Net Value Score ou NVS é uma métrica criada em 1998 e que é útil até hoje. Criada pela B2B International, companhia britânica de pesquisas de mercado business to business, o NVS é um indicador excelente para acompanhar.
Seu uso é importante em diferentes setores e precisa ser compreendido pelos gestores. De modo que, o indicador faz parte da avaliação do negócio.
Nós trouxemos dicas, informações relevantes e dados que vão te ajudar a usar o indicador no cotidiano de seu trabalho.
O que é Net Value Score?
Para começarmos é preciso ter clareza sobre o que é NVS, que se trata de um indicador de “pontuação do valor líquido”, a métrica acompanha benefícios, preço e valor da marca.
Aspecto que contribui para que seja possível analisar se a empresa é melhor que seus concorrentes e a partir disso, ajustar o posicionamento do negócio.
No entanto, é preciso estar atento para que a empresa envie ao cliente entrevistado as perguntas corretas. De modo que, seja possível ter os resultados precisos do indicador.
Pesquisa para calcular o NVS
Para calcular o NVS de sua empresa, primeiro é necessário enviar 3 perguntas para seu público, são elas:
- Como classificaria a nossa empresa em relação aos benefícios de produtos ou serviços oferecidos, em comparação com aos benefícios de fornecedores similares?
- Comparando a nossa empresa em seus preços com os de outros fornecedores, como você classificaria a nossa empresa?
- Já em relação ao valor total oferecido, como você classificaria a nossa empresa no em comparação com outros fornecedores de produtos/serviços iguais ou similares?
Todavia, o cliente precisará usar a seguinte escala para responder seus questionamentos:
- Significativamente melhor
- Um pouco melhor
- Nem melhor, nem pior
- Um pouco pior
- Significativamente pior.
Como calcular o Net Value Score com as respostas
Uma vez que seus clientes enviam as respostas, é hora de calcular o NVS. A fórmula NVS é:
- NVS = % (significativamente melhor) x 2 + % (um pouco melhor) – % (significadamente pior) x 2 + % (um pouco pior) / 2
Após calcular o valor obtido como resultado, é preciso mensurar como está o desempenho de sua empresa, a escala a ser usada é a seguinte:
- Abaixo de 20: desempenho ruim e precisa melhorar;
- Entre 20 e 29: desempenho moderado, pode melhorar;
- De 30 a 39: bom;
- De 40 a 59: excelente;
- Acima de 60: excepcional.
Qual a importância do indicador?
Agora que você já viu oque significa NVS e já sabe como calcular o Net Value Score, é importante entender o que esse indicador revela para a empresa. Só assim sua importância será percebida.
Em resumo, uma empresa que é mais valiosa para os clientes que os concorrentes diretos naturalmente tem vantagem competitiva. Portanto, trata-se acima de tudo de uma métrica de satisfação do cliente.
E esse dado é de suma importância para o negócio. Afinal, clientes satisfeitos falam positivamente sobre a marca. Bem como, são responsáveis por defender a empresa e são fiéis.
Perceba que o cálculo do Net Value Score é importante por permitir que as empresas avaliem a qualidade de seu relacionamento com seus clientes e identifiquem áreas que precisam ser melhoradas.
A partir de então é possível implementar melhorias com base no feedback dos clientes. E dessa forma as empresas podem aumentar a satisfação e a lealdade do cliente, o que pode levar a um aumento de receita e lucro a longo prazo.
Portanto, é uma ferramenta muito valiosa e que deve ser usada periodicamente para acompanhar o grau de satisfação dos clientes.
Ao implementar as melhorias sugeridas em cada feedback, a empresa consegue aumentar a satisfação de seu consumidor e naturalmente gerar ainda mais engajamento com os clientes.
Entenda definitivamente como sua marca está posicionada
Muitos dos esforços não possuem os resultados pretendidos por ser uma empresa que não sabe como o cliente visualiza a marca.
A métrica do NVS te dá todos os detalhes necessários para que a empresa possa melhorar o próprio posicionamento de mercado.
E é óbvio que o posicionamento não é algo tão simples de alterar. No entanto, com a clareza trazida pelo indicador é possível perceber como a empresa é vista e traçar estratégias para melhorar.
Afinal, se o atendimento é bom, o produto é bom, mas o cliente não percebe o valor, isso precisa ser trabalhado.
Parte do processo de venda não depende diretamente dos esforços da empresa, mas da percepção do consumidor. E sabendo qual é essa percepção é muito mais fácil atuar com assertividade.
Se as pessoas não enxergam o valor dos produtos ou serviços oferecidos a empresa está com sérios problemas e precisa de um reposicionamento rápido.
Caso contrário, poderá até mesmo vir a falir por causa de um equívoco de posicionamento. Portanto, vale muito a pena aplicar a pesquisa e contar com o indicador.
Com que frequência o NVS pode ser aplicado?
É possível aplicar a primeira vez e com base no resultado, traçar a campanha de reposicionamento de marca caso seja necessário.
A partir do fim do ciclo da campanha é indicado enviar a pesquisa para os mesmos clientes, visando obter a resposta real deles.
Dessa forma, é possível mensurar se a empresa obteve o resultado pretendido ou ainda precisa melhorar em algo.
Não há uma frequência ideal de aplicação. Todavia, é possível fazê-lo a cada ano ou até mesmo aplicar o teste para um produto específico caso este não esteja performando como o esperado.
De modo que, a empresa consiga usar o indicador para analisar o que é percebido pelo público-alvo e como isso pode ser melhorado.
Afinal, a forma como os produtos ou serviços são percebidos faz toda a diferença. Contribuindo para que a venda seja mais fácil ou até mesmo não ocorra.
Diante disso, é útil aproveitar todos os indicadores possíveis para melhorar a performance da empresa com base em dados e não apenas com base no feeling da gestão.
Aproveite que já sabe mais sobre NVS e aplique no cotidiano de seu negócio para beneficiar seus resultados.
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