A cada dia que passa surgem novas siglas e métricas dentro do mercado corporativo, e uma que tem se tornado extremamente importante, principalmente nas empresas SaaS, é o MRR.
Essa métrica traz segurança para as empresas investirem em melhorias dos seus produtos e serviços, e até do crescimento geral do seu negócio.
Quer saber como? Acompanhe o nosso artigo e descubra.
O que é MRR?
O MRR ou Monthly Recurring Revenue significa receita recorrente mensal em livre tradução, e tem como principal objetivo fazer a quantificação do faturamento mensal da sua empresa.
O MRR analisa os ganhos fixos mensais que o negócio possui, podendo até prever os ganhos futuros. Essa métrica vem se tornando cada vez mais importante, especialmente para empresas que atuam com planos de assinatura.
Os ganhos mensais das empresas costumam variar muito, e por isso o MRR é uma métrica essencial para as áreas financeira e estratégica, trazendo grande impacto nas renovações, cancelamentos e novas assinaturas.
Por que utilizar essa métrica?
Utilizar o MRR dentro do seu negócio vai ser extremamente essencial para planejar o seu crescimento e expansão, especialmente se for uma empresa no modelo de assinaturas, visto que são as mais afetadas por uma possível taxa abaixo do previsto.
Um dos principais motivos para se utilizar o Monthly Recurring Revenue é a possibilidade de prever seus ganhos futuros e analisar quando ele fica abaixo, ou quando supera o esperado.
Além das previsões de lucro, o MRR é muito importante para medir e perceber as possíveis sazonalidades onde a taxa de churn é maior ou menor, dando a chance de se precaver e evitar prejuízos.
Quais os tipos de MRR?
O Monthly Recurring Revenue pode ser adaptado para enxergar e compreender os diferentes contextos dentro de um negócio. Por isso, atualmente existem 5 tipos de MRR, além do MRR comum que foi citado acima. Acompanhe abaixo.
1. NMRR ou New MRR : É a receita mensal que é gerada por novos clientes;
2. Expansion MRR: É a receita mensal decorrente das atualizações feitas pelos clientes através da estratégia de upsell.
3. Reactivation MRR: É a receita mensal relacionada aos clientes que estão voltando para a sua empresa após um cancelamento.
4. Contraction MRR: É a receita mensal de clientes que migraram para um plano mais barato, conhecido como downgrades;
5. Churn MRR: É a receita mensal que é perdida por conta dos cancelamentos de planos.
Cada um desses MRR são utilizados em diferentes situações, por isso nada impede a sua empresa de medir mais de uma ou todas essas opções juntas
Como Calcular o MRR do seu negócio?
O MRR é calculado de forma bem simples, basta multiplicar o número de clientes ativos da sua empresa, pelo valor mensal do seu plano.
Ou seja, se a sua empresa possui um plano no valor de R$ 30 com 20 clientes ativos, seu cálculo de MRR será de:
30 x 20 = 600
Se a sua empresa possuir mais de um plano, esses valores deverão ser adicionados a esse cálculo. Caso existisse um plano premium , que custasse R$ 80, e possuísse 40 clientes ativos, seu cálculo seria de:
(30 x 20) + (80 x 40) = 3.800
É importante ressaltar que ao calcular o MRR do seu negócio é preciso excluir todas as variáveis e ganhos extras que houveram nesse período, dando ênfase apenas aos valores que se repetem mensalmente.
Como foi mostrado acima, existem algumas variações do MRR, e para o cálculo de cada uma delas, as fórmulas se alteram um pouco. Confira a seguir.
Para o New MRR a fórmula aplicada é: o número de novos assinantes × valor do plano;
Para o Expansion MRR a fórmula aplicada é: o número de clientes que fizeram upgrade × (valor plano 2 – valor plano 1);
No reactivation MRR a fórmula utilizada é: o número de clientes que voltaram a assinar × valor do plano;
Para o Contraction MRR a fórmula é: o número de downgrades × (valor plano 1 – valor plano 2);
Já no Churn MRR o cálculo é feito a partir de: o número de assinaturas canceladas × valor do plano;
Quais os benefícios de utilizar essa métrica
A receita recorrente mensal é uma métrica importante para qualquer tipo de negócio, principalmente para as empresas de modelo SaaS, onde ela traz diversos benefícios.
Entre esses benefícios, podemos citar :
- Ajuda no planejamento de ações e investimentos mais seguros;
- Traz uma maior assertividade para as tomadas de decisão da empresa;
- Gera transparência e estímulo para novos investidores;
- Dá previsibilidade dos problemas, antecipando as soluções necessárias;
Esses benefícios são só alguns que o MRR pode oferecer, visto que a depender do modelo de negócio, e como ele utiliza essa métrica, ela pode ter um leque de vantagens ainda maior.
Conclusão
O MRR é essencial para as empresas que querem investir e ter mais segurança na hora de utilizar a sua receita para criar melhorias em seus produtos e serviços.
Empresas com esse perfil devem manter o foco necessário e acompanhar essa métrica, a fim de entender e melhorar sua receita mensal.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender o que é e como aplicar o MRR no seu negócio.
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