IA no centro do jogo: Confira as tendĂȘncias para os setores de Atendimento e Suporte

O novo relatĂłrio “As novas prioridades do CX”, estudo promovido pela Freshworks, desenvolvedora de softwares corporativos, apontou tendĂȘncias para os setores de atendimento e suporte para o prĂłximo quarter.

Os recursos orientados por IA em software empresarial estão em desenvolvimento hå muito tempo. Tudo começou de forma simples, com bots respondendo a perguntas båsicas ou sugerindo artigos com base nas palavras-chave da mensagem de um cliente.

No entanto, a simplicidade e acessibilidade do ChatGPT tornaram a IA generativa popular, principalmente a junção IA e o atendimento ao cliente.

Este desenvolvimento levarĂĄ a indĂșstria alĂ©m das capacidades bĂĄsicas de IA. Agora, podemos conversar com nosso software e usar menos cliques para concluir tarefas.

Os usuårios começarão a ver seu software como um cocriador que permite produtividade e desenvoltura. Jå podemos ver uma mudança de perspectiva: os agentes estão adotando a IA com mais disposição do que inicialmente.

Focar na experiĂȘncia do agente (AX) – alĂ©m da experiĂȘncia do cliente – estĂĄ entre as principais prioridades para melhorar a qualidade do atendimento.

Assim como a experiĂȘncia do cliente, a experiĂȘncia do colaborador concentra-se em todos os aspectos do envolvimento de um agente de suporte ao cliente com o negĂłcio. Desde ferramentas e fluxos de trabalho atĂ© suporte Ă  liderança e bem-estar do colaborador – para ajudĂĄ-los a realizar seu trabalho com eficiĂȘncia e facilidade.

Com a inteligĂȘncia artificial (IA) no mix, ocupando o espaço de assistĂȘncia ao agente no suporte ao cliente, o AX e a IA darĂŁo o tom do prĂłximo quarter e, se bem aplicadas, podem revolucionar os nĂșmeros da empresa.

A IA torna-se protagonista nesse movimento de valorização do agente. Um estudo da relação entre práticas de gestão e estresse dos funcionários, promovido pela Universidade de Cornell, intitulado: “Tornando o trabalho de call center melhor: A relação entre práticas de gestão e estresse no trabalho”; evidenciou:

  • 87% dos funcionĂĄrios de centrais de atendimento declaram estar muito estressados;
  • Mais que 50% dos funcionĂĄrios de centrais de atendimento sentem-se emocionalmente esgotados;
  • 86% dos agentes sentem que a tecnologia disponĂ­vel para atendimento Ă© muito lenta.

A IA pode agilizar os processos de negĂłcios e melhorar o bem-estar dos colaboradores, cuidando de tarefas rotineiras e repetitivas

Os agentes podem se concentrar em trabalhos mais complexos e especializados e, por consequĂȘncia, as empresas se beneficiarĂŁo de interaçÔes mais positivas com os clientes.

“A IA estĂĄ se tornando amiga do agente humano, ouvindo conversas, encontrando respostas para perguntas em uma base de conhecimento, sugerindo as prĂłximas melhores açÔes e ajudando a entender o sentimento do cliente”, observa Max Ball, analista principal da consultoria Forrester, em um artigo.

Abordando a IA com cautela

A IA voltada para o agente permite que as empresas experimentem as funcionalidades da inteligĂȘncia artificial antes de utilizĂĄ-la de forma mais ampla, com potencial para atingir negativamente a experiĂȘncia do cliente.

Um exemplo perfeito Ă© o entusiasmo atual em torno da IA ​​generativa e como as empresas podem abordĂĄ-la de forma rĂĄpida, mas cautelosa, com ferramentas como o Freddy GPT, recurso desenvolvido pela Freshworks e disponĂ­vel em soluçÔes de customer service, IT service e CRM.

Um bom começo Ă© utilizar a inteligĂȘncia artificial generativa para geração de respostas e consultas para agentes, com report dos colaboradores sobre o grau de resolução da ferramenta.

Se um chatbot estiver ruim ou dar indicaçÔes que ainda falham, é possível criar etapas de melhoria até otimizar a aplicação.

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Alinhar o espaço que a IA ocupa é a questão prioritåria

A IA generativa nas mĂŁos de usuĂĄrios empresariais comuns Ă© uma das inovaçÔes mais significativas do nosso tempo, e uma das maiores tendĂȘncias para os setores de Atendimento e Suporte.

À medida que estas tecnologias se tornam mais populares, a Goldman Sachs Research estima um aumento de 7% (ou quase U$ 7 bilhĂ”es) no PIB global. Mas o que os usuĂĄrios empresariais comuns podem esperar?

