Montar um plano de carreira em customer success requer alguns cuidados para que seja possível usufruir de verdadeira progressão profissional ao longo dos anos.
Por ser um cargo relativamente novo, a carreira em customer success ainda apresenta algumas dificuldades em relação a clareza de informações e até mesmo de etapas para que seja possível avançar profissionalmente.
O que intensifica a necessidade de planejar a carreira no setor, com o intuito de evitar a estagnação profissional. Confira mais detalhes sobre o plano de carreira em customer success.
Porque montar um plano de carreira em CS?
A área de CS ainda é uma novidade na maior parte dos negócios. O que faz com que exista significativa dificuldade de alguns negócios traçarem um plano de carreira claro para seus profissionais.
Ao mesmo tempo, a falta de uma clareza sobre as possibilidades ao longo da carreira em customer success pode desmotivar a equipe.
Portanto, é útil ter um plano claro, com critérios e detalhes que realmente façam a diferença para que os profissionais envolvidos possam progredir profissionalmente.
Aspecto que faz a diferença para que se sintam reconhecidos, validados e possam dar o melhor de si mesmos em prol de alcançar novos patamares na própria carreira.
Mapeie e Trabalhe as habilidades necessárias para a área
Para que exista um planejamento de carreira em customer success, é necessário mapear as habilidades necessárias para os profissionais que ocupam cada posição no negócio.
Dessa forma, é possível ter critérios claros e detalhados para definir quem vai trabalhar em cada posição do negócio. Aspecto que dá segurança para todos na equipe, garantindo que as promoções sejam justas e cada um ocupe o cargo que é mais condizente com sua capacitação.
Se a empresa não atua desenvolvendo um plano de carreira para a equipe de CS, é viável que cada um busque fazer o mapeamento das possibilidades. Justamente com o intuito de garantir bons resultados e viabilizar a máxima eficiência na carreira.
Um profissional que mapeia as possibilidades de atuação dentro da equipe, consegue ter bons resultados a partir do momento em que percebe seus pontos fracos e busca se desenvolver para que consiga evoluir na própria carreira, alcançando novos patamares de sucesso profissional.
Leia mais:
- Coisas que você deveria estar fazendo para ter uma carreira em Customer Success
- Lições para uma Carreira em Customer Success
- Como fazer uma transição de carreira para as áreas de CS e CX
Estude para se especializar no mercado de sucesso do cliente
Além de montar um plano de carreira, é importante que o profissional busque estudar cada vez mais, para que consiga se especializar.
Tendo em vista que, a rotina de estudos faz toda a diferença para a assertividade em suas condutas profissionais.
É importante estar atualizado e buscando absorver novos conhecimentos
para que consiga usar toda a expertise acumulada com o foco em gerar resultados.
Um profissional que consegue aplicar aquilo que aprende, naturalmente terá uma carreira de maior sucesso. Além disso, o trabalho no setor de customer success requer aperfeiçoamento contínuo.
É impossível alcançar sucesso nesse setor sem a dedicação contínua.
Aprenda sobre as principais ferramentas
É fundamental que o profissional domine as principais ferramentas usadas no setor de customer success para ter uma atuação eficiente.
Afinal, quando existe esse domínio das ferramentas é possível traçar as melhores estratégias para alcançar resultados de satisfação do cliente.
A correlação entre conhecimento técnico de CS e domínio pleno das ferramentas, contribui para que seja possível ter maior eficiência no setor. Aspecto que faz com que o profissional se destaque no setor por ser realmente o mais eficiente possível.
Correlacione com os níveis de gestão em CS
Além de desenvolver seu plano de crescimento na carreira, é importante correlacionar seus objetivos profissionais aos níveis de gestão em CS.
Afinal, cada profissional alcança um nível de acordo com sua formação, geração de resultados, posicionamento no cargo e busca contínua por melhoria. Para tal, confira mais sobre cada nível:
Gestão de Customer Success iniciante
Todo profissional será iniciante em algum momento. A posição é a mais baixa na hierarquia do setor, mas é o passo fundamental para começar e aprender bastante.
Aproveite para ter bons relacionamentos com os superiores, absorver todo conhecimento possível e usufruir da posição para demonstrar seu talento, possibilidade de agregar na empresa e trazer resultados que sejam acima da média.
Obviamente, todo profissional fica algum tempo na posição iniciante. No entanto, é importante ter clareza de qual é o tempo que se deseja passar na posição.
Afinal, se o profissional trabalha com foco em progredir na carreira, é preciso ter uma meta clara, com prazo para alcançar a promoção desejada.
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Gestão de Customer Success intermediária
A posição intermediária é aquela na qual o profissional já foi promovido, já é referência para os iniciantes no setor e consequentemente assume mais responsabilidades.
Para progredir para uma posição intermediária e posteriormente avançada na equipe, é importante que o expert em customer success desenvolva também algumas outras habilidades, como a de gerenciamento de equipes.
Muitos profissionais estag nam na posição intermediária. O ideal é continuar estudando e se dedicando para que possa alcançar os próximos passos na jornada como profissional de customer success.
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Gestão de Customer Success avançada
Normalmente a pessoa contratada para esse cargo é experiente, tem qualificação profissional e é capaz de gerenciar a equipe de sucesso do cliente.
Para tal, é um profissional que inspira os colegas, motiva e traça toda a estratégia do setor, visando alcançar resultados positivos para a empresa.
Obviamente, por causa das responsabilidades é um profissional que deve ser comprometido com a marca empregadora, visando alcançar objetivos traçados pelos líderes e é bem remunerado para tal.
Geralmente o gestor sênior é o cargo mais alto na chefia do setor de sucesso do cliente e o que exige maior qualificação.
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Montar um plano de carreira em customer success é fundamental
É fundamental que todo profissional de customer success planeje a sua própria carreira na empresa. Aproveite as dicas para que seja possível começar a planejar o seu processo de progressão no setor.
Afinal, quando um profissional tem metas claras é muito mais fácil alcançar a progressão de carreira desejada, desenvolvendo as habilidades necessárias para que possa trazer resultados positivos para o setor.
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