As situações de crise no atendimento são mais comuns do que o desejado pelos gestores. O que faz com que seja importantíssimo adotar a liderança adaptativa para lidar com esses cenários.
Com a flexibilidade como palavra de ordem para responder a mudanças de cenário, a liderança adaptativa é uma aliada em tempos de crise.
Afinal, é papel do líder orientar e guiar sua equipe em momentos de crise e auxiliar a vencer as dificuldades encontradas. Por isso mesmo, nós trouxemos mais dicas e informações sobre como a liderança adaptativa pode ser aplicada em situações de crise no atendimento.
O que é liderança adaptativa?
Antes de mais nada, é importante compreender que a liderança adaptativa é um modelo moderno, que visa flexibilidade para responder a cenários de mudanças complexas.
Portanto, é um formato excelente para quem almeja lidar com situações de crise, visando ter uma resolução dos problemas.
Aquele líder que é incapaz de se adaptar levará a equipe ao fracasso. Uma vez que, não consegue ajustar a reação do time ao novo cenário que se impôs.
A liderança adaptativa é um formato que se encaixa em absolutamente todos os negócios. Viabilizando que a empresa sobreviva mediante dificuldades.
Em muitos casos, a liderança adaptativa é capaz de proporcionar oportunidades em meio à crise. Afinal, o líder enxerga uma oportunidade, trabalha e consegue proporcionar a resolução do problema, além de posicionar a empresa de forma mais estratégica.
O que contribui para que possa ter excelentes resultados, a partir do novo alinhamento do negócio frente ao novo cenário de mercado.
Diferenças entre liderança adaptativa e tradicional
A liderança adaptativa é como o próprio nome sugere, uma capacidade do líder de se ajustar rapidamente a mudanças e desafios. Diante de um cenário novo, ele adota a flexibilidade, inovando e demonstrando resiliência.
Um líder adaptativo é capaz de mobilizar pessoas, orientar e transformar momentos desafiadores em grandes oportunidades.
Enquanto o líder tradicional tem o controle centralizado, procura manter os processos dentro de padrões pré-estabelecidos e demora mais a responder aos cenários de crise.
O que não significa dizer que após solucionar a crise a liderança precisa continuar seguindo os princípios adaptativos. Afinal, cada cenário propicia um tipo de liderança, sempre objetivando alcançar as metas da empresa.
Importância da liderança adaptativa em crises
Os cenários de crise demandam gestores capazes de se adaptarem. Afinal, é indispensável tomar decisões sob incerteza, em um cenário volátil.
Para tal, é interessante que o gestor tenha capacidade de se adaptar, consiga reunir a equipe, fazer uma análise do cenário e tomar decisões. É importantíssimo que a equipe possa contribuir, para que a expertise dos profissionais auxilie na tomada de decisão.
É por isso que a reunião com a equipe é fundamental, para que cada um contribua com a sua visão. De modo que, mesmo em cenário volátil, o gestor consiga ter uma visão ampla da situação. A partir da reunião com os colaboradores, é possível traçar um planejamento e tomar uma decisão mais assertiva.
Características de um Líder Adaptativo
Para aplicar a liderança adaptativa em situações de crise no atendimento, o profissional precisa ter algumas características, como:
1. Tomada de decisões sob incerteza
O profissional não poderá ter receio de tomar decisões sob cenário de incerteza. Afinal, situações de crise no atendimento são voláteis, desencadeando a necessidade de tomar uma posição e seguir fiel a ela mesmo em cenário de incerteza.
Para tal, o profissional precisa ser capaz de analisar o cenário, verificar os riscos e adotar uma estratégia, guiando a equipe em meio à crise. Obviamente não é simples! Contudo, o líder que é capaz de fazê-lo poderá guiar a empresa em qualquer cenário de dificuldade.
2. Equilíbrio entre empatia e responsabilidade
A crise abala a todos, por isso, o líder precisa ser empático, entendendo que o emocional de todos é comprometido pelas dificuldades. Contudo, o líder também reconhece a necessidade de guiar a equipe rumo aos resultados esperados.
Por ser um cenário desafiador, alcançar esse equilíbrio é ainda mais difícil. Entretanto, este equilíbrio é fundamental para que se possa atravessar a crise e obter sucesso.
3. Alavancando forças da equipe
Um líder adaptativo tem a habilidade de identificar os potenciais de cada profissional de sua equipe. De modo que, ele possa usar os talentos e competências de cada colega para delegar as tarefas e garantir sucesso.
Uma vez que, usar as habilidades dos colegas de forma estratégica melhora significativamente a eficiência do time como um todo.
4. Estimulando inovação
Em cenário de crise no atendimento, a inovação é indispensável para alcançar bons resultados. O líder adaptativo incentiva a equipe a pensar fora da caixa e propor soluções inovadoras para desafios.
Ao estimular a inovação, o líder está promovendo uma cultura de aprendizado contínuo, que é fundamental para a obtenção de bons resultados.
5. Construindo resiliência na equipe
O líder adaptativo é capaz de estimular a resiliência da equipe, promovendo um ambiente em que os colegas se apoiam. E isso é fundamental para que todos se sintam confortáveis de compartilhar as dificuldades e aprender uns com os outros.
Dessa forma, o time sai fortalecido da crise, garantindo que um colaborador dê a mão ao outro para obter bons resultados como equipe.
6. Aprendendo com crises anteriores
As crises são parte da carreira de líderes, afinal, o cenário interno e o externo interferem no negócio todos os dias.
Desde um erro cometido por um colaborador até uma mudança de paradigmas sociais podem desencadear crises no negócio. Portanto, é indispensável aprender com essas situações e aplicar
A liderança adaptativa permite navegar por cenários complexos de crise
Diante de uma crise no atendimento, é indispensável cultivar as características da resiliência, criatividade e adaptação.
Assim como na natureza, nos negócios sobrevivem aqueles que são capazes de se adaptarem aos novos cenários.
Portanto, é indispensável mudar a sua postura como gestor, reunir a equipe e arregaçar as mangas. O trabalho precisa ser feito de acordo com o cenário, com o intuito de garantir que se tenha sucesso navegando em cenários complexos. E na sua rotina, a liderança adaptativa em situações de crise no atendimento já é parte do cotidiano de sua empresa?