza dos dados do negócio a partir do NRR é possível trabalhar não só na frente da captação, como também, na retenção de clientes. Visando que o crescimento do negócio seja previsível e escalável.

O que torna a operação muito mais sustentável e é possível perceber se há espaço para o crescimento que é desejado.

Quais os principais benefícios de acompanhar Net Revenue Retention na prática?

Trouxemos alguns dos principais benefícios de acompanhar o Net Revenue Retention como métrica durante o processo de crescimento do negócio, confira:

Identificação de oportunidades

Com o acompanhamento do NRR, a métrica irá ajudar a identificar oportunidades de crescimento dentro da própria base de clientes.

Seja por meio de upsells, cross-sells ou expansões, é possível viabilizar uma estratégia eficiente para que se possa usufruir de oportunidades de mercado.

Contribuindo para que a empresa consiga crescer de forma saudável, consistente e bem planejada ao longo dos anos.

Possibilidade de redução de custos

O custo de aquisição de clientes é frequentemente mais alto que o custo de retenção de clientes já existentes na base da empresa.

Ao acompanhar a métrica NRR a empresa consegue identificar oportunidades de vender mais para os mesmos clientes, aumentar a satisfação deles e reduzir os custos de aquisição de clientes.

Uma vez que, estará investindo na estratégia de retenção e não somente na aquisição de clientes para o crescimento da empresa.

Melhoria da satisfação do cliente

Um dos pontos principais de acompanhar NRR é que a métrica permite a adoção de estratégias que vão aumentar a satisfação do cliente.

Afinal, o principal objetivo é a retenção de clientes na base da empresa. Por isso mesmo, é necessário trabalhar para entender as necessidades, expectativas e demandas dos clientes, visando que seja possível oferecer expansões adequadas.

Tomada de decisão baseada em dados

A tomada de decisão da empresa passa a ser orientada pelos dados ao acompanhar a métrica. O que contribui para que as decisões sejam muito mais assertivas.

Afinal, é possível usufruir de uma visão mais clara do desempenho de sua base de clientes. Aspecto que contribui para assertividade na gestão.

Como crescer usando NRR?

Para que sua empresa possa crescer usando NRR na prática, é necessário estar atento para algumas posturas, como:

01. Combatendo Churn

Evitar o cancelamento é o ponto principal de toda empresa com receita recorrente. Isso é fundamental para que a empresa tenha efetividade no processo de crescimento.

O objetivo é entender o que faz o cliente pedir cancelamento e traçar um plano de ação para a correção, visando evitar ao máximo todos os cancelamentos.

Outro ponto que deve ser abordado no combate ao churn é justamente investir nos pontos que causam felicidade para o cliente. Dessa forma, é possível mantê-los satisfeitos com a nova experiência de usuário.

02. Limite downgrades

Downgrades são preferíveis ao churn, todavia, é importante procurar reduzir o número de downgrades para que o crescimento desejado seja alcançado.

É importante investigar os motivos pelos quais os clientes fazem esse downgrade. De modo que, possa corrigir eventuais problemas.

Oferecer novas formas de pagamento, reformular a proposta de valor ou simplesmente melhorar a abordagem durante a contratação são cuidados relevantes.

Uma vez que, são métodos de evitar que o cliente compre, não goste e procure um plano mais acessível.

03. Reforce as estratégias de upsell

Oferecer novas funcionalidades a partir de pagamento adicional, trabalhar para que o cliente continue evoluindo no uso da solução oferecida e outras estratégias são interessantes.

De modo que, consiga gerar mais receita a partir da sua própria base de clientes, para que possa expandir os contratos e potencializar a receita do negócio.

Não há uma receita de bolo para crescer o negócio usando a métrica. Todavia, é importante e útil aplicar os passos citados, para que consiga experimentar, testar e identificar os pontos com potenciais melhorias em seu negócio.

Afinal, cada empresa é única e precisa passar por uma série de testes para que seja possível chegar ao objetivo de crescimento. O acompanhamento de métricas ajuda justamente a tornar o processo mais assertivo, visando conquistar clientes apaixonados pela empresa.

Sobre a CS Academy

A CS Academy é a maior referência em educação customer centric na américa latina, e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.

Temos a plataforma de conteúdos mais completa para profissionais das áreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se você quer se tornar referência no mercado, o seu lugar é aqui.

Tá esperando o quê? Se inscreva aqui!

ARTIGOS RECENTES

DESTAQUE

GLOSSÁRIO

Gostou deste conteúdo? Nós temos um glossário Customer Centric com muito mais!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric: