É perfeitamente possível melhorar a experiência do cliente em orçamentos limitados, contudo, será mais desafiador. Quando a empresa entende a importância da experiência do cliente (CX), é natural que comece a fazer melhorias, mesmo que tenha um pequeno orçamento.
Basta perceber que, segundo o relatório CX Trends de 2023, cerca de 65% dos entrevistadores desistiram de comprar após uma experiência ruim. Portanto, está na hora de revolucionar o CX de sua empresa, independentemente de qual é seu orçamento. E nós vamos te dar dicas úteis para esse processo.
Desafios de melhorar a experiência do cliente com orçamento reduzido
Empresas que não possuem orçamento para melhorar a experiência do cliente devem focar em soluções mais acessíveis e criativas. Como é o caso da personalização do atendimento, que é uma solução para melhorar a satisfação do cliente e que não precisa custar nada.
Oferecer experiências exclusivas para clientes fiéis é uma outra solução que usa a criatividade e que não necessariamente precisará custar muito. É possível, por exemplo, listar os clientes que mais compraram na empresa no último mês.
Sabendo disso, é possível dar preferência para esses consumidores comprarem em períodos promocionais, por exemplo. É uma solução criativa, que dá ao cliente a sensação de que ele é especial, aumenta a satisfação e não necessariamente precisa custar muito.
Sem dúvidas, existem muitos desafios em melhorar a experiência do cliente em orçamentos limitados, contudo, a criatividade será a principal aliada. Afinal, é pensando fora da caixa que se conquista resultados diferenciados no mercado.
Estratégias criativas para aumentar a satisfação do cliente
Existem várias estratégias que podem auxiliar a aumentar a satisfação do cliente sem gastar muito, como:
Contato pós-venda
Enviar um e-mail ou mensagem de agradecimento após a compra é uma forma de encantar o cliente. Também é possível enviar um cartão manuscrito em ocasiões especiais como aniversário do consumidor, para surpreender positivamente o cliente e fortalecer o relacionamento.
Promoções personalizadas
Criar ofertas ou descontos baseados no comportamento de compra do cliente ou em datas especiais como seu aniversário é uma ótima ideia. De modo que, possa encantar o consumidor de uma forma criativa e de baixo custo, aumentando a satisfação e o engajamento.
Programas de fidelidade simples
É possível criar um programa de fidelidade baseado em recompensas simples, como a oferta de um desconto após uma certa quantidade de compras. Dessa forma, é viável aumentar a retenção de clientes sem grandes custos.
Técnicas de atendimento eficiente com recursos limitados
Melhorar o atendimento com recursos limitados pode ser mais simples que o imaginado! Tudo começa com o treinamento da equipe, que pode ser feito por um dos líderes.
É necessário ter domínio sobre qualidade de atendimento para capacitar a equipe para que todos possam oferecer um atendimento mais eficiente e empático.
Além disso, é possível automatizar processos simples, como o atendimento no WhatsApp Business. Dessa forma, o cliente tem uma primeira interação mais rápida e é direcionado ao atendente capacitado para atender sua demanda.
Outro segredo é orientar seus vendedores para praticarem a escuta ativa, para que entendam as reais necessidades dos consumidores. Em muitos casos o cliente só quer se sentir respeitado e ouvido.
Portanto, são ações simples que precisam estar claras no cotidiano da equipe. Se todos adotarem os protocolos desejados, o atendimento melhora. E é natural que os clientes fiquem mais satisfeitos com a experiência, mesmo que a empresa tenha orçamento limitado.
Ferramentas acessíveis para melhorar o atendimento
Existem ferramentas acessíveis para melhorar o atendimento, como o WhatsApp Business que é gratuito e permite o envio de mensagens automáticas. Dessa forma, o primeiro atendimento do cliente é rápido e de alta qualidade, garantindo a satisfação durante a interação.
Além disso, existem softwares gratuitos que são limitados, mas oferecem a possibilidade de gerenciar o contato com o cliente. Também é possível aproveitar os planos básicos de softwares eficientes, que possuem recursos compatíveis com pequenas empresas. Afinal, alguns investimentos precisarão ser feitos e trarão bons resultados, desde que sejam estratégicos.
Somente procurar soluções gratuitas ou de baixíssimo custo pode limitar a melhoria implementada. Portanto, trace um planejamento que permita entender quais são os investimentos estratégicos para melhorar a experiência do cliente com o orçamento disponível agora.
Importância da criatividade no atendimento ao cliente
Quando se trabalha com orçamento reduzido, ser criativo muda o cenário das limitações financeiras. É possível oferecer um excelente atendimento ao cliente sendo inovador. Além disso, a criatividade ajuda a construir uma cultura de empresa mais engajada, em que os colaboradores se sintam motivados a ir além das expectativas.
Empresas que adotam uma conduta criativa conseguem se destacar mesmo em mercados saturados. Afinal, são capazes de criar experiências únicas com recursos simples, mas eficazes. Portanto, incentive seus colaboradores a pensarem fora da caixa, assumindo sempre um compromisso com a qualidade. De modo que, o orçamento limitado não será capaz de frear o avanço na melhoria contínua da qualidade de atendimento.
O atendimento eficaz vai muito além do uso de bons softwares e ferramentas. É algo que é conquistado pela dedicação dos colaboradores e cultura da organização.
Cases de empresas com CX eficiente e baixo orçamento
Muito embora seja uma gigante do mercado, a Netflix é famosa por ter um CX eficiente sem grandes investimentos. Basta olhar as redes sociais da empresa para perceber que a comunicação é clara, transparente e existe um tom de voz específico.
Por muito tempo as pessoas comentavam no perfil da Netflix torcendo para serem respondidas de forma única, que só a marca fazia. Além disso, a empresa personaliza a experiência de cada usuário com recomendações baseadas em histórico de visualização. Outro diferencial é que oferece uma interface simples, mas eficaz, de navegação que impacta na satisfação do cliente.
Portanto, se inspire e aproveite todas as dicas para melhorar a experiência do cliente em orçamentos limitados e ter ótimos resultados em seu negócio. É possível melhorar a experiência do cliente em orçamentos limitados, garantindo a construção de uma marca forte e de sucesso no nicho em que atua.