Acompanhar seus resultados através de KPIs é fundamental para que saiba como está a performance de suas estratégias.
No entanto, ainda é um hábito pouco praticado por gestores e que pode ser melhorado no cotidiano de sua atuação, principalmente para se diferenciar no mercado.
Pensando nisso, nós trouxemos uma série de dicas e informações sobre como medir seus resultados através das KPIs, para que possa pautar suas decisões com base em informações confiáveis.
O que é um KPI?
A princípio é fundamental entender que KPI significa Key Performance Indicator, ou seja, é um indicador de performance que pode ser acompanhado para analisar um resultado.
O KPI pode ser medido em número ou percentual, com a finalidade de revelar informações valiosas para quem o acompanha.
É útil destacar que, KPI não é igual a métrica. Uma métrica é apenas algo que foi medido, enquanto um KPI é um indicador-chave.
Ou seja, para ser um KPI é fundamental ser um indicador importante no contexto de sua estratégia. Por exemplo: se o objetivo é acompanhar o engajamento em suas redes sociais, o número de comentários, compartilhamentos e curtidas são seus KPIs.
Ao passo que, no cenário em que o objetivo é aumentar as interações com seu WhatsApp após uma postagem, tais dados são apenas métricas, enquanto o KPI é o número de cliques no link deixado em seu post.
Entenda a importância do indicador
Entendendo o que é um KPI, já fica nítido sua importância para um negócio. Afinal, quando ele é mensurado a equipe consegue entender qual é a situação das estratégias da empresa e a partir disso, pode identificar oportunidades de melhorar esse cenário.
Um KPI é intrinsecamente ligado ao objetivo da empresa e por isso, ele vai medir diretamente como está a performance do negócio.
Se o KPI indica um cenário ruim, é possível ajustar a estratégia para beneficiar o alcance do resultado pretendido. Afinal, é justamente para essa finalidade que se faz o monitoramento de KPI.
Quais são os tipos de indicadores?
É natural se perguntar qual indicador acompanhar para fazer uma análise assertiva no cotidiano do negócio. Todavia, cada empresa tem seus objetivos e isso origina a necessidade de acompanhar um KPI específico a partir daquilo que se deseja alcançar.
Pensando nisso, trouxemos quais são os principais tipos de indicadores para que os conheça e possa utilizar em seu cotidiano como gestor, confira:
1. KPIs primários
São aqueles indicadores que são relacionados ao cotidiano do negócio, que é o primeiro indicador encontrado.
Na administração, por exemplo, seria o faturamento bruto que indica que a estratégia adotada está trazendo um resultado dentro do esperado.
O mesmo vale para o marketing, tendo como KPI primário da empresa o lead, custo de aquisição por lead, tráfego, taxa de conversão e receita total, por exemplo.
2. KPIs secundários
São indicadores-chave inseridos no cotidiano dos setores, que se dividem de acordo com cada área, para que seja possível acompanhar os dados mais de perto. O KPI secundário do RH pode ser, por exemplo,
redução na rotatividade dos colaboradores.
Enquanto o KPI no site pode ser a origem do tráfego. O KPI secundário possibilita como diferencial um acompanhamento mais próximo que viabiliza entender o que está dando bom resultado e o que precisa ser melhorado o quanto antes.
Um ponto interessante é que os KPIs secundários mostram como os resultados dos primários estão sendo alcançados. Por isso, sempre justificam os KPIs primários.
3. KPIs práticos
O objetivo desse tipo de indicador é justamente realizar testes e acompanhar os dados mais de perto.
De modo que, seja possível ter um conteúdo mais detalhado com informações oriundas de testes e avaliações que são realizados periodicamente.
Dessa forma, é possível ter mais detalhes sobre todos os indicadores, gerando conteúdo que agrega valor.
Afinal, com os testes periódicos é possível obter muita informação e ajustar alguns detalhes finos de suas estratégias aumentando suas chances de alcançar seus objetivos.
Cada empresa precisa adotar sua própria lista de KPIs
Quando o assunto é o acompanhamento de KPIs, o principal ponto a ser considerado é a estratégia do negócio naquele momento.
Por isso mesmo, é fundamental ter total clareza sobre os objetivos, metas e KPIs que serão usados durante o processo.
De modo que, a equipe possa monitorar os indicadores-chave e consiga ter entendimento sobre o processo que estão vivenciando.
Para que consigam entender se os números estão positivos ou precisam ser melhorados. Afinal, o indicador é um cálculo justamente para transmitir toda a precisão que a equipe necessita.
Dessa forma, é possível perceber se o objetivo está mais próximo de ser alcançado ou não e o que pode ser feito para melhorar os números. A constante verificação é um passo fundamental para que a equipe esteja cada vez mais próxima de alcançar seus objetivos.
Como o indicador-chave pode medir os resultados da sua empresa?
Após listar quais indicadores-chave sua equipe irá monitorar, é possível identificar como está o diagnóstico da empresa naquele momento.
O monitoramento próximo é fundamental para que seja possível garantir que a equipe está no caminho correto para alcançar a estratégia correta.
Por isso, monitorar o KPI adequado é fundamental. Afinal, é como ter uma meta para 6 meses e a cada semana usar os indicadores para identificar se está cada vez mais próximo de seu objetivo.
Esse monitoramento te ajuda a acompanhar os resultados que estão sendo obtidos e fazer os devidos ajustes.
Caso exista necessidade, é possível corrigir problemas antes que o prazo final para atingir a meta se esgote. Isso evita que o resultado esperado deixe de ser alcançado.
Com o monitoramento a equipe tem noção de como está seu progresso e pode fazer os ajustes necessários para que alcance as metas traçadas.
Para obtenção de melhores resultados o KPI sempre precisa ser:
- Mensurável;
- Objetivo;
- Ter valor agregado;
- Ser verificável;
Dessa forma, toda a equipe será orientada pelos indicadores e poderá entregar uma atuação muito mais eficiente e voltada para a conquista dos objetivos do negócio. Que tal começar a usar o monitoramento de KPIs na rotina de sua empresa?
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