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A Inteligência Artificial e o Atendimento ao Cliente: Benefícios e Tendências

Sumário

Utilizar inteligência artificial no atendimento ao cliente se tornou essencial no dia a dia de empresas de todos os portes. Afinal, a automação de processos com inteligência artificial aplicada viabiliza otimização de tempo da equipe e do próprio cliente.

Uma vez que, o cliente entra em contato e os chatbots iniciam imediatamente o processo de atendimento entregando soluções práticas para dúvidas frequentes dos consumidores. Além disso, os sistemas automatizados direcionam o atendimento para o setor mais adequado para resolver eventuais questões complexas.

Com tamanha eficiência, o uso de IA no atendimento ao cliente já faz parte de quase metade das empresas do país, segundo estudo IoT Snapshot. O que revela a importância dessa solução para o setor.

Nós trouxemos uma reflexão sobre como a IA está impactando o atendimento ao cliente, quais são os benefícios e as tendências para o futuro próximo.

O que é e como utilizar a Inteligência Artificial no atendimento ao cliente?

A inteligência artificial no atendimento ao cliente é usada como uma solução para dar suporte imediato ao consumidor que entra em contato.

Além do uso de chatbots, as grandes empresas na atualidade usam soluções omnichannel, oferecendo uma experiência de atendimento fluida e unificada. Dessa forma, o cliente poderá ter seu problema resolvido o mais rápido possível, ficando com uma excelente percepção do atendimento.

Por meio da automação de processos com a inteligência artificial aplicada ao atendimento é possível garantir que as respostas para as dúvidas do cliente serão dadas com agilidade.

Viabilizando que o consumidor mantenha sua satisfação com a marca e possa enxergar todas as interações como positivas.

O que faz toda a diferença para que se possa ter alta qualidade de atendimento, viabilizando consumidores satisfeitos com as soluções oferecidas a cada interação com a marca.

Benefícios da Inteligência Artificial para melhorar o atendimento ao cliente

Antes de investir em assistentes virtuais e personalização do atendimento usando IA, é importante ter clareza sobre quais serão os benefícios alcançados.

1.     Atendimento ágil

Estamos vivenciando uma era de conexão, agilidade e respostas rápidas. Muitos clientes procuram, inclusive, respostas na página da empresa antes de entrar em contato, com o intuito de agilizar a experiência.

Todavia, ao não encontrarem o que precisam acabam entrando em contato com o atendimento na expectativa de uma solução rápida. Os chatbots e sistemas que utilizam IA de forma geral foram desenvolvidos para o primeiro atendimento são ágeis e resolutivos.

Em outras palavras, dão a resposta em segundos, filtrando as necessidades do cliente e visando atendê-los sem a necessidade de interação humana. Dessa forma, é possível resolver o que é mais simples, viabilizando que uma pequena equipe seja capaz de lidar com toda a demanda de atendimento.

Afinal, só será necessário atender aqueles clientes que realmente possuem demandas mais complexas, oferecendo uma solução por meio da interação com a equipe.

Ao desafogar o atendimento inicial resolvendo as dúvidas simples, as demandas complexas são rapidamente solucionadas com eficiência. O que obviamente impacta de forma positiva na percepção do público em relação a marca.

2.     Melhora da experiência do cliente

Quando o cliente é rapidamente atendido e a equipe é eficaz para oferecer soluções eficientes, tem-se uma experiência positiva. Clientes satisfeitos são um ativo valioso para empresas dos mais variados segmentos.

Uma vez que, eles se tornam defensores da marca, propagando o bom atendimento e as soluções personalizadas que obtiveram. E qual marca não almeja clientes assim?

Todavia, para alcançar esse tipo de resultado é preciso não apenas investir, como também acompanhar os resultados e métricas. De modo que, seja possível aperfeiçoar o sistema e demonstrar que a marca realmente se importa com cada cliente.

3.     Atendimento 24 horas e escalável

Um dos principais benefícios do uso de inteligência artificial no atendimento ao cliente se dá por ser escalável. Afinal, o sistema atende um grande volume de interações sem que a equipe humana necessite ser ampliada.

Além disso, o atendimento se dá suporte ao cliente 24/7. Mesmo que a solução do cliente não seja fornecida imediatamente, o seu pré-atendimento será feito.

E isso permitirá que a equipe humana tenha maior agilidade quando recebe a demanda. Uma vez que, os profissionais saberão exatamente o que aquele cliente precisa e como oferecer suporte.

Uma imobiliária, por exemplo, pode ter o atendimento inicial automático a qualquer dia e horário. Após identificar a necessidade de cada cliente, o sistema direcionará a demanda ao atendente correto, para que o suporte seja dado.

Desde a marcação de visitas, pagamento de contas, venda de imóveis, locações e outros tipos de chamados ganham eficiência e agilidade.

Por isso, todos os negócios que buscam melhorar a produtividade da equipe de atendimento e impactar positivamente os clientes, estão investindo em IA para tal.

Principais tecnologias de IA utilizadas no atendimento

Existem diferentes tecnologias de IA utilizadas no atendimento ao cliente atualmente. Como é o caso dos mais famosos chatbots, que são sistemas capazes de conversar com os clientes de forma natural.

Os chatbots oferecem suporte instantâneo e contribuem para que a automação seja capaz de eliminar tarefas repetitivas do cotidiano dos atendentes. Além disso, são capazes de oferecer personalização do atendimento, promovendo uma ótima experiência para o cliente.

Outra solução no universo do atendimento automatizado é recorrer aos assistentes virtuais, que são capazes de compreender e responder perguntas. Portanto, é uma tecnologia que dá suporte em diferentes áreas do atendimento ao cliente.

Os assistentes se integram a diversas plataformas como sites e aplicativos, viabilizando uma boa experiência para o cliente em atendimento.

E por fim, o reconhecimento de voz e linguagem natural é outra tendência utilizada em sistemas para entender o contexto e a intenção do cliente. O resultado é uma interação mais precisa, que permite a automação de tarefas complexas do setor de atendimento.

Desafios e o futuro da Inteligência Artificial no atendimento ao cliente

Sem dúvidas, um dos principais desafios se dá na integração de sistemas, visando sempre melhorar a eficiência das respostas.

Contudo, os sistemas de IA já produzem uma revolução no atendimento ao cliente e vieram para ficar. O que faz com que seja importante que empresas de todos os portes invistam no uso de inteligência artificial no atendimento ao cliente.

Afinal, a tendência é que o sistema proporcione boa experiência para os clientes e seja capaz de influenciar positivamente a percepção da marca.

Com um planejamento detalhado é possível implementar a tecnologia com sucesso e inovar em seu segmento. Certamente o uso de inteligência artificial no atendimento ao cliente está só começando e no futuro, teremos muito mais tecnologia para atender os consumidores.

Resumo

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