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O que é Autoatendimento? Veja seus benefícios e exemplos

Sumário

O autoatendimento é uma tendência que não pode ser ignorada pelas empresas. Compreender como ele se dá, quais são suas vantagens e como garantir uma boa experiência para seu cliente é fundamental.

Por este motivo, trouxemos dicas e informações úteis sobre o autoatendimento, com o intuito de auxiliar sua empresa. Uma vez que, o conceito está ganhando cada vez mais espaço e é preciso estar preparado para impactar positivamente seu cliente. 

Vamos entender mais sobre autoatendimento? Continue a leitura.

O que é autoatendimento?

Trata-se de autoatender, ou seja, encontrar por conta própria aquilo que se busca sem acionar um humano para auxiliar.

Suponha que seu cliente precisa da segunda via de boleto, ele acessa o site, baixa e efetua o pagamento, acabou de ocorrer um autoatendimento. 

Para que isso ocorra, é preciso que a empresa invista em tecnologia, tendo um site bem estruturado, em alguns casos chatbots e outras ferramentas.

Uma vez que, o cliente precisa ter facilidade de encontrar aquilo que deseja, para que possa atender a si mesmo. 

Existem diferentes ferramentas que viabilizam o autoatendimento e todas elas são fortes tendências para o varejo. Tendo em vista que, os clientes não querem perder tempo esperando um atendimento humano.

Portanto, para essas pessoas é valioso que a marca construa um ecossistema que permite o autoatendimento de forma totalmente eficiente.

Tornando a vida de seu cliente mais prática com respostas e soluções rápidas para suas demandas, é natural que eles sejam fiéis.

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Como funciona o autoatendimento?

Em cada negócio o autoatendimento funciona de uma forma, nos bancos os caixas eletrônicos são o melhor exemplo. Já em empresas de telecom, é comum usar os chatbots para atendimento inicial.

De modo geral, o autoatendimento sempre é marcado por uma tecnologia que inova a interação do público com aquela marca.

Dessa forma o consumidor tem a sua experiência positivamente impactada. Justamente por contar com um atendimento muito mais prático, ágil e que soluciona a sua demanda. 

Além disso, a equipe humana de atendimento se torna mais especializada e disponível para demandas que são mais complexas.

Uma vez que, os clientes são capazes de se autoatenderem quando necessitam de soluções mais rápidas.

Com uma equipe de atendimento humano bem treinada e que não está sobrecarregada com demandas repetitivas todos ganham. Afinal, a qualidade das interações passa a ser maior, gerando satisfação para os clientes.

Por outro lado, os atendentes não sofrem diariamente com a sobrecarga de atividades repetitivas e podem dar o melhor atendimento a cada cliente

Em outras palavras, o autoatendimento desafoga a equipe que lida com o cliente e melhora a qualidade dos processos.

Exemplos de sistemas de autoatendimento

Nós trouxemos alguns exemplos práticos de autoatendimento que já estão em sua rotina, são eles:

  • Chatbot;
  • Caixa eletrônico;
  • Máquinas de venda automática
  • Caixa de autoatendimento em supermercados;
  • Sistemas de voz.

Cada solução dessa se adequa melhor ao autoatendimento para empresas de um determinado setor. De modo que, a solução seja compatível com a demanda do público consumidor daquela marca.

Tendo em vista que, adequando a tecnologia ao negócio é possível turbinar os resultados. Justamente por ter a máxima eficiência com o atendimento, gerando satisfação para os clientes e evitando filas, aborrecimento e desgaste de relacionamento com o consumidor.

Benefícios que o autoatendimento traz

O autoatendimento oferece benefícios para todas as partes envolvidas. Para a empresa, os principais pontos são os seguintes:

Redução de custos

Após investir em tecnologia, uma das principais vantagens é que a equipe de atendimento poderá ser enxuta.

Dessa forma, poucos profissionais poderão dar suporte especializado para os clientes. O que contribui para a satisfação do público e reduz custos com a folha.

Além de reduzir os custos, a tecnologia melhora a qualidade do serviço, aspecto que faz toda a diferença para o longo prazo.

Autonomia para o consumidor

A maior parte dos consumidores busca praticidade ao interagir com as empresas das quais consomem produtos ou serviços. Seja qual for a demanda, a agilidade é um fator que faz a diferença na experiência do cliente.

Por isso, ao oferecer autonomia para que o consumidor resolva sozinho e a qualquer momento as suas demandas, é natural que ele fique muito satisfeito.

Portanto, a empresa conquista a confiança e satisfação de seu público com um investimento pontual e assertivo.

Disponibilidade de atendimento

O autoatendimento garante, na maior parte dos casos, disponibilidade de atendimento 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Se um cliente lembrar de pagar um boleto de madrugada, o site garante acesso aos dados para pagamento. Algo que não ocorreria se a pessoa precisasse ligar para a central e aguardar um atendente humano.

Portanto, é uma tecnologia que oferece ótimo retorno para a marca e para o cliente. Afinal, não há necessidade de ter equipe em turnos noturnos e mesmo assim o consumidor será atendido.

Melhora significativa do atendimento

Sabendo que os clientes buscam agilidade, é natural que percebam como uma experiência positiva o autoatendimento.

Uma vez que, conseguem resolver tudo que precisam sem a interação humana, na hora que é mais conveniente.

Para se ter uma noção da importância da agilidade, em pesquisa da Zendesk 86% dos clientes relataram a busca por atendimento mais rápido.  Além disso, 86% dos clientes esperavam por interações descomplicadas com as marcas.

Portanto, ao oferecer tecnologia que possibilita atender as expectativas de seus clientes, é natural que a empresa lucre mais e fidelize clientes. 

Clientes dispostos a gastar mais

Ainda sobre a pesquisa da Zendesk, 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais quando encontram um bom atendimento.

Por isso mesmo, uma empresa que investe em tecnologia para melhorar o setor, naturalmente terá o resultado financeiro impactado positivamente. 

Ao atender as demandas de seus clientes e mantê-los satisfeitos, é natural que a empresa se destaque. Portanto, o investimento em tecnologias para autoatendimento é uma tendência que deve ser considerada em seu negócio.

Tendo como principal objetivo reduzir custos, agradar seu público consumidor e melhorar o setor. De modo que, a empresa possa se diferenciar da concorrência e ter impacto positivo em seu faturamento a partir da implementação da tecnologia. Que tal experimentar?

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