Entenda a importância e o significado do SLA (Service Level Agreement)

O processo de compra e venda pode parecer muito simples num primeiro momento, mas existem diversas situações que podem ocorrer, e acarretar grandes problemas durante a após a negociação.

Por isso é extremamente necessário um contrato que proteja ambas as partes de possíveis transtornos, garantindo a segurança de todos dentro do acordo de compra.

Chamamos o documento que estabelece esse tipo de acordo de SLA, agora vamos entender um pouco mais sobre ele e sua importância nos negócios.

O que é SLA?

O Service Level Agreement, ou acordo de nível de serviço em livre tradução, é um documento onde são apresentadas normas, questões contratuais, de qualidade, prazos, suporte e o que mais for necessário pontuar entre o prestador de serviço e o cliente.

O SLA é um contrato firmado entre as duas partes da negociação, no qual determinam as responsabilidades de ambos em relação ao produto ou serviço contratado. Esse contrato visa proteger ambas as partes do acordo.

Este é um documento que precisa estar em constante revisão e atualização, para não correr o risco de acabar ficando defasado.

Visto que, se a empresa se atualiza de alguma forma, os seus serviços e produtos podem sofrer alterações, e consequentemente o SLA também.

Porque o SLA é tão importante para as empresas

O Service Level Agreement tem como principal objetivo garantir a qualidade de uma prestação de serviço, sendo assim esse acordo é de extrema importância para qualquer empresa que atue nessa área.

O SLA vai proteger todas as partes envolvidas na negociação, gerando maior transparência no processo, estipulando as responsabilidades e deveres tanto do prestador de serviço quanto do cliente.

Esse contrato vai trazer para sua empresa uma maior facilidade em resolução de possíveis conflitos que possam surgir.

Um documento que rege a negociação permite consultar e resolver de forma mais rápida e eficiente qualquer transtorno relatado, inclusive resguardando judicialmente ambas as partes.

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Como elaborar um SLA na sua empresa

Para elaborar o Service Level Agreement dentro da sua empresa é necessário estabelecer quais são os direitos e deveres de cada uma das partes do acordo.

Antes de tudo elenque quais as métricas serão utilizadas para análise, além de definir todos os prazos a serem cumpridos.

A empresa define os critérios de um SLA de forma muito particular, pois determina-los a partir de sua metodologia de negociação.

No entanto, existem alguns pontos principais comuns na maioria dos casos, independentemente da organização, que são abordados neste documento para proteger ambas as partes do acordo.

Trouxemos alguns deles abaixo.

  • A definição dos resultados esperados;
  • O tempo de execução do serviço;
  • Os responsáveis pela atividade que será desenvolvida estão sendo definidos.
  • As ferramentas que serão utilizadas serão indicadas.
  • Todo o detalhamento da qualidade e duração do serviço a ser entregue;

O SLA é um documento que necessita ser preciso e muito claro, para que não haja margem para interpretação.

Por isso, na hora de desenvolvê-lo no seu negócio lembre-se de ser objetivo ao definir e apresentar os seus critérios.

Vantagens do Service Level Agreement

A principal vantagem em ter o SLA é estabelecer condições claras entre prestadores de serviços e clientes. A partir desse acordo é tangível mensurar prazos, a qualidade, e atividades oferecidas de forma muito mais transparente.

Além de proteger qualquer uma das partes caso haja conflitos ou mal-entendidos. O Service Level Agreement traz diversos benefícios para as empresas, principalmente quando falamos no aspecto judicial.

Entre outras vantagens do SLA estão as de:

  1. Promover garantias;
  2. Gerar maior transparência;
  3. Trazer maior credibilidade;
  4. Favorecer empresas de todos os portes;

O SLA é uma ferramenta ideal para estabelecer melhores acordos que satisfaçam e garantam a boa relação entre todas as partes da negociação.

Visto que são justamente os problemas de comunicação que Service Level Agreement se propõe a resolver.

Esperamos que hoje você tenha aprendido um pouco mais sobre como funciona o acordo de nível de serviço, e como ele é importante para qualquer tipo de negócio.

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