A experiĂȘncia do cliente significa mais do que apenas atender Ă s necessidades. Desde experiĂȘncias de marca omnichannel e mensagens conversacionais atĂ© IA intuitiva, o CX hoje Ă© a soma de tudo que agrega valor.

Para aumentar o valor do cliente, os líderes de atendimento ao cliente devem continuar a colocar as necessidades e realidades humanas no centro das suas decisÔes e investimentos. E e usar a IA da maneira certa para melhorå-la ainda mais.

O impacto da inteligĂȘncia artificial na rotina do agente

Para citar um exemplo de IA de assistĂȘncia a agentes trabalhando no back-end, a Sling TV, uma provedora lĂ­der de serviços de streaming de TV nos EUA, aumentou sua taxa de resolução de problemas de clientes para 85%, ao mesmo tempo que reduziu o tempo de resolução para menos de dois minutos atravĂ©s do Freddy GPT aplicado ao help desk.

IA não é novidade na Freshworks. Estamos na vanguarda da inovação neste espaço desde 2018,
ultrapassando continuamente os limites para fornecer soluçÔes excepcionais.

Recentemente, a Freshworks lançou um novo conjunto de updates focados na integração com IA e observou o grau de alinhamento entre equipes humanas e as extensĂ”es da inteligĂȘncia artificial.

A Freshworks também promoveu um estudo de impacto do Freddy GPT e pÎde constatar os resultados da mudança a partir de algumas aplicaçÔes pråticas da IA na rotina do agente.

Reformulação de frases

Auxilia a aumentar a clareza e o impacto da comunicação com clientes, o que permite o agente atender seus clientes de forma mais eficaz. Uma economia de tempo estimada em 50%, segundo estudo de impacto.

Geração de artigos

Simplifica o processo de criação de artigos padronizados da base de conhecimento e perguntas frequentes com esforço mínimo.

Com apenas alguns prompts, os agentes podem gerar conteĂșdo abrangente sem gastar tempo extra com redação, edição e formatação.

Esse recurso acabou economizando cerca de 67% do tempo dos agentes, eliminando a criação de artigos do zero e capacitando-os a priorizar compromissos de alto valor com o cliente.

Criação de e-mails personalizados

Para agentes, auxilia na produção de e-mails sem esforço para atender às necessidades e pontos problemåticos de clientes da base ou até prospects. Isso resulta em uma redução estimada de 73% no tempo gasto na criação de textos personalizados.

Resumo de conversas

Permite que os agentes gerem automaticamente um resumo de toda a conversa com o cliente.

Em vez de depender de colaboradores ou apresentar um novo agente para analisar toda a conversa em busca de contexto, uma rĂĄpida olhada no resumo fornece uma compreensĂŁo clara de todo o contexto e das prĂłximas etapas, resultando em uma economia de tempo estimada em 57%.

ConclusĂŁo

Hoje, as pessoas buscam experiĂȘncias excepcionais com as marcas que consomem e locais de trabalho escolhidos. Uma boa experiĂȘncia envolve tanto os clientes quanto os funcionĂĄrios da marca.

Empresas que se concentrarem no contexto e nas necessidades humanas para tomar decisĂ”es e fazer investimentos estarĂŁo mais fortes em 2024 e no futuro. Por isso Ă© tĂŁo importante entender as novas tendĂȘncias para os setores de Atendimento e Suporte.

Mantenha suas equipes executivas prĂłximas dos departamentos de CX, e alinhe a experiĂȘncia do cliente aos dados. As equipes de atendimento podem fornecer insights sobre a estabilidade e conexĂŁo esperada pelos clientes.

Sobre a Freshworks

A Freshworks Inc., (NASDAQ: FRSH) faz com que as pessoas adorem usar o software de negócios. Criados especificamente para TI, suporte ao cliente, equipes de vendas e marketing, os produtos Freshworks capacitam seus agentes a impulsionarem seu negócio. A Freshworks é råpida de integrar, tem preço acessível e foi criada para encantar.

Com sede em San Mateo, CalifĂłrnia, a Freshworks opera em todo o mundo para atender mais de 63 mil clientes, como Allbirds,NHS, OfficeMax e PhonePe.

Freshworks Ă© com a Loupen

A Loupen é a maior revenda das soluçÔes Freshworks na América Latina.

Com 10 anos de mercado e um portfólio de produtos amplamente reconhecidos por empresas de todos os portes, a Loupen criou uma reputação que inspira credibilidade em uma rede global de parceiros de tecnologia.

O time de especialistas implanta, configura e personaliza cada solução, garantindo que tudo funcione e faça sentido para seu negĂłcio e sua equipe, com atendimento personalizado e prĂłximo, em portuguĂȘs e espanhol.

Tudo para manter sua empresa longe de entraves e funcionando o tempo todo.

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