A carreira na área de Customer Experience ainda é um pouco desconhecida no mercado brasileiro, no entanto, esses profissionais são altamente disputados pelo mercado de trabalho internacional.
Afinal, uma empresa que não oferece uma boa experiência para o cliente, tende a afundar seus próprios negócios – especialmente no cenário atual que é extremamente competitivo.
Por isso, é fundamental que futuros profissionais de CX entendam qual o papel do profissional dessa área. Saiba mais!
O que faz um profissional de Customer Experience?
O profissional de Customer Experience é responsável por acompanhar toda a jornada do cliente e traçar estratégias para manter cada cliente satisfeito desde a compra até o pós venda.
Seu dia a dia envolve o planejamento de ações e melhorias, a negociação com todos os envolvidos nesse processo, análise de dados e gestão de touchpoints da marca.
A atuação do profissional que atua em Experiência do Cliente tem relação direta com as estratégias de manutenção da satisfação de todos os clientes da empresa. Assim, a contratação de um profissional de CX irá permitir uma maior eficácia na cultura centrada no cliente.
Leia mais: Como criar um bom time de Customer Experience
Qual a formação necessária para atuar em Customer Experience?
Não existe atualmente um curso de graduação que seja específico para quem deseja atuar como profissional de Customer Experience (CX). No entanto, a CS Academy é reconhecida em todo o mercado da América Latina como uma certificação renomada em CX.
É conhecido que o mercado procura profissionais que tenham habilidades em marketing, publicidade e vendas. Pode-se dizer que o profissional de CX precisa ter as habilidades dessas áreas para ter expertise no dia a dia.
Além disso, é imprescindível que o profissional de Customer Experience saiba lidar com dados. O conceito de data driven, ou seja, uso de dados visando tomada de decisões estratégicas, ajuda bastante o analista de CX a ser mais assertivo nas tomadas de decisão.
Leia mais: Melhores cursos de Customer Success e Customer Experience
Quais são as habilidades necessárias para atuar com Customer Experience?
As habilidades necessárias para atuar com Customer Experience são:
- Saber interagir com todas as áreas da empresa (líderes e colaboradores);
- Ter boa capacidade de atuar em equipe;
- Possuir habilidade com sistemas de CRM (gestão de relacionamento com o cliente);
- Ter visão crítica para aperfeiçoar constantemente os processos internos.
- Ser capaz de incentivar a inovação na equipe.
Todas essas habilidades são constantemente utilizadas no cotidiano do profissional de CX. Portanto, é útil desenvolvê-las se você deseja trabalhar na área.
Onde aprender de graça sobre Customer Experience?
Existem alguns meios para você aprender sobre Customer Experience gratuitamente. Além dos blogs sobre CX e perfis do Linkedin dos profissionais que são referência no assunto, você pode realizar alguns cursos gratuitos para adquirir conhecimento sobre o Experiência do Cliente.
A CS Academy possui um curso gratuito de CX chamado Introdução ao Customer Experience. Nele, você vai aprender com profissionais que têm experiência no mercado de CX e atuam em empresas como IFood e AMBEV.
Além disso, outra maneira de aprender gratuitamente sobre Customer Experience é por meio dos livros de CX.
Para se aprofundar no assunto, você pode aprender com o conteúdo de alguns livros, como:
- Satisfação Garantida de Tony Hsieh;
- Gestão do Relacionamento com Clientes e o Customer Experience de Roberto Madruga;
- Experiência inesquecível para o cliente: Estratégias para revolucionar o atendimento de Ken Blanchard;
- Guiados pelo encantamento: O Método Mercedes-Benz para entregar a melhor experiência do cliente de Joseph A. Michelli.
Esses são apenas alguns exemplos de leituras úteis para quem deseja seguir carreira e absorver o máximo de conhecimento na área.
Leia mais: Onde aprender sobre Customer Success e Customer Experience
Quanto ganha um profissional de Customer Experience?
O salário médio inicial de um profissional de Customer Experience é de aproximadamente R$2.800 mil, de acordo com o Vagas.com.
O mercado está em plena ascensão
Atualmente, o consumidor é entendido como parte central da empresa. A cultura centrada no cliente é o que rege a estratégia de Customer Experience.
Essa cultura faz com que todos os colaboradores da empresa percebam a necessidade de agir todos os dias para que o cliente tenha a melhor experiência possível com a marca.
Essa busca pela fidelização da base de clientes é uma questão estratégica para qualquer modelo de negócio. Por isso, os bons profissionais são constantemente disputados pelas empresas, recebendo propostas de salário alto.
Toda empresa precisa de um profissional de CX
Empresas de todos os portes precisam da atuação de um profissional de CX. Entretanto, a maioria comete alguns erros antes de contratar, montar um time de CX ou até mesmo promover um colaborador para a área.
Investir em tecnologias para atender o cliente sem antes treinar a equipe para a experiência do consumidor, é sem dúvidas, um dos erros mais comuns.
Automatizar o atendimento e não oferecer uma humanização capaz de realmente sanar dúvidas e resolver conflitos, pode custar caro para a imagem de uma empresa.
Se a automação é ágil para atender o cliente, mas no suporte humano não existe agilidade e coerência no atendimento, isso também é um problema. É ideal que toda empresa entenda que a satisfação de seu cliente deve ser o principal objetivo.
Na hora de contratar colaboradores, oferecer treinamento para toda a equipe e focar na satisfação do cliente é outro passo importante.
Toda empresa que investe em profissionais de Customer Experience tende a crescer, se tornar lucrativa e popular entre os consumidores de seu nicho.
Dê o primeiro passo na sua carreira de sucesso em CX. Conheça o curso gratuito de Introdução ao Customer Experience da CS Academy.