Como obter sucesso com a sua empresa através da comunidade

A comunidade de clientes é algo extremamente forte e que deve sempre ser levado em consideração pela equipe de uma empresa.

Formar comunidades é uma característica intrínseca ao ser humano, que naturalmente se agrupa para se sentir validado e pertencente.

Nos negócios, a comunidade é importante para o crescimento da empresa, alcançando uma base forte de consumidores que permite a sustentação do negócio. Confira mais a seguir sobre o tema e aproveite a estratégia de formar uma comunidade em seu negócio.

O que é uma comunidade?

Comunidade é basicamente um grupo de clientes ou usuários que se dedica ao produto, serviço ou aplicativo lançado por sua empresa.

São usuários que estão engajados com a marca e se associam a todas as atividades da marca. Por isso, formam uma comunidade que discute sobre o produto, dá feedback e se tornam defensores da marca.

Ter uma comunidade forte é basicamente o sonho de todo empresário. Afinal, é algo que reverbera em resultados muito positivos para a marca.

Uma vez que, os clientes satisfeitos se tornam verdadeiros defensores da marca. Além disso, são uma base fiel de consumidores que estão sempre adquirindo os produtos e serviços da empresa.

Portanto, a comunidade é uma formação importantíssima para qualquer negócio e deveria ser parte das estratégias de crescimento da empresa focar na formação de uma comunidade forte.

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Como construir uma comunidade

A construção de uma comunidade não é nada simples! Afinal, é um processo que envolve diversos passos para que seja possível criar e fortalecer a comunidade de marca, confira quais são:

Simplesmente comece

A construção de uma comunidade é algo que pode ser iniciado a qualquer momento. Não existe uma barreira para começar e também não há um número mínimo de pessoas para que seja considerada uma comunidade.

Muitas empresas já possuem uma comunidade e não a reconhecem. Por isso, comece olhando os pequenos grupos de pessoas que comentam sobre sua empresa, compartilham experiências e trocam informações.

A comunidade é um grupo de pessoas que compartilham e ganham um senso de pertencimento. Portanto, se duas pessoas já fazem isso trocando informações sobre sua marca, saiba que sua empresa já possui uma comunidade e é importante trabalhar no sentido de validar essas pessoas e fortalecer a formação de sua comunidade.

Dê conteúdo para fomentar sua comunidade

As pessoas precisam ter um motivo sobre o qual conversar, discutir e opinar. O conteúdo é algo valioso para a formação de uma comunidade que se engaja e está constantemente envolvida com a marca.

Por isso, é importantíssimo que a empresa esteja sempre divulgando novidades, trazendo conteúdos e chamando o público para opinar.

Um ótimo exemplo de empresa que criou uma comunidade é a Netflix. Basta verificar qualquer postagem da empresa nas redes sociais e você vai perceber que as pessoas comentam, interagem e defendem a empresa.

A comunidade deve gerar resultados para o negócio

É importante lembrar que, a comunidade deve trazer resultados para a empresa, caso contrário os investimentos voltados para manter esse vínculo com os consumidores serão em vão.

A principal forma da comunidade trazer resultados para o negócio é através da disponibilização de dados para orientar decisões do negócio.

Afinal, trata-se de um grupo de pessoas que é apaixonado pela marca e está envolvida com ela. Por isso, são pessoas que geram dados importantíssimos para o negócio.

Analisando todas as informações é possível perceber quais são os padrões de tais consumidores. De modo que, seja possível usufruir de tais informações para pautar estratégias mais eficientes, visando alcançar um público que tem o mesmo perfil e consequentemente, o mesmo potencial de se tornar um apaixonado pela marca.

Incentive a participação das pessoas

Para formar uma comunidade é importante incentivar que seus clientes interajam e participem. Seja através de um grupo no WhatsApp onde podem se comunicar diretamente entre eles e com a empresa, por exemplo.

Ou através de outros canais como os comentários no blog da empresa, comentários nas redes sociais e afins.

Ter um ambiente no qual as pessoas são estimuladas a participar e trocar interações é fundamental para que se forme uma comunidade forte e que realmente esteja engajada com a marca.

Acompanhe e valide a importância da comunidade

As pessoas precisam ter motivos para dedicarem seu tempo à marca. O ideal é que a empresa tenha o cuidado de coletar feedback, implementar melhorias que foram sugestões desses clientes e até mesmo oferecer brindes e benefícios exclusivos para sua comunidade.

De forma que, esse relacionamento seja mais estreito e possa ser uma via de mão dupla em relação aos benefícios, se a empresa tiver recursos o ideal é ter um Community Manager para extrair e analisar essas informações.

Afinal, as pessoas que participam e percebem o benefício de fazer parte de um grupo de apaixonados pela marca, naturalmente se tornam apaixonados e completamente fiéis ao negócio.

Como obter sucesso para sua empresa através da comunidade?

É fundamental entender quais são os objetivos de manter uma comunidade, para que se possa obter sucesso a partir dela.

A comunidade é uma aliada da empresa, que gera benefícios para todos os setores e não apenas para o marketing.

Por isso, é importante que todos os setores estejam envolvidos e possam aproveitar os dados gerados pelo grupo, bem como possam tomar decisões melhores a partir de todas as informações que são disponibilizadas pela comunidade.

Afinal, a formação de um grupo de apaixonados pela marca revela uma série de informações como:

  • Preferências do consumidor;
  • Idade do público;
  • Gênero;
  • Classe social;
  • Forma de se comunicar;
  • O que as pessoas esperam dos produtos ou serviços;
  • Sugestões de eventuais melhorias;
  • Região onde o produto ou serviço é melhor aceito.

Além de muitas outras informações que devem ser aproveitadas para traçar um perfil ideal, visando sempre atuar para que o negócio continue sendo relevante.

Afinal, de olho naquilo que o público consumidor espera e deseja, é muito mais fácil alcançar sucesso, garantindo a satisfação das pessoas e resultados cada vez mais expressivos no que tange ao crescimento da empresa.

Portanto, vale muito a pena criar a sua comunidade e trabalhar em conjunto com o público para que a empresa possa ter uma relação próxima com os cliente es se beneficiar disso.

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