IA Generativa: O que é e como ela impulsiona o Sucesso do Cliente

IA Generativa

A IA generativa já faz parte do cotidiano de inúmeras pessoas e é uma tendência para os próximos anos. Tendo em vista que, possibilita a obtenção de ótimos resultados a partir do uso de inteligência artificial para criar fotos, vídeos e imagens.

Atualmente já é possível usar a inteligência artificial generativa com o intuito de impulsionar o sucesso do cliente. Justamente por isso, trouxemos algumas informações relevantes sobre o uso de inteligência artificial e obtenção de resultados positivos no setor.

Confira tudo a seguir.

O que é IA Generativa?

A IA generativa consiste na utilização de IA para criar novos conteúdos, seja texto, imagens, música, áudio ou vídeo.

É possível usar a IA generativa para uma série de demandas no dia a dia, tendo resultados positivos. No entanto, o uso ainda não substitui completamente a interação humana.

Tendo em vista que, a IA generativa precisa ser supervisionada, para que o conteúdo possa ser verificado. É importante fazer essa verificação com o intuito de garantir que o material disponibilizado para os clientes nas interações seja coerente e eficiente para solucionar o problema apontado pelo consumidor.

Nos últimos anos a utilização de IA generativa expandiu principalmente no atendimento ao cliente, oferecendo solução rápida para dúvidas frequentes. Todavia, o uso pode ir muito além dependendo da área de atuação da empresa e dos recursos disponíveis.

Como funciona a IA Generativa?

O funcionamento da IA generativa é relativamente simples, uma vez que existe um conjunto de padrões e conteúdos que são analisadas pela inteligência artificial.

A partir da análise, a IA aprende padrões para gerar o novo material. Por isso, é um sistema muito eficiente para responder às dúvidas iniciais de atendimento ao cliente.

Como é o caso de uma automação para atendimento no WhatsApp da empresa, visando oferecer informações quando o cliente busca segunda via do boleto e informações básicas para dúvidas frequentes.

Além disso, também é possível aproveitar o aprendizado do sistema para que o atendimento possa evoluir e saia do básico. Garantindo que a necessidade de atuação da equipe de atendimento seja minimizada.

Aspecto que é muito positivo para uma empresa que lida diariamente com um volume alto de interações e necessita reduzir custos. Afinal, o sistema pode reduzir significativamente o número de atendimentos que realmente precisam dos profissionais.

O conteúdo criado pela IA generativa é original, feito de forma autônoma e que gera vários benefícios para o usuário. Uma vez que, é possível aproveitar a resolução de problemas sem a necessidade de intervenção humana direta em cada interação entre IA e clientes.

Exemplos de IA Generativa

Atualmente existem diferentes opções de IA generativa no mercado, mas sem dúvidas a versão mais famosa é o ChatGPT.

Com versão gratuita o ChatGPT viralizou nas redes sociais por oferecer solução para praticamente todos os questionamentos dos usuários.

Outra possibilidade é a utilização do Midjourney que transforma perguntas em imagens. Ainda há o Jasper e Bing Chat que são chatbots parecidos com o ChatGPT.

Assim como é possível contar com o Google Bard que é um chatbot com AI generativa. Portanto, é um mercado com variadas opções e cada empresa pode usar os recursos que melhor atenderem as suas necessidades.

A imagem mostra três exemplos do uso da IA Generativa: Geração de textos e códigos, geração de imagens e vídeos e criação de artes e design.

Alguns exemplos mais comuns de uso de IA Generativa são:

  • Para a Geração de Imagens e Vídeos: Com a IA Generativa hoje é capaz de criar diversas imagens em alta resolução, editar fotos de forma automática e até mesmo gerar vídeos realistas;
  • Para a Criação de Artes e Design: A IA Generativa também é usada na criação de arte digital, como pinturas e ilustrações, bem como no design gráfico. 
  • Para Geração de Textos e Códigos: Modelos como o já citado ChatGPT são capazes de criar textos coesos e relevantes para diversas finalidades, e até mesmo códigos de programação.

Como a IA Generativa impulsiona o Customer Succcess?

As soluções oferecidas pelo uso de inteligência artificial trazem enriquecimento para o relacionamento entre empresa e consumidor. Nós listamos alguns exemplos de resultados que podem ser obtidos a partir do uso das ferramentas de IA:

01. Desenvolvimento de conteúdo personalizado

Gerar conteúdo relevante e valioso para os clientes é essencial mesmo quando existe uma base de clientes muito grande.

Com o uso de ferramentas de inteligência artificial generativa é possível gerar conteúdo de qualidade para os clientes.

De modo que, mesmo em ações massivas a pessoa recebe um material que parece ter sido personalizado com cuidado. O que aumenta a sensação de que a empresa valoriza cada cliente e gera encantamento.

A inteligência cria mensagens e interações altamente personalizadas, adaptando-se às necessidades específicas dos clientes. Isso contribui para uma experiência mais significativa e relevante.

02. Automação das tarefas repetitivas

Algumas tarefas como o envio de segunda via de boleto são extremamente repetitivas na rotina. Por isso, a equipe de customer success atenta utiliza ferramentas como a inteligência artificial generativa para automatizar o processo.

Dessa forma, a equipe pode focar o atendimento de qualidade em demandas que realmente exigem a atenção dos profissionais. Contribuindo para que todos os clientes tenham interações positivas que geram satisfação.

03. Análises preditivas

A utilização de inteligência artificial para analisar grandes volumes de dados a partir das interações com o público pode ajudar a empresa na previsão de tendências e comportamentos dos clientes.

Ter este tipo de informação ajuda significativamente as equipes de Customer Success a antecipar necessidades e tomar medidas proativas. Dessa forma, a empresa consegue sair na frente e inovar em seu nicho de atuação.

Aspecto que é um significativo diferencial competitivo, contribuindo para que a empresa tenha resultados melhores que seus pares.

04. Atendimento mais rápido e eficiente dos clientes

Todas as empresas que possuem uma grande base de clientes enfrentam a necessidade de lidar com um grande volume de interações diárias com os clientes.

É natural que na era da tecnologia o consumidor queira atendimento rápido em todos os pontos de contato com a marca. O uso de IA proporciona justamente o suporte instantâneo e melhora da satisfação do cliente.

Aproveite as múltiplas oportunidades do uso de IA em sua empresa

Uma vez compreendido o que é IA generativa e como ela pode ser usada em prol do customer success, é interessante implementar o uso da tecnologia no negócio.

Afinal, o uso de IA é uma tendência que veio para ficar e se tornar parte do cotidiano de todos os brasileiros e de empresas do país inteiro.

Aquelas equipes que conseguem tirar o melhor proveito da ferramenta se destacam e alcançam patamares elevados de sucesso. Portanto, vale a pena implementar o uso em seu cotidiano para que possa começar a usufruir de todos os benefícios que a tecnologia de IA generativa oferece.

QUER SE TORNAR UMA REFERÊNCIA NAS ÁREAS DE CS E CX? PREENCHA SEUS DADOS, E SAIBA COMO SE TORNAR UM ESPECIALISTA:

Imagem do formulário de contato CS Academy.

ARTIGOS RECENTES

DESTAQUE

GLOSSÁRIO

Gostou deste conteúdo? Nós temos um glossário Customer Centric com muito mais!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

POSTS RELACIONADOS