Oferecer customer support pode ser o principal diferencial de sua marca. Aliás, é um dos diferenciais de empresas de luxo em detrimento de lojas concorrentes que focam em um ticket médio inferior.
Por isso mesmo, trouxemos algumas informações sobre como o suporte ao cliente é importante e pode ser implementado em sua empresa. De modo que, seja possível recorrer às melhores estratégias para ter um bom resultado. Confira tudo a seguir.
O que é customer support?
Antes de mais nada, é importante considerar que o customer support ou suporte ao cliente em português é um setor que passou por muitas transformações.
Ao longo dos últimos anos, o setor busca dar voz ao cliente ao invés de meramente responder dúvidas e ouvir reclamações.
O objetivo é que o setor tenha o feedback de clientes para que possa identificar eventuais possibilidades de melhorar os produtos ou serviços oferecidos. De modo que, seja um setor extremamente estratégico no negócio.
Afinal, o setor oferece ajuda técnica para o cliente, oferece soluções e recolhe informações diariamente. Portanto, é responsável por um processo muito importante e extremamente necessário nas empresas.
Afinal, é a ponte entre o cliente que já comprou e a empresa, contribuindo para que seja um setor que vai fazer a diferença quando ouve o cliente e dá a ele a oportunidade de ter uma experiência melhor para com a marca.
Qual a sua importância?
No passado, o setor de suporte ao cliente era somente voltado para lidar com reclamações e tentar reverter a imagem ruim da empresa.
De modo que, o cliente insatisfeito faria uma ligação, teria seu problema resolvido pelo setor e poderia voltar a fazer negócio com a empresa.
Esse papel continua sendo importante, afinal, a fidelização é indispensável. No entanto, com o passar dos anos o setor foi sendo transformado pela tecnologia.
Uma vez que, as interações entre clientes e marcas se tornaram cada vez mais frequentes. E o setor passou a ser responsável por obter informações valiosas.
Dessa forma, é possível que o customer support acumule importantes informações e dicas dadas pelos clientes.
Afinal, durante os contatos é natural que o cliente informe o que gostaria que fosse melhor no produto ou serviço.
E o diferencial da empresa pode morar justamente em uma das sugestões. Uma vez que, o setor terá a visão de múltiplos clientes sobre os produtos e serviços e o consumidor mais crítico tem poderoso insight sobre como produtos ou serviços poderiam melhorar.
Muitas vezes, esses dados passam despercebidos pelos gestores e ao voltar os olhos para as reclamações e sugestões, grandes ideias podem surgir.
Gerando melhorias para os produtos e serviços da empresa que impactam em todos os clientes e potencializam os resultados que são possíveis alcançar para a marca.
Toda empresa deveria ter um setor de suporte ao cliente
Absolutamente todas as empresas precisam ter um setor de suporte ao cliente. Afinal, se o cliente não encontrar a resposta para suas dúvidas nos canais corretos, poderá distribuir questionamentos e reclamações nas redes sociais da empresa.
E dependendo do tipo de reclamação e dúvidas, isso pode desencadear na verdade uma crise de imagem para a empresa.
Portanto, independentemente de qual seja o setor de seu negócio, é interessante oferecer o suporte ao cliente de forma eficaz.
Garantindo que seu cliente encontre solução para as próprias dúvidas e necessidades, sendo bem atendido e orientado.
Dessa forma, é possível que o cliente tenha uma imagem positiva da empresa e ainda, consiga ter um bom resultado na fidelização.
Quais são os benefícios de investir no customer support?
Nós listamos também quais são os principais benefícios de investir no customer support, para que sua empresa tenha todo resultado possível, confira:
1. Fortalecer o relacionamento com o cliente
Um dos principais benefícios de ter um suporte ao cliente eficaz é a possibilidade de fortalecer a relação com seu público.
De modo que, os clientes possam ter um relacionamento satisfatório com a empresa, garantindo bons resultados a partir das interações.
É perfeitamente natural que o cliente fique insatisfeito quando não encontra o suporte na empresa. Por isso, é preciso ter um time treinado, empático e eficiente para promover o suporte ao cliente.
Garantindo que o cliente tenha suas demandas atendidas, possa ser ouvido e se sinta acolhido em suas reclamações.
2. Estabelece uma relação de confiança
Quando o cliente sabe que pode contar com um suporte qualificado, é perfeitamente natural que ocorra ganho de confiança.
E isso é importante para que o cliente esteja disposto a pagar mais por seu produto. O que faz com que seja possível ter um relacionamento muito mais duradouro, eficiente e positivo entre as partes.
Toda empresa que deseja crescer antes, precisa conquistar a confiança do cliente. Visando garantir uma relação eficiente, duradoura e saudável para as partes envolvidas.
3. Possibilidade de melhoria contínua
Quando o cliente informa o que gostaria de ter na empresa, quais são as melhorias possíveis e dá feedback positivo ou negativo, o setor é estimulado.
Possibilitando que o suporte ao cliente assuma papel estratégico na empresa e simplesmente traga informações e dicas de como melhorar o negócio continuamente.
Portanto, é um setor muito interessante que irá privilegiar a empresa quando o suporte ao cliente é eficiente.
4. Reverte insatisfações e fideliza
O customer support dá ao seu negócio a oportunidade de corrigir erros, melhorar a experiência do cliente e simplesmente reverter uma imagem ruim.
Dessa forma, é possível garantir que o setor atue para que a imagem do negócio seja sempre positiva junto ao público-alvo.
Evitando que a empresa perca clientes dia após dia por adotar uma conduta de desleixo com a experiência do pós-vendas.
Afinal, o cliente precisa continuar sendo ouvido e a jornada de compra continua existindo com total importância após a conclusão do pagamento e ida para casa com o produto ou serviço.
Aproveite que já sabe mais sobre customer support e avalie a implementação do setor em sua empresa, visando o crescimento e ganho de competitividade em seu nicho de atuação.
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