A IA generativa já faz parte do cotidiano de inúmeras pessoas e é uma tendência para os próximos anos. Tendo em vista que, possibilita a obtenção de ótimos resultados a partir do uso de inteligência artificial para criar fotos, vídeos e imagens.
Atualmente já é possível usar a inteligência artificial generativa com o intuito de impulsionar o sucesso do cliente. Justamente por isso, trouxemos algumas informações relevantes sobre o uso de inteligência artificial e obtenção de resultados positivos no setor.
Confira tudo a seguir.
O que é IA Generativa?
A IA generativa consiste na utilização de IA para criar novos conteúdos, seja texto, imagens, música, áudio ou vídeo.
É possível usar a IA generativa para uma série de demandas no dia a dia, tendo resultados positivos. No entanto, o uso ainda não substitui completamente a interação humana.
Tendo em vista que, a IA generativa precisa ser supervisionada, para que o conteúdo possa ser verificado. É importante fazer essa verificação com o intuito de garantir que o material disponibilizado para os clientes nas interações seja coerente e eficiente para solucionar o problema apontado pelo consumidor.
Nos últimos anos a utilização de IA generativa expandiu principalmente no atendimento ao cliente, oferecendo solução rápida para dúvidas frequentes. Todavia, o uso pode ir muito além dependendo da área de atuação da empresa e dos recursos disponíveis.
Como funciona a IA Generativa?
O funcionamento da IA generativa é relativamente simples, uma vez que existe um conjunto de padrões e conteúdos que são analisadas pela inteligência artificial.
A partir da análise, a IA aprende padrões para gerar o novo material. Por isso, é um sistema muito eficiente para responder às dúvidas iniciais de atendimento ao cliente.
Como é o caso de uma automação para atendimento no WhatsApp da empresa, visando oferecer informações quando o cliente busca segunda via do boleto e informações básicas para dúvidas frequentes.
Além disso, também é possível aproveitar o aprendizado do sistema para que o atendimento possa evoluir e saia do básico. Garantindo que a necessidade de atuação da equipe de atendimento seja minimizada.
Aspecto que é muito positivo para uma empresa que lida diariamente com um volume alto de interações e necessita reduzir custos. Afinal, o sistema pode reduzir significativamente o número de atendimentos que realmente precisam dos profissionais.
O conteúdo criado pela IA generativa é original, feito de forma autônoma e que gera vários benefícios para o usuário. Uma vez que, é possível aproveitar a resolução de problemas sem a necessidade de intervenção humana direta em cada interação entre IA e clientes.
Exemplos de IA Generativa
Atualmente existem diferentes opções de IA generativa no mercado, mas sem dúvidas a versão mais famosa é o ChatGPT.
Com versão gratuita o ChatGPT viralizou nas redes sociais por oferecer solução para praticamente todos os questionamentos dos usuários.
Outra possibilidade é a utilização do Midjourney que transforma perguntas em imagens. Ainda há o Jasper e Bing Chat que são chatbots parecidos com o ChatGPT.
Assim como é possível contar com o Google Bard que é um chatbot com AI generativa. Portanto, é um mercado com variadas opções e cada empresa pode usar os recursos que melhor atenderem as suas necessidades.
Alguns exemplos mais comuns de uso de IA Generativa são:
- Para a Geração de Imagens e Vídeos: Com a IA Generativa hoje é capaz de criar diversas imagens em alta resolução, editar fotos de forma automática e até mesmo gerar vídeos realistas;
- Para a Criação de Artes e Design: A IA Generativa também é usada na criação de arte digital, como pinturas e ilustrações, bem como no design gráfico.
- Para Geração de Textos e Códigos: Modelos como o já citado ChatGPT são capazes de criar textos coesos e relevantes para diversas finalidades, e até mesmo códigos de programação.
Como a IA Generativa impulsiona o Customer Succcess?
As soluções oferecidas pelo uso de inteligência artificial trazem enriquecimento para o relacionamento entre empresa e consumidor. Nós listamos alguns exemplos de resultados que podem ser obtidos a partir do uso das ferramentas de IA:
01. Desenvolvimento de conteúdo personalizado
Gerar conteúdo relevante e valioso para os clientes é essencial mesmo quando existe uma base de clientes muito grande.
Com o uso de ferramentas de inteligência artificial generativa é possível gerar conteúdo de qualidade para os clientes.
De modo que, mesmo em ações massivas a pessoa recebe um material que parece ter sido personalizado com cuidado. O que aumenta a sensação de que a empresa valoriza cada cliente e gera encantamento.
A inteligência cria mensagens e interações altamente personalizadas, adaptando-se às necessidades específicas dos clientes. Isso contribui para uma experiência mais significativa e relevante.
02. Automação das tarefas repetitivas
Algumas tarefas como o envio de segunda via de boleto são extremamente repetitivas na rotina. Por isso, a equipe de customer success atenta utiliza ferramentas como a inteligência artificial generativa para automatizar o processo.
Dessa forma, a equipe pode focar o atendimento de qualidade em demandas que realmente exigem a atenção dos profissionais. Contribuindo para que todos os clientes tenham interações positivas que geram satisfação.
03. Análises preditivas
A utilização de inteligência artificial para analisar grandes volumes de dados a partir das interações com o público pode ajudar a empresa na previsão de tendências e comportamentos dos clientes.
Ter este tipo de informação ajuda significativamente as equipes de Customer Success a antecipar necessidades e tomar medidas proativas. Dessa forma, a empresa consegue sair na frente e inovar em seu nicho de atuação.
Aspecto que é um significativo diferencial competitivo, contribuindo para que a empresa tenha resultados melhores que seus pares.
04. Atendimento mais rápido e eficiente dos clientes
Todas as empresas que possuem uma grande base de clientes enfrentam a necessidade de lidar com um grande volume de interações diárias com os clientes.
É natural que na era da tecnologia o consumidor queira atendimento rápido em todos os pontos de contato com a marca. O uso de IA proporciona justamente o suporte instantâneo e melhora da satisfação do cliente.
Aproveite as múltiplas oportunidades do uso de IA em sua empresa
Uma vez compreendido o que é IA generativa e como ela pode ser usada em prol do customer success, é interessante implementar o uso da tecnologia no negócio.
Afinal, o uso de IA é uma tendência que veio para ficar e se tornar parte do cotidiano de todos os brasileiros e de empresas do país inteiro.
Aquelas equipes que conseguem tirar o melhor proveito da ferramenta se destacam e alcançam patamares elevados de sucesso. Portanto, vale a pena implementar o uso em seu cotidiano para que possa começar a usufruir de todos os benefícios que a tecnologia de IA generativa oferece.