A expansão da base de clientes é uma necessidade constante de todas as empresas, independentemente de qual seja o setor de atuação.
Por isso, é fundamental saber como fazer esse processo de expansão para que tenha o sucesso desejado. Para auxiliar a ter as melhores estratégias em prol de construir uma base de clientes sólida, nós trouxemos informações valiosas.
Afinal, toda empresa precisa de clientes fiéis e uma base capaz de gerar receita diária. Confira a seguir tudo que é necessário e possível fazer para expandir a base de clientes e aumentar sua receita.
O que é base de clientes?
Antes de pensarmos em expansão de clientes, é importante entender detalhadamente o que é a base de clientes.
A base de clientes pode ser entendida como aqueles consumidores que compram seus produtos ou serviços de forma fiel. Ou seja, aqueles consumidores que, de fato, estão sempre em contato com a marca e compram regularmente, gerando receita para o negócio.
Na hora de montar a base de clientes, é útil analisar uma série de fatores, para que possa agrupar os perfis de clientes corretamente.
De modo que, seja possível filtrar quem é realmente a sua base de clientes, ou seja, aquele público fiel. E quais são os compradores eventuais que podem ser contactados para se tornarem clientes fiéis.
Por exemplo, aquele consumidor que foi até a loja, fez o cadastro, comprou e nunca mais voltou, é um contato interessante para ter. Afinal, é alguém que já conhece a sua empresa e seus produtos ou serviços e que sua equipe pode entrar em contato para que volte a comprar na loja.
Toda empresa deve ter uma base de clientes em expansão
Toda empresa precisa ter um cadastro rápido que os clientes preenchem ao finalizar a compra. Para que a partir disso, seja possível rastrear o que cada perfil de consumidor está comprando.
Bem como, o time de vendas da empresa possa usar esses dados para garantir que seja possível entrar em contato com esses clientes e oferecer novos produtos.
Sempre com a estratégia adequada para que possa conseguir novas vendas e não seja necessário investir somente em captação de novos clientes. Afinal, a grande vantagem de ter uma base de clientes é justamente que o custo de vender para esse público é menor, quando comparado ao custo de conquistar um cliente novo do zero.
Essa base de clientes sempre deve estar em processo de expansão. Uma vez que, sem a devida expansão o negócio tende a ficar estagnado ou começar a apresentar resultados ruins.
Portanto, cuidar da captação de clientes e manutenção da fidelidade são aspectos indispensáveis para a sua rotina de trabalho.
Como expandir a base de clientes?
Agora que já sabe o que é e qual a vantagem de ter uma base de clientes, nós traçamos as 5 principais estratégias para aplicar em seu negócio visando expandir essa base. De modo que, seja possível aumentar seu faturamento, confira:
1. Analise sua persona
Entreviste seus clientes mais assíduos, identifique o que está acontecendo no comportamento desse consumidor e atualize o perfil de quem é o seu cliente ideal.
Com base no comportamento e nas mudanças observadas é possível adequar novamente sua empresa ao que o público consumidor espera.
Entendendo quais tecnologias, produtos e serviços o público assíduo gosta de consumir, é possível inovar, surpreender e ter resultados muito expressivos.
Afinal, se a empresa já é conhecida do cliente e entrega justamente o que ele está buscando, é natural que as compras voltem a ocorrer com maior assiduidade, gerando aumento do faturamento.
2. Ofereça conteúdo que aproxima os clientes
Atualmente os consumidores buscam informações online para tomarem suas decisões de compra. Por isso, é cada vez mais importante procurar compartilhar informações online, para manter a sua presença digital com relevância.
Quando sua empresa produz e compartilha conteúdo de valor sobre o universo na qual se insere, é natural que se torne referência. Aumentando assim, a credibilidade da marca em seu mercado e impulsionando as vendas de forma natural.
3. Atualize o mix de produtos
Em absolutamente todos os segmentos é normal que os produtos sejam atualizados. Lançamentos são essenciais para manter uma marca relevante, até mesmo no setor de prestação de serviços.
Quem deseja atrair uma nova fatia de mercado precisa oferecer o que esse cliente busca. Por isso mesmo, a atualização é extremamente necessária quando as vendas estão estagnadas.
4. Traga o cliente para dentro do processo
Prepare a equipe e consulte o cliente! Ouvir o que é a reclamação do cliente sobre sua empresa, produto, serviço ou os motivos pelos quais a pessoa parou de comprar é fundamental.
Quando a equipe é treinada para fazer boas perguntas sobre o tema e o cliente é consultado, poderosos insights são obtidos. De modo que, sua empresa possa ganhar muito em competitividade ao fazer essa
pesquisa e implementar as melhorias necessárias.
Trazendo o cliente para o centro do processo, é completamente possível ter resultados que são surpreendentes até mesmo nos meses em que tradicionalmente as vendas são fracas.
5. Trabalhe sua diferenciação para a expansão de base de clientes
Quer ter uma base de clientes sólida e de tamanho considerável? Então saiba que precisará trabalhar a sua diferenciação.
As empresas que são capazes de se diferenciarem em seus nichos são as mais eficientes em atrair e manter clientes fiéis.
Tendo em vista que, todo cliente busca um produto único, uma experiência de compra surpreendente, uma empresa que está sempre investindo para melhorar e também um atendimento de excelência.
Se você ainda não sabe como irá diferenciar seus produtos ou serviços, comece pelo básico! Fazer um atendimento de excelência, ter um ambiente agradável e acolhedor para o cliente e cuidar de cada etapa da experiência é justamente o que vai começar a trazer resultados.
Uma vez que todo o básico foi feito, diferencie seus produtos ou serviços em qualidade e por ter entendido o que seu cliente busca.
A expansão de sua base de clientes é algo extremamente necessário para que a empresa sobreviva no mercado. Portanto, comece o trabalho o quanto antes.
Sobre a CS Academy
A CS Academy é a maior referência em educação customer centric na america latina, e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.
Temos a plataforma de conteúdos mais completa para profissionais das áreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se você quer se tornar referência no mercado, o seu lugar é aqui.
Tá esperando o quê? Se inscreva aqui!