Já não é mais novidade que o mercado de Customer Centric está crescendo ano após ano.
Prova disso é que, segundo pesquisa realizada pela plataforma de R&S da Gupy, entre o ano de 2019 e 2021, o número das contratações em Customer Success e Customer Experience juntas aumentaram em 2.561,14%.
E esse aumento não é por acaso.
Com a popularização da internet, os consumidores tornaram- se ainda mais exigentes, e passaram a buscar o mesmo nível de excelência no mundo digital e físico. E, com isso, clientes satisfeitos estão mais propensos a realizar novas compras, manter assinaturas e recomendar serviços.
Assim, as estratégias de Customer Success e Customer Experience estão sendo usadas para alavancar as performances financeiras das organizações.
Fonte dos dados sobre o mercado de trabalho de CS e CX
A Gupy, a maior plataforma de recrutamento e seleção do país, compartilhou com a CS Academy dados exclusivos sobre as contratações realizadas dentro de sua plataforma de R&S no período de 2019, 2020 e 2021.
O levantamento inclui recortes de setores da indústria que mais contrataram para cargos de Customer Success, além dos estados que mais geraram contratações. Nos 3 anos indicados, foram analisadas as contratações realizadas entre os dias 1 de janeiro e 10 de novembro.
O volume de contratações analisadas foram:
- 2021: mais de 82.000;
- 2020: mais de 53.000;
- 2019: mais de 32.000.
[Infográfico] O mercado de trabalho Customer Centric
O que esperar do mercado de CS e CX em 2022
Juntamente com esse crescimento acentuado do mercado, a busca por profissionais qualificados o suficiente para liderar as áreas de Customer Success e Customer Experience nas empresas deve aumentar.
Porém, percebemos uma escassez notável quando se trata de profissionais que tenham o nível de conhecimento exigido para os cargos de liderança.
Uma das causas mais prováveis para isso é que CS e CX são estratégias relativamente novas, logo a grande maioria das pessoas ainda não têm o acesso necessário ao conhecimento do assunto.
No entanto, como a maior EdTech de Educação Customer Centric da América Latina, acreditamos que no próximo ano profissionais que desejam ser especialistas encontrarão o apoio necessário para a maturidade que o setor caminha – visto que vislumbramos um aumento expressivo de comunidades que falam sobre CS e CX, além da CS Academy.
Diante disso, reiteramos o compromisso da CS Academy em transformar carreiras de profissionais para o mercado brasileiro de Customer Success e Customer Experience.