Como montar um Plano de carreira em Customer Success

Montar um plano de carreira em customer success requer alguns cuidados para que seja possível usufruir de verdadeira progressão profissional ao longo dos anos.

Por ser um cargo relativamente novo, a carreira em customer success ainda apresenta algumas dificuldades em relação a clareza de informações e até mesmo de etapas para que seja possível avançar profissionalmente.

O que intensifica a necessidade de planejar a carreira no setor, com o intuito de evitar a estagnação profissional. Confira mais detalhes sobre o plano de carreira em customer success.

Porque montar um plano de carreira em CS?

A área de CS ainda é uma novidade na maior parte dos negócios. O que faz com que exista significativa dificuldade de alguns negócios traçarem um plano de carreira claro para seus profissionais.

Ao mesmo tempo, a falta de uma clareza sobre as possibilidades ao longo da carreira em customer success pode desmotivar a equipe.

Portanto, é útil ter um plano claro, com critérios e detalhes que realmente façam a diferença para que os profissionais envolvidos possam progredir profissionalmente.

Aspecto que faz a diferença para que se sintam reconhecidos, validados e possam dar o melhor de si mesmos em prol de alcançar novos patamares na própria carreira.

Mapeie e Trabalhe as habilidades necessárias para a área

Para que exista um planejamento de carreira em customer success, é necessário mapear as habilidades necessárias para os profissionais que ocupam cada posição no negócio.

Dessa forma, é possível ter critérios claros e detalhados para definir quem vai trabalhar em cada posição do negócio. Aspecto que dá segurança para todos na equipe, garantindo que as promoções sejam justas e cada um ocupe o cargo que é mais condizente com sua capacitação.

Se a empresa não atua desenvolvendo um plano de carreira para a equipe de CS, é viável que cada um busque fazer o mapeamento das possibilidades. Justamente com o intuito de garantir bons resultados e viabilizar a máxima eficiência na carreira.

Um profissional que mapeia as possibilidades de atuação dentro da equipe, consegue ter bons resultados a partir do momento em que percebe seus pontos fracos e busca se desenvolver para que consiga evoluir na própria carreira, alcançando novos patamares de sucesso profissional.

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Estude para se especializar no mercado de sucesso do cliente

Além de montar um plano de carreira, é importante que o profissional busque estudar cada vez mais, para que consiga se especializar.

Tendo em vista que, a rotina de estudos faz toda a diferença para a assertividade em suas condutas profissionais.

É importante estar atualizado e buscando absorver novos conhecimentos
para que consiga usar toda a expertise acumulada com o foco em gerar resultados.

Um profissional que consegue aplicar aquilo que aprende, naturalmente terá uma carreira de maior sucesso. Além disso, o trabalho no setor de customer success requer aperfeiçoamento contínuo.
É impossível alcançar sucesso nesse setor sem a dedicação contínua.

Aprenda sobre as principais ferramentas

É fundamental que o profissional domine as principais ferramentas usadas no setor de customer success para ter uma atuação eficiente.

Afinal, quando existe esse domínio das ferramentas é possível traçar as melhores estratégias para alcançar resultados de satisfação do cliente.

A correlação entre conhecimento técnico de CS e domínio pleno das ferramentas, contribui para que seja possível ter maior eficiência no setor. Aspecto que faz com que o profissional se destaque no setor por ser realmente o mais eficiente possível.

Correlacione com os níveis de gestão em CS

Além de desenvolver seu plano de crescimento na carreira, é importante correlacionar seus objetivos profissionais aos níveis de gestão em CS.

Afinal, cada profissional alcança um nível de acordo com sua formação, geração de resultados, posicionamento no cargo e busca contínua por melhoria. Para tal, confira mais sobre cada nível:

Gestão de Customer Success iniciante

Todo profissional será iniciante em algum momento. A posição é a mais baixa na hierarquia do setor, mas é o passo fundamental para começar e aprender bastante.

Aproveite para ter bons relacionamentos com os superiores, absorver todo conhecimento possível e usufruir da posição para demonstrar seu talento, possibilidade de agregar na empresa e trazer resultados que sejam acima da média.

Obviamente, todo profissional fica algum tempo na posição iniciante. No entanto, é importante ter clareza de qual é o tempo que se deseja passar na posição.

Afinal, se o profissional trabalha com foco em progredir na carreira, é preciso ter uma meta clara, com prazo para alcançar a promoção desejada.

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Gestão de Customer Success intermediária

A posição intermediária é aquela na qual o profissional já foi promovido, já é referência para os iniciantes no setor e consequentemente assume mais responsabilidades.

Para progredir para uma posição intermediária e posteriormente avançada na equipe, é importante que o expert em customer success desenvolva também algumas outras habilidades, como a de gerenciamento de equipes.

Muitos profissionais estag nam na posição intermediária. O ideal é continuar estudando e se dedicando para que possa alcançar os próximos passos na jornada como profissional de customer success.

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Gestão de Customer Success avançada

Normalmente a pessoa contratada para esse cargo é experiente, tem qualificação profissional e é capaz de gerenciar a equipe de sucesso do cliente.

Para tal, é um profissional que inspira os colegas, motiva e traça toda a estratégia do setor, visando alcançar resultados positivos para a empresa.

Obviamente, por causa das responsabilidades é um profissional que deve ser comprometido com a marca empregadora, visando alcançar objetivos traçados pelos líderes e é bem remunerado para tal.

Geralmente o gestor sênior é o cargo mais alto na chefia do setor de sucesso do cliente e o que exige maior qualificação.

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Montar um plano de carreira em customer success é fundamental

É fundamental que todo profissional de customer success planeje a sua própria carreira na empresa. Aproveite as dicas para que seja possível começar a planejar o seu processo de progressão no setor.

Afinal, quando um profissional tem metas claras é muito mais fácil alcançar a progressão de carreira desejada, desenvolvendo as habilidades necessárias para que possa trazer resultados positivos para o setor.

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