Lagging Indicators: Entenda o que são, como utilizá-las no seu negócio

Os lagging indicators são importantes para entender o passado de seu negócio e aproveitar oportunidades que são possíveis a partir da análise de seu histórico.

Entender o que é esse indicador, como ele pode ser usado no dia a dia e como beneficiar a sua gestão a partir do uso do indicador é fundamental. Pensando nisso, trouxemos todas as informações que você pode precisar sobre o indicador.

O que são os Lagging Indicators?

Os famosos Lagging Indicators são indicadores usados para medir resultados passados. Por exemplo, a taxa de conversão e a taxa de churn são bons exemplos de indicadores do passado.

Uma vez que, após a mensuração de quantos clientes a empresa conseguiu conquistar e quantos clientes abandonaram o negócio, já não é possível mudar esses indicadores.

Eles já são resultados concretos, estabelecidos e que não podem ser alterados após a apuração. Alguns outros exemplos de lagging indicators são:

  • Vendas realizadas no período apurado;
  • Novos clientes conquistados no período;
  • Porcentagem de aumento das vendas;
  • Aumento de market share no período.

Todos os indicadores que medem sucesso obtido no passado, com ações estratégicas que já ocorreram, são lagging indicators.

Qual a importância de analisar esse tipo de indicador?

Toda empresa deveria avaliar seus lagging indicators, tendo em vista que, são indicadores que vão avaliar sucesso ou fracasso de uma estratégia já aplicada.

É possível obter insights sobre o passado da empresa, de modo que, seja possível avaliar quais foram as políticas adotadas, quais medidas foram aplicadas e como isso impactou no resultado obtido.

Suponha que foi feita uma campanha de conversão com o objetivo de conseguir 100 novos clientes. Acompanhando o indicador conseguiu perceber que foram conquistados 110 clientes novos.

Diante disso, é possível analisar o que causou tal resultado, quais são as possibilidades para explorar no futuro e garantir que as próximas ações da empresa tenham sucesso também.

Portanto, os indicadores de passado são fundamentais para que a equipe consiga analisar o que dá certo, quais foram os equívocos que poderiam ser corrigidos e muito mais.

A partir de então, o time consegue ter ótimas lições para que se possa ter bons resultados a partir de decisões assertivas que já foram testadas e aprovadas.

Existe frequência ideal de análise do indicador?

O ideal é analisar periodicamente todos os indicadores que são importantes para o negócio, tanto os de passado quanto os de futuro.

Todavia, no caso do lagging indicators é interessante fazer a análise sempre após algum investimento focado em um objetivo.

Por exemplo, quando a empresa está lançando um produto e fez um período de divulgação extenso. É útil analisar os resultados antes de renovar o ciclo de divulgação.

De modo que, pequenos ajustes possam ser feitos para potencializar a eficiência e garantir que a empresa tenha o melhor resultado possível.

A frequência ideal de análise sempre depende de quais são as demandas da empresa. Afinal, o objetivo é ter insights poderosos para que possa fazer todos os ajustes necessários para a potencialização dos resultados da empresa.

Quais são os benefícios da análise de lagging indicators?

A utilização do indicador no cotidiano da empresa possibilita uma série de benefícios, entre eles, temos como os principais:

Possibilidade de identificar tendências

Olhando para o passado é possível analisar as tendências de longo prazo. Por isso, é interessante sempre monitorar métricas como receita, lucro e retorno sobre o investimento.

A partir de então, a empresa consegue perceber se está melhorando ou não, bem como, quais são os percentuais obtidos como resultados.

O que é importante para que consiga se posicionar estrategicamente e aproveitar oportunidades de mercado.

Medição assertiva de sucesso

Comparando os resultados e indicadores ao longo dos anos é possível definir se o desempenho alcançado é o desejado ou se a empresa ainda precisa galgar ainda mais sucesso.

O indicador também é útil para avaliar o impacto de mudanças estratégicas, seja a entrada em novos mercados ou o trabalho com novos produtos.

A partir da medição é possível conferir como está a performance da empresa, o que pode ser melhorado e quais são as melhores estratégias a partir de agora.

Orientação para planejamento de futuro

A análise é útil também para orientar o planejamento estratégico do negócio. Afinal, a coleta de dados de desempenho permite ao gestor identificar o que dá certo, quais são os erros cometidos no caminho e como se ajustar.

Dessa forma, a gestão deixa de ser baseada em feeling e passa a ser focada na obtenção de resultados com base em histórico. Aspecto que torna o cotidiano de gestão muito mais fácil, assertivo e eficiente.

Portanto, a análise de indicadores acaba sendo um aspecto importante do ponto de vista competitivo do negócio.

Entenda um pouco melhor a diferença entre lagging e leading indicators.

YouTube video

Como utilizar na prática na sua empresa?

Outro ponto importante é a prática do uso do indicador na sua empresa, para tal, é possível analisar alguns critérios:

01. Coletar dados históricos

Para que seja possível usar o lagging indicators é preciso analisar uma série de dados históricos da empresa. Afinal, será preciso coletar todos os dados determinando um período de análise.

02. Analisar as tendências

Após coletar os dados históricos, é hora de seguir o próximo passo e analisar as tendências ao longo do tempo.

Afinal, é possível montar gráficos, tabelas e relatórios detalhados a partir dos dados históricos visando facilitar a visualização do desempenho da empresa.

A partir da análise de tendências é possível adotar as estratégias mais interessantes para o negócio.

03. Comparar com benchmarks

Outro processo importante é comparar o desempenho da empresa com outras do mesmo nicho. Dessa forma, é possível perceber quais são os pontos fracos do seu negócio e quais são os pontos fortes. De modo que, seja possível sempre melhorar em relação à concorrência.

04. Tomar decisões coerentes

A partir da análise é possível tomar decisões baseadas no uso dos lagging indicators para a melhora de desempenho da empresa.

De modo que, a empresa possa melhorar com base em decisões que são pautadas pelos resultados já analisados e não somente em feeling.

Agora aproveite que sabe mais sobre Lagging Indicators e aproveite esse indicador em seu negócio.

Sobre a CS Academy

A CS Academy é a maior referência em educação customer centric na america latina, e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.

Temos a plataforma de conteúdos mais completa para profissionais das áreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se você quer se tornar referência no mercado, o seu lugar é aqui.

Tá esperando o quê? Se inscreva aqui!

ARTIGOS RECENTES

DESTAQUE

GLOSSÁRIO

Gostou deste conteúdo? Nós temos um glossário Customer Centric com muito mais!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

POSTS RELACIONADOS