O customer success pode gerar uma série de benefícios para seu negócio, inclusive, o aumento da receita.
Afinal, uma empresa que tem a filosofia de alcançar os objetivos e resultados desejados pelo cliente, consegue ter um diferencial importante no mercado.
Aspecto que contribui para aumentar receita, ter clientes satisfeitos e ao mesmo tempo garantir que a empresa cresça. Nós trouxemos uma série de informações para te ajudar a implementar a filosofia em seu negócio.
O que é customer success?
Customer success é uma estratégia que tem como objetivo reter clientes, fazendo com que esses consumidores alcancem satisfação após adquirir os produtos ou serviços da empresa.
Quando o cliente fica satisfeito, é possível garantir que ele seja fidelizado, contribuindo para que continue comprando regularmente da empresa.
A estratégia favorece o relacionamento entre cliente e empresa, contribuindo para que o cliente satisfeito se torne um fã da empresa.
Dessa forma, é possível aumentar a captação de novos clientes a partir da indicação daqueles que já são fãs da marca.
Perceba que, a estratégia é muito benéfica no âmbito da fidelização e na conquista de novos clientes. Portanto, é natural que impacte diretamente no faturamento da empresa.
Qual o objetivo da estratégia?
Empresas que adotam a estratégia customer success possuem como principal objetivo ter um método claro e detalhado que visa a conquista e manutenção da carteira de clientes.
O que acontece é que toda empresa tem um custo de aquisição de clientes. Por isso, é importante adotar como estratégia um processo de retenção para que a base de clientes cresça de forma saudável, contribuindo para a obtenção de bons resultados no negócio.
Afinal, uma empresa que é capaz de estreitar relações com o cliente, tem contato eficiente no pós-vendas e busca oferecer uma solução compatível com o que o consumidor espera é capaz de se diferenciar no mercado e crescer.
O negócio é diretamente impactado pela estratégia, contribuindo para que seja possível ter um crescimento eficiente da base de clientes.
Ao mesmo tempo em que promove possibilidade de ter um aumento expressivo na receita da empresa. Portanto, vale muito a pena usar a estratégia para beneficiar o crescimento do negócio.
De modo que, seja possível fidelizar clientes, aumentar a satisfação e gerar uma série de apaixonados pela empresa.
Como a estratégia pode trazer mais receita para o negócio?
Ao implementar a estratégia de customer success é possível trazer mais receita para a empresa. Uma vez que, é um método de manter os clientes satisfeitos e fazer com que eles sejam fiéis.
Dessa forma, é possível manter a base consumidora sempre ativa e crescendo, fidelizando a maior parte dos clientes que entram na base de consumo da marca.
Portanto, é uma estratégia que foca na qualidade da experiência de cada cliente justamente para que ele tenha uma relação longa com a empresa.
Além disso, é possível adotar duas estratégias principais para que se possa aumentar a receita do negócio, são:
Upsell
Upsell é basicamente oferecer ao cliente um plano melhor, fazendo com que ele compre um produto ou serviço que é mais caro que o atual em uso.
Uma empresa que tem 3 pacotes de internet, por exemplo, sendo 10 MB, 100 MB e 200 MB, cada pacote tem um valor.
Aquele cliente que está satisfeito e fidelizado no 10 MB pode passar por um contato com a empresa e graças à estratégia de upsell, optar por contratar o plano de 100 MB.
Dessa forma, a empresa consegue aumentar seu faturamento a partir da estratégia, usando somente a base de clientes já satisfeitos e já fidelizados.
Aspecto que faz toda a diferença para que seja possível aumentar o faturamento do negócio usando sua lista de contatos.
É importante usar a estratégia de upsell pontualmente na empresa que já foca no customer success. Tendo em vista que, clientes felizes e fidelizados tendem a aceitar a sugestão de fazer um upgrade.
Aspecto que vai contribuir para que a ação seja um sucesso e possa contribuir positivamente para o aumento expressivo do faturamento.
Cross-sell
Outra estratégia que permite ao negócio aumentar muito o faturamento é o cross-sell. Trata-se de oferecer ao cliente um produto ou serviço que complementa aquele que foi comprado inicialmente.
Dessa forma, é possível aumentar muito o ticket médio, fazendo com que o cliente fique ainda mais satisfeito por ter uma solução completa.
Um e-commerce de tênis, por exemplo, pode oferecer ao final da aba de compra a aquisição de meias.
Tendo em vista que, é um produto que faz sentido, entrega ao cliente uma solução completa e garante o uso do tênis com total conforto.
Perceba que, não é empurrar um produto. Na realidade, a empresa está sugerindo combinações que fazem sentido e que permitem ao usuário aproveitar uma experiência mais completa e cômoda.
O que é interessante de aplicar em todos os setores de negócios, sempre sugerindo boas combinações. De modo que, o cliente encontre tudo que precisa e não necessite buscar serviços ou complementos de suas aquisições na concorrência.
Afinal, é importante aumentar o ticket médio de forma estratégica, gerando satisfação e bom resultado para o cliente, que se sente bem cuidado ao fazer uma compra com todos os itens necessários para usufruir dos produtos com eficiência.
Crie vínculos com seus clientes usando o customer success
Agora que já sabe como a estratégia pode ajudar no faturamento, implemente! É possível ter ótimos resultados a partir da relação estreita com seus clientes graças ao customer success.
Ter uma empresa que utiliza as estratégias mais adequadas para se relacionar com os clientes é extremamente benéfico.
Uma vez que, o negócio pode crescer mantendo os consumidores satisfeitos e garantindo uma ótima reputação no mercado.
Aspecto que é positivo para o curto e longo prazo, gerando relações satisfatórias e que contribuem para aumentar a receita da empresa de forma saudável e sustentável.
Customer success é uma estratégia que gera resultados desde sua implementação até o longo prazo. Portanto, vale muito a pena implementar.
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