Seja você um empresário de grande empresa, de médio ou pequeno porte, conhecer as melhores estratégias para geração de resultados é fundamental. Nesse sentido, saber o que são KPIs e entender como defini-los vai impulsionar o seu negócio.
KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator. Em português, seria algo como “Indicador-Chave de Desempenho”.
Referem-se, portanto, aos indicadores que podem ajudar a sua empresa a acompanhar estratégias e ações de maneira mais efetiva, identificando pontos fortes e fracos desses planos.
Como os KPIs funcionam?
Estratégias precisam ser pautadas em dados. Qualquer coisa diferente disso foge do universo das estratégias e se torna achismo. Achismos, para os negócios, não trazem lucro.
Portanto, se você almeja um crescimento efetivo e escalável, saber o que são KPIs, entender a importância e conhecer os melhores métodos de medições é essencial.
Um Key Performance Indicator acompanha um plano, uma ação e verifica se as demandas e as metas são atingidas conforme o esperado. É uma espécie de “monitor” para determinados objetivos.
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A importância dos KPIs para suas métricas:
Para determinar e saber como definir um KPI, você precisa primeiro entender quais métricas são realmente importantes para a sua empresa. Ou seja, O QUE, de fato, precisa ser medido?
É importante dizer que nem toda métrica é um KPI, mas KPIs podem se tornar métricas.
Basicamente porque um KPI precisa ter fundamento e ser determinado para mensurar algo muito específico, com um objetivo muito bem estabelecido.
O que os diferencia é que KPIs se tornam essenciais para tomadas de decisões em uma cultura Data Driven. Eles devem gerar números comparativos, que mostram porque seguir por um determinado caminho é mais vantajoso para o negócio do que seguir por outro.
Quais são os tipos de KPIs?
Tão importante quanto saber o que são KPIs é compreender quais são eles, em que tipos se dividem e como definir os melhores.
Eles ajudam a entender de forma objetiva quais pontos da sua estratégia estão funcionando e quais demandam atenção. Mas, para que funcionem devem ser escolhidos com cautela.
Existem basicamente três tipos de KPIs:
- Os KPIs primários,
- Os KPIs secundários,
- E os KPIs práticos.
Conhecê-los a fundo é crucial para entender suas finalidades e aplicações.
KPIs primários:
Os KPIs primários são aqueles que apontam métricas de resultados, ou de fatores “primários”, que se destacam, que são percebidos mais rapidamente.
Alguns exemplos são:
- Leads
- Tráfego
- Taxa de conversão
- Receita total, entre outros.
Com esses KPIs você consegue definir rapidamente quais são as áreas que demandam mais investimentos ou recursos para se desenvolver, por exemplo.
KPIs secundários:
KPIs secundários aparecem em seguida, atuando especificamente em cada departamento.
Então, eles permitem um acompanhamento mais cauteloso e delicado de cada setor, bem como estratégias específicas para eles.
Alguns exemplos são:
- Indicadores-chave sobre origem do tráfego;
- Interações com CTA;
- Crescimento de views em vídeos etc.
Eles são usados para acompanhar uma estratégia implantada e mostrar quais resultados, de fato, são obtidos com ela.
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KPIs práticos:
Por fim, temos os KPIs práticos, que, podemos dizer, são aqueles mais “técnicos”. Eles são mensurados a partir de dados mais detalhados sobre os dois primeiros indicadores.
Alguns exemplos:
- Pageviews;
- Melhores landing pages;
- Palavras-chave mais pesquisadas pelos internautas;
- Conteúdos mais acessados em seu blog;
- Tráfego;
- Conteúdos que prendem a atenção por mais tempo;
- Interações sociais etc.
É importante ressaltar aqui que esses indicadores são, geralmente, obtidos a partir de testes. Ou seja: você analisa duas estratégias num mesmo fator e identifica qual delas deu mais certo.
O que faz um KPI funcionar, de fato?
Para um KPI funcionar ele precisa ter uma coisa: relevância. É isso que os diferencia de métricas. Métricas nem sempre são utilizadas para estratégias.
Muitas vezes elas podem representar um papel de vaidade, apontando que a sua página tem muitas visualizações, que houve um bom engajamento…mas, no fim das contas isso não é proveitoso, de fato.
Um bom KPI deve ter potencial para ser revertido em melhorias, para ser usado como parâmetro de qualidade e dar suporte para novas decisões.
Para tanto, você deve ter em mente como definir um KPI.
Para isso, pense nos seguintes fatores:
- KPIs precisam ser objetivos;
- Eles devem ser mensuráveis;
- Precisam ser verificáveis;
- Deve ter alguma finalidade e um bom valor agregado;
- Deve existir servir para o objetivo definido.
O mais importante é pensar que você não pode definir KPIs para fatores que não geram dados. Por exemplo: criar um KPI para tráfego se o seu blog está inativo e não recebe visitas.
Os KPIs devem ser implantados somente naquilo que pode ser mensurado e em dados que podem ser tratados. Caso contrário, eles não funcionarão.
4 dicas para definir os melhores KPIs
Uma curiosidade importante a respeito dessa pesquisa sobre o que é KPI é que eles não são pré-determinados. Os indicadores-chave variam de negócio para negócios.
É justamente isso que faz dessa uma estratégia tão eficiente: ela não é engessada, e deve ser aplicada considerando as demandas e particularidades da sua empresa.
Para garantir a coerência na hora de escolher, você deve pensar o seguinte sobre como definir um KPI:
- Qual é o meu objetivo? (Defina isso de forma muito específica. Não tenha medo de ser detalhista);
- Eu posso medir as ações que serão aplicadas para alcançá-lo? (É importante que esse objetivo dependa de ações mensuráveis).
- Esse objetivo é realmente importante para a minha empresa? (Livre-se de planos que envolvem apenas vaidade ou realizações pessoais. Pense estrategicamente).
- O objetivo é tangível?
A definição de cada um desses pontos ajudará a chegar nos melhores indicadores. Eles serão respostas importantes para o sucesso de seu negócio.
Customer Data Analytics
Saber o que é KPI é apenas uma das pontas de um processo muito mais amplo e eficaz: a Cultura Data Driven.
Se trata de um posicionamento organizacional em que suas ações passam a ser pautadas em dados, em informações objetivas e reais. Entender e praticar isso faz toda a diferença para os negócios.
Por isso a CS Academy lançou um curso par quem quer parar de agir por achismo e pretende pautas suas decisões em informações verdadeiramente relevantes.
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