Tenho certeza que você sabe quem é o seu consumidor, certo?
Essa é a base de quase todas as estratégias de marketing e o que faz uma empresa prosperar, uma vez que o consumidor deve ser sempre seu foco central.
Contudo, podemos perceber que a forma como os clientes agem muda constantemente. Assim, para que sejamos capazes de acompanhar suas mudanças e não perder oportunidades de outro, é preciso ir além das personas e realmente conhecer o cliente a fundo.
Com isso, vamos apresentar a você o comportamento do consumidor!
Esse é um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, por ser a chave para conquistar o cliente moderno. Assim, vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto para que você seja capaz de converter ainda mais leads com essa estratégia!
O Comportamento do Consumidor Moderno
Aposto que a forma como você próprio faz suas compras se alterou drasticamente no decorrer dos anos.
Se antes nossas compras ficavam restritas ao comércio local e, quando muito, usávamos os meios de transporte para consumir fora do nosso núcleo habitual, hoje essas fronteiras geográficas são inexistentes.
Tudo graças a internet e a transformação tecnológica!
Prova irrefutável disso é o grande crescimento dos e-commerces desde de o começo de 2020! Esse desenvolvimento do setor, impulsionado pela pandemia, é uma forma de se consumir que já está firmada entre o público.
Assim, basta a nós entender como esses clientes se comportam e acompanhar seu desenvolvimento online.
Um dos primeiros comportamentos do consumidor que podemos reparar é a grande dependência dos mecanismos de busca online. Hoje em dia, “dar um Google” é uma ação mais do que natural a ser feita sempre que uma necessidade aparece.
Desse modo, já se foi o tempo em que ter um site ou uma conta em uma rede social bastava. Hoje é preciso ser ativo e consciente em tais meios.
Pense, então, nestes mecanismos como Google, Yahoo! e Bing, entre outros, como a sua nova vitrine, sendo o principal meio pelo qual os clientes chegam até você!
E dentre as diversas mudanças que podemos acompanhar com esse novo comportamento, há uma estratégia de marketing que engloba e resume todos os seus principais pontos. Estamos falando do ZMOT e vamos agora entender um pouco melhor o que ele é.
O ZMOT e o Comportamento do Cliente
Assim como mencionamos, hoje as compras são feitas basicamente por meio da internet. E mesmo aquelas realizadas em lojas físicas tendem a ter um segmento de sua jornada de consumo no meio digital.
De olho nessas mudanças do comportamento do consumidor, há alguns anos o Google, em parceria com a Shopper Sciences, decidiu investigar mais a fundo o poder do digital nas compras.
Desse modo, foi descoberto o ZMOT (Zero Moment of Truth), também chamado de Momento Zero da Verdade.
Ele nada mais é do que um período no qual os clientes usam a internet para pesquisar informações sobre sua necessidade de compra e tomar uma decisão entre comprar ou não algo.
Por mais que essa fase de pesquisa e averiguação antes de consumir algo sempre tenha existido, ela ganha novos patamares com a popularização dos meios digitais e com a facilidade oferecida pelos smartphones.
Assim, o Momento Zero da Verdade chega com força para revolucionar tudo o que sabíamos sobre marketing e o modo de agir dos clientes.
Durante a pesquisa que mencionamos, foram entrevistados os clientes de mais de 5 mil empresas, sempre buscando entender o que eles faziam para escolher suas compras.
Através dos dados coletados, foram organizadas 4 diretrizes principais que servem para nortear as empresas sobre este comportamento. Elas foram nomeadas de Pilares do ZMOT.
Pilares do ZMOT
Aqui vamos dar uma breve descrição de cada uma delas, mas caso queira se aprofundar no assunto e entender como o comportamento do consumidor pode ser influenciado por elas, basta acessar esse conteúdo que selecionamos para você!
Retomando o assunto dos pilares, são eles:
- Ranqueamento orgânico em mecanismos de busca: de acordo com pesquisas da Smart Insights, é comum do comportamento do cliente que ele acesse apenas os 3 primeiros links ranqueados em plataformas como o Google durante uma pesquisa.
- Tabelas e listas comparativas: para evitar a fuga e indecisão, os clientes buscam por tabelas de comparação que coloquem lado a lado os diferentes produtos, modelos ou marcas que eles desejam consumir.
- Avaliações online: 95% dos clientes entre 18 e 34 anos fazem buscas constantes por avaliações online antes de qualquer consumo, seja ele digital ou em lojas físicas. E ainda afirmam consumir apenas se tais reviews forem entre 4 e 5 estrelas, segundo a Bright Local.
- Cupons de desconto: 89% dos consumidores buscam na internet por cupom de desconto antes de realizarem uma compra, gastando em média 2 horas semanais com essas pesquisas.
Como pôde perceber, o ZMOT nos mostra diversos comportamentos recorrentes do público para que possamos nos preparar para eles e entregar o que o cliente precisa.
Dessa maneira, o comportamento do consumidor deixa de ser uma algo a mais, para ser a linha guia da sua empresa.
Melhor do que saber quem é o seu comprador é saber como ele age, pois assim poderá influenciá-lo com muito mais facilidade, o atraindo, convertendo e fidelizando a sua marca!